No decorrer dos dois dias do Iberanime OPO 2013 foram realizados workshops de desenho digital liderados pelo desenhista e artista Kiramekirai. Este autor protagonizou um dos melhores momentos de aprendizagem do IA. Com a sua modéstia e paciência de louvar conseguiu explicar como funciona o desenho digital dando-nos bases gerais do traçado, bem como os materiais e melhores equipamentos para se conseguir trabalhar na área.
Considerado por muitos o melhor ilustrador manga de Portugal, conseguiu recentemente entrar para o artbook japonês ‘東方麗画集’ , onde se encontram expostos os trabalhos dos melhores mangakas mundiais.
O ptAnime conseguiu uma breve entrevista com o autor, o seu papel no Iberanime, bem como algumas revelações sobre os seus projectos futuros. Sem mais demora, orgulhosamente vos apresento a entrevista a Kiramekirai.
PA: Olá Kira, agradeço desde já em nome do ptAnime por aceitares ser entrevistado.
K: Não há problema, eu é que agradeço.
PA: És um artista muito jovem e que começou a ter sucesso desde cedo. Qual é o teu segredo?
K: Não vejo assim nenhum segredo!! O único segredo é tentar alcançar um objetivo novo diariamente por muito pequeno que seja!
PA: Entrar no ramo artístico desde tenra idade tem as suas dificuldades. Até ao momento presente, quais foram os maiores desafios que enfrentaste?
K: Provavlemente o meu maior desafio foi a minha participação no artbook ‘東方麗画集’ com o meu desenho “Diving“, estava muito nervoso visto que esta foi a minha primeira participação num artbook.
PA: Numa área maioritariamente composta por mulheres, como te sentes como um dos poucos homens artistas e ainda por cima a desenhar um estilo “moe”?
K: Hmm, a maior parte das vezes sou confundido com uma rapariga ahahah
Mas considero o estilo muito bonito e interessante pelo que para além de cá no Ocidente este estilo ser considerado feminino, no Oriente ele é orientado maioritariamente para um público masculino. Resumindo, sinto-me extremamente à vontade com o estilo “moe”!
PA: Como o ptAnime pode comprovar, esta edição do Iberanime OPO sofreu grandes alterações no que diz respeito à organização, bem como no público que aumentou consideravelmente de um ano para o outro. Qual o teu feedback desta edição?
K: Sem dúvida que esta edição foi maior do que o habitual. O que me surpreendeu pela positiva foi saber que o público de anime, manga e videojogos está a crescer. Espero que daqui em diante apareçam mais artistas direcionados ao género!
PA: Além de parte integrante da organização da chamada “área dos artistas” realizaste workshops de desenho digital. Onde aprendeste todas as técnicas de desenho e traço digital que ensinaste? Quem foram os teus tutores?
K: Maior parte das técnicas que domino hoje em dia foram por tentativa-erro ou através de observação de desenhos de artistas que admiro.
PA: Nas edições anteriores do IA foste igualmente como artista convidado?
K: Fui convidado no Iberanime OPO 2012 bem como no Iberanime OPO 2013!
PA: Na tua opinião, qual é o papel dos artistas no Iberanime? Em que medida será importante a “banca dos artistas”?
K: A chamada ala dos artistas, na minha opinião, é muito importante para o desenvolvimento do mercado doujin (mercado amador) em Portugal, visto que é um centro de novos talentos, bem como de ideais entre outros que podem acabar por revolucionar a Cultura Anime e Manga em Portugal. Fico feliz por cada vez haver maior adesão por parte dos artistas nacionais a este género de atividade!
PA: Qual é o investimento para participar no IA? Costuma compensar para a generalidade dos desenhistas?
K: Eu não posso falar em relação aos outros artistas, mas por norma o meu lucro compensa o investimento.
PA: Nas próximas edições do Iberanime, além dos workshops que tens dado e da banca do Iberanime, pretendes fazer algo de inovador ?
K: Talvez. De momento estou a participar na criação de um jogo , pelo que se possível irei apresentar um demo ou mostrar algo do jogo ao público presente na próxima edição!
PA: Como artista independente, quais os teus projectos?
K: Enquanto artista independente encontro-me de momento a participar na criação de um jogo (referenciado na pergunta anterior) chamado Pocket Mirror. Ainda tenho outros projetos para serem realizados futuramente, sendo os seus formatos: doujinshi, visual novel e artbook.
PA: Quando pretendes lançar o jogo?
K: De momento o jogo não tem data de lançamento, está em desenvolvimento.
PA: Em Portugal já atingiste o “estrelato” na tua área. Ambicionas atingir igualmente o top a nível internacional ou pretendes ficar-te pelo público português?
K: Ahhh! Eu não creio que se possa dizer que atingi o “estrelato”. Mas sim, com certeza que pretendo melhorar cada vez mais e ser reconhecido a nível mundial! E a nível interestrelar !!!!! ( joking)
PA: Com apenas 17 anos, já és considerado o melhor desenhista do país. No entanto, as exigências neste ramo são altas e exigem constante evolução. Sentes que podes evoluir nesta categoria?
K: Oh! Ai sou? Mas eu não creio ser o melhor. Sinceramente, o nosso país está cheio de artistas talentosos pelo que acho que o melhor não sou de todo! Mas, para além de todas a exigências, eu tento evoluir a cada novo desenho que faço e dou sempre o meu melhor. Acredito que vou conseguir atingir um nível elevado nesta categoria com esforço e dedicação!
PA: Qualquer pessoa apaixonada pelo estilo nipónico sonha em trabalhar no Japão. Partilhas deste sonho?
K: Sim! Apesar de todos os choques culturais e contratempos que possam vir a existir, eu possuo um enorme interesse, não só pelo anime e manga como também pela Cultura Tradicional Japonesa. Sou um verdadeiro fã da religião “shintoísta”, arquitetura tradicional, lendas e tradições. Por isso, espero conseguir trabalhar neste país que tanto me interessa!
PA: Para concluirmos, onde te podemos encontrar?
K: Podem encontrar-me nos seguintes locais da Internet:
@deviantart : http://kiramekirai.deviantart.com
@tumblr: http://super-high-school-level-cool-kid.tumblr.com/
@pixiv: http://www.pixiv.net/member.php?id=3636910
Deixo também o blog do jogo do qual estou a fazer a arte:
http://pocketmirror-project.tumblr.com/