[Análise] Dragon Ball: Episode of Bardock

Dragon Ball voltou neste Inverno para nos apresentar um pequeno episódio sobre o pai de Son Goku. Esta foi portanto uma maneira de conhecermos melhor Bardock, uma personagem que até à data apenas tinha aparecido num filme da série. Será que valeu a pena este novo episódio? Vamos ver!

 

A História

O episódio começa começa com Freeza a aniquilar Bardock, o Planeta Vegeta e os restantes Guerreiros do Espaço. Contudo, sem se perceber muito bem como, Bardock acorda de seguida noutro planeta num regresso ao passado. O pai de Son Goku foi acolhido por Ippana e pelo seu filho Berry, dois habitantes do Planeta Plant, que supostamente tomaram conta de Bardock antes deste acordar.

Sentindo-se enfraquecido e ainda um pouco confuso sobre esta viagem no tempo, Bardock decide ir treinar para uma caverna com vista a recuperar as forças. A tranquilidade e a paz reinavam então no Planeta Plant. No entanto, as coisas mudaram com a chegada de Chilled ao planeta. Depois de não ter resposta dos subordinados que tinha mandado para Plant (eliminados por Bardock), este suposto antecessor de Freeza decidiu passar pessoalmente pelo planeta.

A partir daqui começou o caos e a destruição naquela terra, até que Berry foi avisar Bardock do que se estava a passar. O Guerreiro do Espaço parte então para o local dos acontecimentos, ficando frente a frente com Chilled. Bardock terá mesmo de levar a melhor sobre Chilled se quiser salvar a sua própria vida e o Planeta Plant. Será que vai conseguir? Ou não irá ter hipótese como aconteceu quando enfrentou Freeza?

 

[Dragon Ball: Episode of Bardock] Bardock

 

Ambiente e Enredo

Como já deu para perceber, este episódio passa-se no Planeta Plant, local onde habita uma espécie com uma fisionomia nunca antes vista no universo de Dragon Ball.

Estando nós a falar de um vídeo de 20 minutos, como se compreende é difícil formar um enredo em tão pouco tempo. Há no entanto a referir que tudo gira em torno de Bardock e de Freeza. Este último nem aparece a não ser em recordações de Bardock, mas por ser um acontecimento com o seu suposto antecessor (Chilled) acaba por se manter a rivalidade que sempre existiu entre estas duas personagens.

 

As Personagens

Nesta secção podemos referir o inevitável Bardock, que diga-se, à imagem daquilo que são os Super Guerreiros apresenta um espírito um pouco selvagem. Este pormenor nota-se na forma como inicialmente este trata Berry e da despreocupação que tem para com a destruição da vila onde se encontra.

De mencionar também Ippana e Berry, personagens que dão voz aos habitantes do Planeta Plant. Foram também estes dois que acolheram Bardock na sua chegada ao planeta e que o alimentaram durante o seu treino.

Olhando para a parte inimiga temos o já muito falado Chilled, que é o grande adversário de Bardock neste capítulo. Esta personagem é mesmo muito parecida com Freeza em termos físicos. Como se percebe não é possível comparar em termos de poder pela duração do vídeo.

Não há muito mais a salientar por aqui, Freeza, Zarbon e Dodoria só aparecem nos dois primeiros minutos e esses nós já conhecemos bem.

 

[Dragon Ball: Episode of Bardock] Chilled

 

Juízo Final

Após tudo isto, tenho a dizer que este anime baseado numa manga spin-off de Dragon Ball demonstra bem a diferença entre algo feito por Akira Toriyama e por outro mangaká.

Nota-se bem a falta de qualidade e às vezes é preciso ter cuidado com estas OVAs e vídeos que são lançados depois do sucesso que as respectivas séries tiveram. Isto porque por um lado podem nos fazer sentir aquela nostalgia, mas por outro podem denegrir um pouco a imagem do anime.

Com tudo isto não quero dizer que este “Episode of Bardock” está péssimo, mas não passa do razoável. Há certamente que compreender o outro lado da questão, que 20 min é muito pouco. Todavia, quando temos um inimigo de Bardock que não é interessante, uma ligação entre o presente e o passado bastante desconexa, e um enredo que poderia ser melhor, não podemos usar o tempo como desculpa.

Termino então esta análise dizendo a todos os interessados em ver esta OVA que a vejam. Contudo, lembrem-se de a colocar no lugar onde esta pertence e de não fazer comparações com aquilo que foi o Dragon Ball de Akira Toriyama. Se já viram, então partilhem aqui a vossa opinião que é sempre importante.

 

please install flash

 

Bleach está a dar as últimas?
Mais detalhes do novo filme de Pokémon

Autor: Renato Sousa

Licenciado em Engenharia Informática. Apaixonado por Anime. Colecionador.

Partilhar Este Artigo

Submeter um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


cinco + = 6

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>