Ore Monogatari!! | Análise

11 Setembro, 2016  Por João Simões
0


Título: Ore Monogatari!! Adaptação: Manga Produtora: Madhouse Géneros: Shoujo, Romance, Slice of Life Ficha Técnica: Disponível   Opening "Miraikei Answer" - TRUSTRICK https://www.youtube.com/watch?v=h6yzQQFmy9Y   Ore Monogatari!!  | Enredo Ore Monogatari!! conta-nos a história de um rapaz com um "alto" problema, onde a sua disparidade física e mental lhe criaram diversos momentos de tristeza silenciosa. Não são…

Ore Monogatari!!

Enredo - 7
Personagens - 6.8
Produção Visual - 7.5
Banda Sonora - 6.8

7

Bom

Pontos Fracos: Longevidade do anime e tratamento da personagem feminina.

Pontos Fortes: Par de personagens principais espetacular.

Avaliação dos Leitores do ptAnime: Sê o primeiro!
7

Título: Ore Monogatari!!
Adaptação: Manga
Produtora: Madhouse
Géneros: Shoujo, Romance, Slice of Life
Ficha Técnica: Disponível

 

Opening

“Miraikei Answer” – TRUSTRICK

 

Ore Monogatari!!  | Enredo

Ore Monogatari!! conta-nos a história de um rapaz com um “alto” problema, onde a sua disparidade física e mental lhe criaram diversos momentos de tristeza silenciosa. Não são problemas graves, é apenas um rapaz com um porte acima da média – mesmo para um adulto comum – com um coração de manteiga. Este desajuste fez com que o lado feminino o olhasse sempre como um ser grotesco, sem nunca entenderem a sensibilidade específica que se esconde por detrás de tanta “monstruosidade”. Porém, após alguns acontecimentos inesperados, Gouda encontra alguém que possivelmente o irá conhecer pelo conjunto, e não apenas pelo seu lado mais “gorilesco”.

 

Ore Monogatari!!

 

– Ponto de Situação –

Tudo o que afirmei de positivo nas primeiras impressões manteve-se. Ou seja, as técnicas de exposição narrativa, realizadas através de monólogos e introspeções de Gouda, mantiveram-se e ganharam relevo conforme a progressão da história. Estas, que inicialmente eram apenas realizadas através de Gouda, contagiaram as restantes personagens principais. O que poderia ter sido alarmante, pois o uso deste tipo de exposição só se mantém original enquanto não for repetitivo. Porém, este modelo não foi apenas transmitido às outras personagens. Cada personagem abraçou a técnica, dando-lhe uma distinta perspetiva, dependendo da personalidade individual o que, por sua vez, deu origem a grandes e inesquecíveis momentos.

Ainda assim, e apesar do que já havia de bom ter sido bem trabalhado, alguns dos aspetos negativos foram intensificados. Todos os problemas que existiam no início (que tornavam Ore Monogatari!! narrativamente desequilibrado) além de não terem sido tratados, acabaram por se manter estanques e, em alguns casos, ficaram piores.

 

Ore Monogatari!!

 

– O Bom, o Mau e o Vilão –

Na minha opinião, o equilíbrio do enredo de Ore Monogatari!! é construído por três componentes essenciais: Dinâmica Gouda & Suna, Yamato Rinko, e por último mas não menos importante: longevidade da narrativa.

No primeiro aspeto, o Bom, temos as duas incríveis personagens Gouda e Suna que são, sem dúvida alguma, os cavalos que puxam a carroça. É-lhes dada uma grande caracterização e até algum desenvolvimento, não só a nível de personalidade, mas também na relação que têm um com o outro. É através destas duas peculiares personagens, e da sua improvável relação funcional, que toda a comédia inesperada e inteligente de Ore Monogatari!! é transmitida. Tornam-se assim indispensáveis à sobrevivência da história, e conforme esta progride, tornam-na completamente dependente deles.

 

Ore Monogatari!!

 

Por outro lado, em segundo lugar temos O Mau – Yamato Rinko. Este é um dos elementos responsável por atrasar os dois supracitados e, foi desde logo, considerado um problema a abater. Claro que no início dificilmente poderá ser considerado um problema, afinal ainda existem mais de vinte episódios, isto é, um monte de minutos a fornecer espaço para caracterização. Eu sei que pode passar despercebido, mas Yamato Rinko é o elemento narrativo que nasce com o intuito de personificar o objetivo da história. Vejamos, Ore Monogatari!! quer contar-nos a história de um rapaz que sofre com os errôneos julgamentos superficiais femininos. Rinko surge para que, gradualmente, nos seja mostrado como difere a forma como Gouda é interpretado se a outra pessoa o quiser conhecer primeiro. Em contrapartida, se Rinko se mostra apenas uma pessoa com atitudes fofinhas, sem personalidade, como podemos olhar isto com credibilidade? Como podemos acreditar que alguém tão simples e vazio funcione ao lado de Gouda quando as melhores relações dele são precisamente com pessoas de personalidade forte e complexa? Para mim o elemento crucial que nos ia mostrar o tipo de pessoa capaz de ver Gouda pelo que ele é, falhou redondamente.

 

Ore Monogatari!!

 

E por fim, o nosso Vilão, ou, por outras palavras, a Longevidade da Narrativa. Aquilo que podia ter sido o melhor amigo da componente do enredo, acabou por ser o grande antagonista da qualidade de Ore Monogatari!!. A partir do momento que percebemos que as falhas não estão a ser colmatadas, é só uma questão de tempo até a fórmula se tornar repetitiva. E assim foi. Não fosse a componente Boa deste “triângulo do equilíbrio” a manter-nos um sorriso, dificilmente Ore Monogatari se teria mantido como uma visualização agradável.

Por outro lado, se tivesse sido concretizado em apenas 12 episódios, as coisas boas não teriam tempo para ficar menos boas, e as más não teriam tempo para ficar mais decalcadas. Com esta pequena longevidade, até a personagem de Rinko teria funcionado sem grande caracterização, pois não teríamos tempo suficiente para que a relação deles fosse esmiuçada. Em suma, se a intenção nunca foi expandir e explorar a relação de Gouda com Rinko, nem esta como personagem principal, então a mecânica do anime teria funcionado na perfeição se tivessem optado por um tratamento mais contido.

 

Ore Monogatari!!

 

Ore Monogatari!!  | Ambiente

Nem a animação, nem a produção técnica em geral são excepcionais em qualquer aspeto em concreto. No entanto nota-se um grande cuidado na gestão da linguagem visual para contar sequências narrativas inteiras, ou para enaltecer determinados pormenores momentâneos, que intensificam o sentimento em questão. Todo este esforço focalizado nas mensagens cruciais, fez com que o ambiente se torna-se bastante sólido, promovendo à narrativa a intensidade que necessita nos momentos mais acertados.

 

Ore Monogatari!!

 

A banda sonora continuou sem faixas fenomenais, excepto uma ou outra que ficou mesmo no ouvido e, claro, o opening. Ainda assim, encaixa em todos os momentos com uma sonoridade relativamente acima da média. O que salta mesmo ao ouvido, é o casting fenomenal que foi realizado no que diz respeito à personagem principal! A voz e o ator, dão carne à personagem bidimensional, tornando-a em algo tão bom que nos esquecemos facilmente que estamos a ver uma personagem fictícia.

 

Ore Monogatari!!

 

Ore Monogatari!!  | Juízo Final

Talvez como um todo esta análise pareça um pouco pessimista, mas está longe de ser essa a sua intenção. Com ela pretendo apenas deixar-vos um pouco mais na defensiva relativamente aos aspetos negativos, e mais atentos ao que realmente brilha em Ore Monogatari!!. Para que, deste modo, possam retirar daqui a experiência mais gratificante possível. Portanto, não devem, de modo algum, abandonar a sua visualização. Garanto-vos que os aspetos negativos deixei-os todos aqui, enquanto que positivos ficaram muitos para serem descobertos por vocês.

Apesar de todas as pedras que possam encontrar pelo caminho, serão sempre superadas pelo bom que a obra vos pode trazer. Dito isto, a única razão para não começarem este título da primavera de 2015, é no caso de não apreciarem uma relaxante comédia romântica.

 

Ore Monogatari!!  | Trailer

 

Comentários do Facebook









Também deverás gostar de




Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


Outras Histórias
Sword Art Online Live Action discutido pelos Criadores A página web do filme anime Sword Art Online Ordinal Scale publicou um anúncio acerca da adaptação televisiva live...
Partilhas