Abr 17, 2012

Escrito por em Textos | 25 Comentários

A revolta do Anime!

A revolta do Anime!

Já lá vai algum tempo desde que estabeleci como objetivo pessoal divulgar o Anime em Portugal. Na verdade, foi essa meta que me levou a criar o ptAnime e a torná-la assim uma meta também profissional.

Acontece que com o passar dos dias, dos meses e dos anos, o tempo que dedicava ao anime foi crescendo de maneira acentuada, algo que trouxe uma grave consequência: a necessidade de mostrar aos outros o verdadeiro valor desta cultura. Esta necessidade atingiu o ponto máximo, e portanto hoje cá estou eu a dar o meu grito de revolta.

Uma das coisas que desde logo não me entra na cabeça é as pessoas falarem do que não conhecem. Porque raio é que dizem que o Anime não vale nada quando nunca viram? Porquê a mania de dizerem que o público alvo deste fenómeno são as crianças? Se para esta segunda questão até posso aceitar uma resposta do género “porque as pessoas vêem desenhos animados na infância/adolescência”, para a primeira não há argumento válido possível.

Ainda relativamente à segunda pergunta tenho-vos a dizer o seguinte: é certo que a nossa tendência por cá é é ver desenhos animados na infância e mais tarde transitar para as séries reais. Contudo, isso não é mais que um estereótipo que nós cá deste lado do globo criamos e que não temos obrigatoriamente que seguir. Nós não passamos a primeira fase da nossa vida apenas a ver bonecada como alguns lhe chamam. Temos filmes reais próprios para crianças e adolescentes. Senão para que são “As crónicas de Spiderwick”? “A bússola dourada”? “As crónicas de Nárnia” e outros do género? E notem bem! Nem tudo o que é desenho animado é Anime. Ora vão lá ver a definição!

O mesmo se passa na idade adulta. Shreks, Idades do Gelo e afins, não gostamos de ver? Apesar de terem um grafismo mais próximo do real não são em formato animado? Então o porquê da não compreensão? Alguém que me explique por favor!

Mas tenham calma que a procissão ainda vai no adro! Gerações dos anos 80 e 90, esta é para vós. O que me têm a dizer do mítico Dragon Ball? Não amaram e adoraram? Não vinham a correr da escola para casa mal acabavam as aulas para ligarem a televisão e desfrutarem das aventuras de Son Goku e dos seus amigos? Hoje, um pouco mais velhos, se vos dessem a ver a série, não iam na mesma apreciar aqueles grandes momentos que Akira Toriyama vos proporcionou durante vários anos? Se me dizem não, eu digo-vos então, that’s nonsense!

Como o palavreado vai longo, vou aliviar um bocado o discurso moral com a apresentação da primeira prova de como o réu aqui julgado (Anime!) está inocente e merece uma oportunidade da parte de todos. Tal evidência consiste na audição de três músicas de séries de anime que vos vêem provar a grandessíssima qualidade desta cultura. Digam lá que não gostam, se o disserem é porque são casmurros! Fechem os olhos e desfrutem do que estão a ouvir. Apenas as sensações auditivas a funcionar, nada mais ok? Vamos lá então. Música, maestro!

 

 

 

 

Avançando no processo, é tempo de me virar para a questão dos Live-Actions americanos.Quem acompanha minimamente as notícias do mundo do Anime deve saber que há empresas ligadas à sétima arte, entre as quais a Warner Bros., que estão a tentar reunir condições para produzir Live-Actions baseados em séries de Anime como “Death Note“, “Bleach” e o próprio “Akira“. Um projeto parecido com estes mas já concluído é “Dragon Ball: Evolution”. Foi um fracasso? Provavelmente, mas não é isso que interessa. O que se deve salientar aqui é o reconhecimento do valor destas obras que tiveram origem da Manga e do Anime. Se não tivessem qualidade nunca ninguém lhes iria pegar para fazer uma adaptação em formato real. Uma coisa tão simples de deduzir e que por vezes nos passa completamente ao lado.

Deixando por uns momentos as interrogações, olhemos para um dos traços característicos do Anime. A presença dos valores morais! Muita gente se queixa “Ah e tal, a televisão não ensina nada às pessoas, a esta juventude”. Vejam Anime e já não se vão queixar tanto disso. “O melhor do mundo são as crianças”. Conhecem esta frase? Sabem porque é verdade? Porque as crianças são seres puros e inocentes ao contrário dos adultos que arranjam conflitos por tudo e por nada, não são compreensíveis nem tolerantes uns com os outros. De que é que eles precisam? De trazer à superfície os valores eticamente corretos que aprenderam quando eram pequenos. Qual é a maneira mais fácil de fazer isso? Ver Anime!

Velho sermão, nova interrupção. Para quê? Para a apresentação de mais uma prova em defesa do réu. A esta segunda demonstração dou o nome de Imaginação e Criatividade. Todos nós gostamos por vezes de parar no tempo, esquecer o que se passa no nosso mundo real e dar asas à nossa imaginação. Às vezes fazemos isso de uma maneira controlada e ao nosso gosto, enquanto que noutras temos preguiça e deixamo-nos levar pela forma como um filme ou série aproveitaram estes conteúdos e os fizeram florescer. Ora como é fácil de se perceber, é muito mais prático dar asas à nossa imaginação e criatividade através de um filme animado do que de um filme real. As dependências e as restrições são bastante menos. Os nipónicos têm perfeita consciência disso e então desde há muito tempo que fazem uso dessa sua vantagem. Os melhores exemplos a dar serão mesmo filmes como “Howl’s Moving Castle”, “Spirited Away”, “My Neighbor Totoro” ou “Paprika”. Vamos ver alguns vídeos destes filmes para ficarem com uma ideia melhor daquilo que vos digo.

 

 

 

 

Já viram? Gostaram? Espero que sim! Esta grande abundância de imaginação e criatividade enche de qualidade as histórias das mais variadas séries e filmes de anime. Não que seja obrigatório a inclusão destes dois ingredientes! Há muitos animes que têm outros pontos fortes e que também não os faz perder terreno. Aliás, cada um de nós gosta de séries de diferentes tipos e o que não falta no anime é variedade.

Bem, o que quero mesmo salientar aqui é que as histórias são no geral muito boas, independentemente da categoria a que pertençam. Como já disse anteriormente, estas conseguem ser muito mais desenvolvidas, mais profundas e mais intensas que as séries reais. As próprias personagens são bem mais exploradas.

Não esquecer também a longevidade destas produções. São daquelas pessoas que preferem séries curtas que andam sempre na alta rotação? Ou gostam de desfrutar de um anime que parece mais eterno do que outra coisa e vos enche de emoção e de momentos inesquecíveis durante uma carrada de anos?  Caríssimos, é só escolher! De certeza absoluta que o vosso desejo nestes termos é exequível. Dos 2 ou 3 episódios aos 500 ou 600, a verdade é que há de tudo.

Vocês já devem estar de rastos. Muito obrigado por terem lido tudo até aqui. Posso vos dizer que já falta pouco. Vou agora mesmo passar à última prova. Espero mesmo convencer os vários juízes que por cá me estão a julgar, a mim e ao Anime.

O meu último trunfo é então a apresentação de algumas cenas de anime que considero marcantes. Acredito cegamente que vão conseguir conquistar a plateia, mesmo que esta não esteja dentro do contexto. Carreguem lá no play e não partam para os vídeos à procura de algo para criticar, mas sim da mesma forma que se apresentariam se vos submetessem neste preciso momento a uma nova realidade. Façam-me lá esse favor que eu agradeço-vos agora, e quem sabe se vocês não me vão retribuir o gesto mais tarde. Nessa altura cá estarei com todo o gosto e sem estar a ser julgado.

 

 

 

 

Em jeito de conclusão, e antes de lerem a sentença, pergunto-me: o Anime é perfeito? Claro que não! É como tudo na vida. No entanto, acham que depois de tudo o que viram e leram aqui, que é justo o tão pouco reconhecimento que este fenómeno tem em Portugal e arredores? Pensem nisso!

São as minhas últimas palavras meritíssimo! Já repararam que as vossas amigas e amigos mais chegados vêem Anime? Não são os gostos delas e deles maioritariamente os mesmos que os vossos com o acréscimo do Anime? Então questionem-se o porquê de tal acontecer, perguntem-lhes o que tem de atrativo, vejam juntos!!!  Não fazem isso com tantas outras coisas na vossa vida? É mais um passo como tantos outros só que com o seu toque especial e particular. Eu já recebi este toque e esta sensação única. Tens a certeza que não queres ser o próximo?

Chegou a hora da revolta, da divulgação, da exaltação do Anime! Conto contigo!

 

Licenciado em Engenharia Informática. Apaixonado por Anime. Colecionador.
  1. Renato Sousa diz:

    Gostaste do post? Então partilha com os teus amigos, em fóruns, sites, blogs, redes sociais enfim, em tudo o que é sítio, e ajuda a divulgar o Anime em Portugal.
    O ptAnime conta com o teu apoio!

  2. Cláudio Fernandes diz:

    foi pena o ultimo video do naruto estar em inglês, de resto gotei do post vou mostrar a algumas pessoas que são indiferentes a anime xD

    • Renato Sousa diz:

      É bom saber que gostaste Cláudio :D
      Em relação ao vídeo, como deves saber no youtube, dailymotion e companhia estão sempre a eliminar os vídeos de Naruto. Sem dúvida que é das séries mais “censuradas” neste tipo de sites, de maneira que não consegui mesmo arranjar em japonês :/

      Muito obrigado pela partilha :P

  3. tenho que admitir que o que acbei de ler foi das melhores que já li na minha vida. Temos que dar mais atenção aos animes, porque trasmite todo o tipo de sentimentos e não serve só para crianças como para os adultos e acho triste como Portugal lida com os animes (o canal animax é um exemplo disso), sinceramente não dão valor ao que esta cultura pode trazer, eu já vejo Dragon Ball à mais de 15 anos e nunca me fartei nem uma vêz e continuo a ver. Se um anime começa fico bastante interessado e quando se despedem fico muito entristecido. Os filmes e series em carne e osso são bastante bons mas nunca vi um que me fizesse emocionar ao ponto de chorar (eu não sou de chorar com qualquer coisa), apenas o anime me fez isso e não podia estar mais orgulhoso. O anime tem que ser mais respeitado e mereçe toda a nossa atenção.

  4. Sim, de acordo com o yoruneo, dos melhores posts relacionados com anime que li por aí…

    Acho que também te devias ter focado na manga, que para quem gosta de ler, é uma ótima escolha.

    Cumprimentos e divulguem este post!

    • Renato Sousa diz:

      Olá Beel-Sama!
      Muito obrigado pelos elogios e pela tua opinião.

      Focar-me na Manga passou-me pela cabeça, mas depois acabei por não referir. Fica no entanto guardada para um futuro post do género ;)

      Vou divulgar certamente :P

      Cumprimentos

  5. Sem palavras! Demonstraste o que o Anime tem para oferecer num texto com uma página! :D Simplesmente fantástico! É devido a estas sensações que também adoro trabalhar aqui! :D

    Que o Anime continue a evoluir e que o ptAnime seja um meio de divulgação! :p

    Vamos todos apoiar este tipo de iniciativas e projetos! :D

    • Renato Sousa diz:

      Obrigado companheiro de equipa xD

      Ainda bem que gostas de cá estar, nós também gostamos muito de te ter cá :P

      Ainda relativamente ao artigo, o que é preciso é divulga-lo por tudo quanto é lado e mostrar às pessoas o que o Anime é realmente.
      Também conto contigo para isso ;)

  6. A mensagem é consistente e bem passada, no entanto na minha opinião peca pelo visual demonstrado para ilustrar a capacidade do mundo de anime, achei que outros vídeos teriam feito melhor trabalho que os 3 primeiros e os 3 últimos. Aliás nem sei se era mesmo necessário os 3 primeiros mas conheço bastantes temas que fazem até o meu sangue ferver quando os oiço. E quanto aos 3 últimos em vez de optares pelos habituais shonens, poderias ter optado por cenas bem mais marcantes e dramáticas que se visualizam em mini series ou outras aventuras que tenham merecido uma salva de palmas a volta do mundo, tais como Cowboy Bebop, Sword of the Stranger , Durarara entre outros. Eu compreendi de facto a intensidade das cenas que demonstraste mas a verdade é que para quem esses animes são intocáveis ou desconhecidos, essas cenas não têm lá muito peso. De resto bom trabalho.

    • Renato Sousa diz:

      Olá Hatak!
      Desde já muito obrigado pela tua visita, comentário, e opinião sincera :)
      Já não és o primeiro a dar-me na cabeça por ter colocado vídeos de shonens xD
      No momento em que os coloquei, a ideia que tinha era que mesmo para quem estava fora do contexto eles iam conseguir causar algum impacto. Parece que me enganei lol
      Mas também há outra questão, a minha cultura a nível de séries de anime ainda não é muito alargada. Estou a tentar corrigir essa lacuna sempre que posso, o problema é que o tempo não é muito :/
      Quanto tiver mais “variedade”, provavelmente serei capaz de fazer melhores escolhas :P
      Em relação às músicas, não me têm falado muito sobre isso. Sou grande adepto da Hitomi e o género calmo e suave pareceu me adequado para o post.
      Obrigado mais uma vez pela tua opinião :) Já agora, se me puderes referenciar algumas dessas músicas que falaste, assim como fizeste com os animes em cima agradecia imenso :P

  7. Pedro Nuno diz:

    É um trabalho complicado esse de espalhar o anime pelos criticos.
    Há várias razões, apontadas por ti, o facto de pertencermos a uma sociedade que no geral preza mais uma «Casa dos “Degredos”» diz tudo da dificuldade em incutir bom senso nas pessoas… Vou dizer-te que, apesar de nunca ter dado atenção a essas coisas «reais», sei o que se passa nesses programas, só para demonstrar o quão influentes são na mentalidade até dos nossos amigos (ou boa parte deles).
    Não me vou por também a dizer que sou um fiel seguidor de anime desde sempre pois a minha sabedoria acerca disso cinge-se a Dragon Ball. Só há cerca de um ano adquiri um portatil e, como andava a ver Naruto, pude-me actualizar acerca desse anime e, por arrasto, comecei a ver outros (Elfen Lied foi o 1º anime que vi sem ser televisionado, seguiu-se Ergo Proxy, Claymore, Berserk,e muitos outros desde então), mas , como já tinha o gosto pelo pouco que tinha visto, não foi dificil começar a ver vários géneros desde mais apropriados a crianças a animes mais violentos, ecchis e outros mais palermas mas divertidos.
    Não gostei de todos claro, mas estamos a falar de muitos géneros para todos os gostos e idades e, se são assim tão infantis, concerteza já repararam que esses animes tem «advertisement», quer por linguagem, sexualidade ou momentos horripilantes oferecidos por determinados tipos de animes (Genocyber, por exemplo..yayykk).
    Algo complicado de divulgar o anime é a sua «expansão» na nossa TV disponibilizada pelos generalistas pois, no meu tempo, ainda se via animação às 16h, algo impossivel agora pois a programação é só …para velhos (sem ofensa) e nem sei como está ao fim de semana, mas aí acho que ainda dá…

    • Renato Sousa diz:

      Sem dúvida que é um trabalho muito complicado Pedro, mas também isso é que faz dele um verdadeiro desafio :D

      Não é preciso ser-se um fiel seguidor de anime, como tu dizes e como temos consciência, também há muitas séries que são lixo, tal como na ficção real, isso é perfeitamente normal.

      O que pretendo acima de tudo é introduzir aqueles que ainda não têm opinião formada sobre esta cultura aquilo que ela verdadeiramente é.
      E depois claro, os teimosos, tentarei demovê-los e mostrar-lhes que tenho razão :P

      Falaste na TV o que é algo bastante importante para o caso, como dizes, só se passa degredos e programas para velhos na maioria de casos. Ao fim de semana há sempre algumas séries mas isso não chega.

      Felizmente que hoje em dia a Internet é um meio de informação a que a maioria da população tem acesso, e sendo um habitante de lá o ptAnime, por lá será para já onde tentaremos fazer a diferença :)

      Obrigado pelo teu comentário e pela tua opinião sincera sobre este assunto ;)

  8. Se não existisse Internet ai sim estariamos aborrecidos, e muita gente não sabia o que era anime. A nossa televisão deixou de lado o publico adolescente e passou a dedicar-se aos mais velhotes e às crianças e agora só tenho que dar valor à internet, porque sem ela não via quase nada, só filmes e series, mas agora só penso dedicar-me ao anime.

    • Renato Sousa diz:

      Nem mais yoruneo, eu agora quando não tenho Internet parece que me falta tudo xD
      Triste a atitude da nossa televisão portuguesa mas lá está, o que lhes interessa é o dinheirinho que lhes entra com programas de porcaria :/

      Eu tenho-me dedicado apenas e só ao anime, mas há uns livros que gostava de ler e uns filmes reais que também não queria deixar passar ao lado mas neste momento não há tempo portanto só prevalece o anime :P

      • Bem espero consigas resolver o problema de internet. Infelizmente temos que lidar com a situação, bons tempos que viviamos naquele tempo do dragon ball, cavaleiros do zodiaco etc. Era só coisa boa até as animações eram melhores que esta programação que a televisão portuguesa tem.

        • Renato Sousa diz:

          Ele está resolvido yoruneo, é só quando é aquelas questões de manutenção de quem fornece o serviço ou algo do género xD
          Bons tempos mesmo, para além de que não levávamos com 30 minutos de publicidade :/

  9. Darker than black na sic radical nem sabia que já tinha dado antes.

  10. Gostei do artigo. Contudo, não vejo porque é que a Anime tem de ser defendida. Haverão sempre os verdadeiros fãs, haverão os que seguem as suas séries de culto, haverão os que dirão: ” é uma perda de tempo” e os que dirão:”é uma porcaria”.Há pessoas que nem se apercebem que o Dragon Ball, que lhes marcou a infância, é Anime. Apesar de todas estas opiniões diferentes, haverá sempre pessoas a gostar de Anime e a leverem-na para outro nível. Penso que a nossa missão como fãs é tentar divulgar e fazer com que os que estão à nossa volta conheçam e desfrutem da Anime.
    Dos haters, tenho pena, pois não sabem apreciar arte…

    • Renato Sousa diz:

      Olá Lilia, obrigado pela detalhada opinião :)
      Eu acho que a parte da defesa vai de encontro também ao que tu referiste, a divulgar. Para além disso, tem de ser defendido perante aquelas pessoas que falam “Anime é para putos” e coisas do género porque nunca viram Anime e o julgam por ser em formato animado. Não é esse um grande desafio para nós, equipa do ptAnime e para todos os fãs deste tipo de entretenimento? Divulgar e provar a essas pessoas que estão erradas? Faz parte da defesa, se bem que de uma maneira mais proativa da nossa parte :P

Trackbacks/Pingbacks

  1. 5 Grandes Momentos de Anime II | ptAnime - [...] foi um dos vídeos que incluí há uns tempos no artigo: “A revolta do Anime!“, com o intuito de ...
  2. Se me perguntassem sobre Anime ... | ptAnime - [...] leva muita gente a formar uma ideia errada que mais tarde não lhes permite dar o braço a torcer. ...

Deixe uma resposta.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Clique para adicionar um Link para o último post do seu Blog (preencha Website primeiro)
WP Socializer Aakash Web