De regresso aos assuntos sobre a nação e capital internacional do Anime, trago-vos hoje uma notícia que combina Japão, Anime e Videojogos. Reparem que, sozinhos, estes três temas tornam-se, de certo modo, naturais em sites de notícias, mas combinados proporcionam, com certeza, diversão e algumas gargalhadas. Por isto, é que decidi publicar e divulgar esta notícia, sempre com a esperança que seja do vosso agrado e interesse. Vamos a ela.
Um tópico de um fórum nipónico sobre JRPG’s (aka Japanese Role Playing Games) veio revelar a forma negativa como este tipo de jogo é encarado pelo povo japonês. Sem demoras, segue-se uma lista de 10 coisas que levam os nossos amigos do Oriente a olhar para os JRPG’s desta forma.
10 coisas que os japoneses detestam nos JRPGs
1. As personagens são sempre homens ou mulheres bem parecidos.
2. Sempre a mesma sequência “Vídeo – Diálogo – Vídeo”.
3. Há sempre uma fase em que abrimos cofres ou tesouros sem permissão.
4. Existe sempre uma variedade enorme de personagens, mas apenas algumas podem ser usadas em batalhas e durante o jogo.
5. Todo o conteúdo do jogo está dependente da sua banda sonora e dos atores de voz, esquecendo precisamente a parte que interessa aos jogadores: O JOGO!
6. Milhares de pessoas estão sempre online para comprar e reservar conteúdos extra.
7. Existem sempre conteúdos escondidos que nunca ninguém entenderá a não ser que leia um livro com dicas (aka “Walkthrough“).
8. O protagonista faz sempre o contrário daquilo que se pensa que ele vai fazer.
9. O jogador passa a vida em demandas e, de repente, sem ninguém perceber muito bem como, é considerado um herói e salvador do mundo.
10. O simples facto de se chamarem JRPG’s.
Como podemos ver, o público japonês é muito exigente com a sua própria cultura. Será por isso que a cultura japonesa é tão apreciada internacionalmente? Qual é a vossa opinião?
Nota: Este género de jogo, tipicamente japonês, em que não existe um final definido, isto é, no qual o jogador pode jogar até se fartar, por cá é mais conhecido por RPG (Role Playing Game).
Fonte: Crunchyroll