10 Mangas para Ler no Halloween – Recomendação

por André Rodrigues
10 Mangas para Ler no Halloween - Recomendação

Bom e cá estamos no Halloween mais uma vez! A época favorita de muita gente chegou e, como tal, muitos celebram da melhor forma que acham. Muitos preferem sair e divertir-se, mas se forem um pouco como eu, às vezes, sabe muito melhor descontrair na cadeira e agarrar um bom manga. E foi a pensar nisso que me surgiu a ideia de criar esta lista a fim de recomendar a todos os que possam procurar algo para ler neste dia do ano!

Com esta lista tentei dar uma pequena descrição e opinião sobre cada manga ou até mais, de forma a despertar o vosso interesse para cada obra. Aviso que todos os mangas escolhidos já se encontram terminados, portanto podem ler sem se preocupar a ter que esperar por capítulos.

E ainda, sendo grande fã de obras bastantes sangrentas, obviamente que coloquei algumas, mas de forma a ter mais diversidade tive cuidado nos mangas que escolhi com o objetivo de ter um pouco de tudo! (Pelo menos, as que encaixam bem nesta altura do ano)

Mas sem mais demoras aqui estão os 10 mangas que recomendo este Halloween!

 

10 Mangas para Ler no Halloween – Recomendação

 

#1 – Uzumaki de Junji Ito

10 Mangas para Ler no Halloween - Recomendação

 

Nada melhor do que começar a lista com um dos mestres do terror, Junji Ito. O mangaka tem tido cada vez mais sucesso e não é à toa a sua popularidade. As suas obras carregadas de criaturas horrendas e inimagináveis conseguem aterrorizar qualquer um, mas o uso perspicaz do virar da página é a sua especialidade.

Basicamente, Ito faz nos sentir como os protagonistas da sua história na hora da revelação. Só sabemos que criatura se esconde por detrás da porta ao virar a página, tal como os personagens, só ao agir podemos descobrir o que nos espera.

 

 

Uzumaki é perfeito para destacar essas aptidões do autor, mas melhor ainda é o bizarro tema que assombra toda a obra. E neste caso, todo o terror tem como base espirais…eu sei, um pouco fora do normal, mas é isso que torna Uzumaki tão cativante e único. Usar algo tão simples como espirais para aterrorizar o leitor é genial ao ponto do arrepiante, e a forma como é aplicado é só fascinante.

Curiosamente, Uzumaki terá uma adaptação anime, a qual está planeada estrear para o ano (2020)!

 

 

 

#2 – Jisatsu Circle de Usamaru Furuya

10 Mangas para Ler no Halloween - Recomendação

 

Facilmente Jisatsu Circle ganha ao começar da forma mais marcante e chocante possível. De caras, somos introduzidos com um suicídio em massa de estudantes, e porquê? Não sabemos. No entanto, no meio de todos os cadáveres há uma sobrevivente, que após os acontecimentos decidi abrir um clube do suicídio.

 

 

Mas mesmo com um início tão chocante e bastante explicito, o conteúdo gráfico não é o que consegue ser mais aterrorizante neste manga, mas sim as personagens e os temas obscuros e maduros apresentados, desde abuso e violência até movimentos cultistas. Aviso já que esta obra vos poderá deixar bastante impressionados, podendo mesmo chegar a mexer como vocês psicologicamente. Portanto, para os mais sensíveis, cuidado!

 

 

 

#3 – Ibitsu de Haruto Ryou

10 Mangas para Ler no Halloween - Recomendação

 

Já alguma vez imaginaram lolitas como algo assustador? Bem, não precisam de imaginar muito, pois Ibitsu irá garantir que conhecerão uma e certamente não se irão esquecer dela tão facilmente!

 

 

Focado numa lenda urbana em volta de uma lolita que vos persegue constantemente ao ponto de se fazer passar por vossa irmã mais nova, Ibitsu irá marcar-vos não só pelos visuais sombrios e assustadores, mas também pela história imprevisível e com um final de deixar qualquer um desconfortável.

 

 

 

#4 – Hideout de Masasumi Kakizaki

10 Mangas para Ler no Halloween - Recomendação

 

Facilmente classifico Hideout como o manga mais bem ilustrado de toda esta lista! E é graças a isso que consegue ser tão assustador como é. Em cada painel é notável o detalhe colocado em cada elemento, desde os cenários sombrios até ao pormenor das criaturas e do gore. Mesmo com uma arte de arrasar e marcar qualquer um, o enredo também não fica nada atrás.

 

 

Em Hideout, seguimos um casal que, de forma a superar a morte do filho, decide ir de férias para bem longe. Mas o que pareciam ser umas férias para se reconciliarem, são na verdade um plano do marido para tentar assassinar a mulher. O plano corre mal e a sua esposa foge para uma caverna. Ao persegui-la acaba por se perder e, rapidamente, se torna a presa de uma criatura sedente por carne humana. O desenrolar da história poderia ser bastante simples, mas na verdade acaba por ser bastante cativante e com um plot twist que deixa qualquer surpreendido. Adicionalmente, o abordar de temas como traição e insanidade, consegue tornar esta obra ainda mais aterradora.

 

 

 

#5 – Bastard de Carnby Kim e Youngchan Hwang

10 Mangas para Ler no Halloween - Recomendação

 

É verdade que o título do artigo se refere a manga, mas não pude de deixar de fora os maravilhosos manhwa (mangas coreanos), e uma obra tão obscura como Bastard não podia mesmo deixar de lado. Bastard foi um manhwa que terminei recentemente e tinha partilhar com todos. Cativou-me a forma como é explorada e apresentada a mente perturbada do nosso protagonista, mas a sua luta diária contra os seus demónios e todo o enredo foram o que me fez colar instantaneamente.

 

 

Por experiência própria, de forma a poderem apreciar a obra na totalidade, não irei revelar a trama inicial, já que um plot twist importante para o enredo é revelado logo no começo. Portanto, terão que acreditar na minha palavra e experienciar por vocês mesmo. Contudo, se gostarem de histórias sombrias com psicopatas à mistura esta é uma obra que não quererão perder!

 

 

 

#6 – I Am a Hero de Kengo Hanazawa

10 Mangas para Ler no Halloween - Recomendação

 

Nada transmite mais Halloween do que zombies não é verdade? E nada mais popular do que um Apocalipse zombie! Mesmo sendo uma fórmula ou um género saturado, especialmente no ocidente, I Am a Hero consegue ser uma brisa de ar fresco. Com um início de arrasar, ao assistir ao desmoronar da sociedade moderna, o nosso protagonista, um Zé ninguém, terá que sobreviver e aprender sobre esta nova realidade.

 

 

Pela minha mini descrição, I Am a Hero pode ser mais um survival horror de zombies, mas o seu realismo torna tudo diferente. Este é um aspeto que está sempre presente e, portanto, não temos nada de Rambos contra hordas de zombies pois, no fundo, os personagens são seres humanos que tinham uma vida tranquila e do nada passaram a lutar pela vida, com a morte a espreitar em cada canto. Não só a história consegue ser realista, mas a arte também se consegue destacar bastante na representação dos cenários apocalípticos, em especial, nas bizarras criaturas que se encontram, que vão desde os simples zombies até verdadeiras aberrações da natureza.

 

 

 

#7 – Doubt de Yoshiki Tonogai

10 Mangas para Ler no Halloween - Recomendação

 

Doubt é aquele manga que posso definir como equilibrado. Tem uma boa história cheia de plot twists e traições, personagens interessantes e uma arte que faz jus ao clima da obra. Todo o manga é um jogo mortal do lobisomem, onde todos os personagens são inocentes à excepção de um traidor que tem como objectivo matar todos os outros.

 

 

De uma obra cheia de twists e “facadas nas costas” como Doubt, podem esperar muito sangue, violência, insanidade, vários mind games e, ainda, como sempre se vê em obras do género, o pior lado da natureza humana no seu melhor.

 

 

 

#8 – Kamisama no Iutoori de Muneyuki Kaneshiro e Akeji Fujimura

10 Mangas para Ler no Halloween - Recomendação

 

Eis mais um manga de survival, mas diferente do resto, Kamisama no Iutoori mexe muito com um aspeto super interessante: o folclore japonês! Neste manga, seguimos Shun Takahata, um estudante aborrecido com a sua vida e que de um momento para o outro se encontra, com outros personagens, num conjunto de vários desafios mortais aos quais terão que sobreviver para desvendar o mistério por detrás de todos esses acontecimentos macabros.

 

 

Tratando-se de um survival manga, gore e muita violência não irão faltar! E com a vida de todas as personagens em risco e desafios onde tudo é permitido, o lado mais negro de cada um acaba por vir ao de cima num jogo pela sobrevivência onde os mais fortes prevalecem.

 

 

 

#9 – Fuan no Tane de Masaaki Nakayama

10 Mangas para Ler no Halloween - Recomendação

 

E aquelas vezes que estamos em casa e parece que vemos algo no canto escuro do quarto? Ou quando estamos na rua e parece estarmos a ser perseguidos? Será que era mesmo só a nossa imaginação? Fuan no Tane é o manga perfeito no relato desse tipo de acontecimentos.

 

 

No fundo, este manga é um conjunto de mini contos, e quando digo mini é mesmo mini, viso que há alguns que nem chegam a 4 páginas. Todas as histórias giram em torno do sobrenatural e acabam sempre com um final em aberto para arrepiar e deixar a pensar.

Em última instância, para quem não quer ler algo muito pesado a nível de enredo e apenas procura algo simples para se arrepiar Fuan no Tane é a escolha!

 

 

 

#10 Franken Fran de Katsuhisa Kigitsu

10 Mangas para Ler no Halloween - Recomendação

 

E com uma lista com obras sérias, obviamente que termino com uma espécie de comédia. Mesmo possuindo bastantes elementos de terror, algum gore e tratando-se de um manga com cirurgias à mistura, Frank Fran acaba por ser bastante cómico e único. Em cada capítulo, acompanhamos um caso diferente a ser tratado pela nossa protagonista, a sádica cirurgiã profissional, Fran Madaraki.

 

 

Apesar de muitas vezes as suas cirurgias, ou experiências que faz com os seus pacientes, parecerem correr bem, há sempre algo que falha, mas normalmente Fran não se importa e acabamos sempre com uma bizarria no fim. Portanto, para os que procuram uma obra mais relaxante, Franken Fran é uma ótima escolha que vos promete várias gargalhadas, especialmente para os fãs de humor negro.

 

 

 

E por aqui fica a minha lista! Reconhecem algum destes mangas? Interessados em algum deles? Digam-me nos comentários!!!

Um bom Halloween para todos e bons sustos! 😉

 


Conhece a nossa Loja ptAnime!

Undertaker ARTFXJ Kuroshitsuji Kotobukiya


 

Artigos relacionados:

 

0 comentário

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.