8 de Setembro de 2011! Foi esta a data em que o ptAnime ganhou forma e apresentou o seu primeiro artigo. Um ano depois, o crescimento nos mais variados aspetos é notório e assim pretendemos que as coisas continuem.
Para além das análises às várias obras deste Universo, e das notícias que nos foram chegando dia após dia, rapidamente começamos a investir em artigos com o intuito de divulgar o Anime em Portugal. Tentar passar o “bichinho” para os mais cépticos e que ainda hoje julgam que esta cultura japonesa é apenas para crianças. Em mais uma investida neste ponto, recordamos aqui alguns dos bons artigos que criámos:
- Um fenómeno chamado Anime
- Cinco bons motivos para ver Anime
- O dia em que eu comecei a gostar de Anime
- A revolta do Anime!
Temos que confessar que este último foi um bocado agressivo. Mas o título também demonstra bem o porquê de tal ter sido escrito assim. Tratava-se de uma revolta! Agora temos é de olhar em frente e continuar a investir neste tipo de posts.
Uma outra categoria que criamos desde muito cedo e que infelizmente não tem aparecido com muita frequência nos últimos tempos foi a das “Preciosidades ptAnime“. Não por falta de material de Anime e Manga (pelo menos para já), mas porque temos dado prioridade a outros artigos que consideramos mais importantes e claro, não nos podemos esquecer do trabalho de background que nos ocupa imenso tempo e que nos permite depois publicar os posts a que vocês têm acesso. Voltando às preciosidades, destacamos dois artigos que nos parecem ser os mais bem conseguidos:
No meio de tudo isto, não podíamos deixar passar ao lado os famosos “Calendários” que, com exceção dos de “Naruto Shippuden“, têm andado bastante intermitentes. Todavia, a nosso ver, este continua a ser um artigo obrigatório no final de cada mês, tal e qual como os “Lançamentos” de Anime em Blu-ray e DVD.
Em Abril paramos com os nossos “Balanços Mensais”, mas não se preocupem pois o seu regresso está para breve. Os divertidos e fantásticos concursos também deverão voltar em plena época natalícia, portanto fiquem atentos! Temos de confessar que estes nos proporcionaram grandes momentos, particularmente o “Concurso Páscoa 2012 ptAnime” que, apesar de super trabalhoso, nos aproximou bastante dos nossos leitores. Particularmente daqueles que fizeram uso do nosso chat quando andavam atrás dos Ovos de Ouro. Mais uma vez, agradecemos a participação de todos e voltamos a felicitar os vencedores.
Como a maioria de vocês já se apercebeu, ptAnime é sinónimo de rubricas. O que seria de nós sem estas pequenas ideias que a cada dia que passa ajudam a tornar este nosso espaço mais rico em termos informativos? São tantas as que já criámos que se torna difícil uma atualização constante a grande parte delas. Como se não bastasse, há mais um bom número de rubricas a que queremos dar forma no próximo ano. Tudo começou com as Batalhas de Anime, que ainda hoje continuam a ser dos maiores sucessos do ptAnime.
Mas muitas outras se seguiram. Inclusive uma sobre a Revista Banzai, que está a começar a desenvolver-se em Portugal, e que a nosso ver é um projeto digno de ser seguido.
Claro que não vamos estar aqui a destacar todas. Contudo, algumas não podemos deixar passar sem lhes dedicar uma palavra. É o caso das “Personagens de Anime“, rubrica que neste momento detém o artigo mais visualizado de todo o site.
Continuando, com tanta música boa que o anime tem, seria um crime não as ir partilhando por cá, daí a existência dos “Openings Fantásticos” e das “Músicas Fantásticas“.
Por fim, é preciso também dar destaque aos “Grandes Momentos de Anime” e aos “Vídeos Fantásticos“, que têm grande margem de progressão. Daqui a uns tempos, podem ser das nossas rubricas mais bem conseguidas.
- Personagens Death Note – Parte III
- Vídeos Fantásticos ptAnime I
- 5 Músicas Anime Fantásticas VI
- 5 Grandes Momentos Anime II
- 5 Openings Anime Fantásticos I
Foram tantas as coisas boas que por aqui engendramos que se torna complicado de mencionar tudo aquilo que desejamos. A satisfação pela nossa prestação neste primeiro ano é enorme e, sinceramente, o ptAnime espera daqui a um ano ser uma referência maior para aqueles que acompanham o Anime e a Manga por cá.
Por falar em Manga, não há como negar que essa tem sido colocada um pouco de lado. Claramente, um aspeto a melhorar no futuro. Infelizmente, o tempo não dá para tudo. Seja como for, há que lutar para melhorar. Este e outros pontos do nosso espaço que andam apagados.
Por exemplo, os episódios semanais andam um pouco ofuscados. Ainda não atingimos o nível pretendido. Contar a história de um capítulo que as pessoas já viram não é o mais importante. O que interessa ali é ter-se a capacidade de avaliar as cenas essenciais dos capítulos e não recontá-las. Isso exige uma maior atenção e percepção de tudo o que se passa naqueles 20 minutos de exibição. Capacidades que, com o passar do tempo, têm vindo a ser melhoradas, e que em breve estarão num patamar com um nível de qualidade bastante aceitável.
No decorrer deste ano, a equipa de trabalho do ptAnime também sofreu algumas alterações. Uma situação que resultou na intensificação de alguns conteúdos e redução de outros. Assim, perdemos um pouco o gás na rubrica “Às Compras pelo Japão“. Por outro lado, isto permitiu à secção dos videojogos relacionados com anime ter um maior número de análises.
Como se costuma dizer, os últimos são os primeiros e a equipa do ptAnime propositadamente deixou os seus leitores para o fim. Não há palavras para agradecer todo o apoio que nos deram neste primeiro ano, tenha ele sido através de comentários, de e-mails, de um “gosto” na nossa página de fãs do facebook, de uma simples visita ao ptAnime, ou de outro modo qualquer. Com estes pequenos gestos, a nossa motivação cresce exponencialmente. Se por vezes estamos demasiado cansados, stressados ou aborrecidos pelo dia que tivemos, todas estas barreiras são ultrapassadas a partir do momento em que nos lembramos de vocês.
Se hoje cantamos os parabéns ao ptAnime, a verdade é que, indiretamente, estamos a cantá-los a todos os nossos fãs, pois sem eles este projeto não seria a mesma coisa. Queremos ir bem mais longe, e com o vosso apoio tudo será bem mais fácil. Muito obrigado a todos!