A 24 de abril 2023, o jornal Asahi Shimbun anunciou os vencedores para a 27ª edição dos Tezuka Osamu Cultural Prize Awards.
Os galardões comemoram as contribuições do pioneiro mangaka Osamu Tezuka (Astro Boy/Mighty Atom, Kimba the White Lion/Jungle Emperor, Phoenix, Black Jack) ao reconhecer os manga que melhor seguem a sua tradição.
27th Tezuka Osamu Cultural Prize anuncia Vencedores:
Grande Prémio:
Yuria Sensei no Akai Ito
Título em Inglês: Yuria’s Red String
Autor: Kiwa Irie
Editora: Kodansha
Publicação: 2018-2022
Licença em Inglês: — —
O manga segue Irie de 50 anos, uma bailarina de ballet que se iniciou na arte através da sua irmã muito tempo antes. Agora, vive uma vida simples, mas feliz, ensinando artesanato e vivendo com o seu marido, que é escritor. Após uma emergência médica do seu marido, devido a uma hemorragia, Irie apressa-se a ir para o hospital onde se depara com uma misterioso jovem ao lado do seu esposo. Quando o seu marido não acorda, o jovem confessa-se enquanto o amante deste.
Prémio Novo Criador:
Danchoutei Nichijou
Título em Inglês: Life in the House of Grief
Autor: Ganpu
Editora: Shogakukan
Publicação: 2021-presente
Licença em Inglês: — —
O manga autobiográfico narra a luta do autor Ganpu contra o cancro, a qual já dura há três anos, pouco depois de um dos seus volumes manga ter recebido reimpressão devido a vendas em janeiro de 2019.
Prémio Obra Curta:
Onna no Ko ga Iru Basho wa
Título em Inglês: The Places Where Girls Exist
Autor: Ebine Yamaji
Editora: Kadokawa
Publicação: Janeiro 202 -Junho 2022
Licença em Inglês: — —
O manga conta uma série de curtas histórias sobre raparigas de 10 anos provenientes de vários países – tais como Arábia Saudita, Marrocos, Índia e Japão – com diferentes religiões, culturas, e valores.
Adicionalmente, Kazuo Umezu venceu um prémio especial à conta de Zoku Shingo: Chiisana Robot Shingo Bijutsukan (Sequel Shingo: Small Robot Shingo Art Museum) de 2022, a sua primeira nova publicação em 27 anos. A obra é uma sequela do seu manga Watashi wa Shingo (My Name is Shingo), tratando-se de uma série de 101 pinturas em acrílico.
O jornal Asahi Shimbun agendou uma cerimónia de entrega de prémios para Tóquio, no dia 8 de junho. O vencedor do Grande Prémio receberá uma estátua de bronze e 2 milhões de ienes (cerca de 17 mil euros), enquanto os outros vencedores terão direito também a uma estátua de bronze e a 1 milhão de ienes (cerca de 8 mil euros).
O comité deste ano – que constituído por Osamu Akimoto (criador de manga), Machiko Satonaka (criador de manga), Minami Takahashi (entertainer), Yukiko Tomiyama (escritor e instrutor na Universidade de Arte e Design de Tohoku), Shōhei Chūjō (professor e erudito), Nobunaga Minami (crítico manga) e Taro Yabe (cómico e criador de manga), – selecionou os nomeados através de títulos recomendados por especialistas e funcionários das livrarias. Para ser elegível, o manga teve que ter um volume compilado publicado em 2022.
No ano passado, estiveram nomeados 9 títulos, tendo o Grande Prémio sido atribuído a Chi -Chikyuu no Undou ni Tsuite-, de Uoto.
Artigos Relacionados:
27th Tezuka Osamu Cultural Prize revela Nomeados
25th Tezuka Osamu Cultural Prize anuncia Vencedores
24th Tezuka Osamu Cultural Prize anuncia Vencedores
Fonte: Anime News Network
Comentários sobre post