Olá a todos! Eu sei, eu sei… Já estamos no quarto episódio de Boogiepop wa Waranai e aqui estou eu ainda a escrever sobre o primeiro episódio… Desculpem pelo atraso, mas esta temporada tem sido… No mínimo, difícil.
De qualquer das formas, assim que o Anime saiu, vi logo o episódio. Adoro Anime psicológico e com um twist mais obscuro. Portanto, posso dizer que estava bastante curioso para começar a ver este Anime.
Eu sei que Boogiepop é uma re-adaptação de um Anime mais antigo, Boogiepop Phantom. Isto quer dizer que pessoas que tenham visto o original conseguirão entender melhor o que está a acontecer. No entanto, para quem tropeçou nesta obra e decidiu ver do que se tratava, o primeiro episódio acabou por ser um pouco all over the place.
Não me interpretem mal! Consigo entender qual o objetivo e qual a direção que os criadores seguiram. O principal objetivo deste primeiro episódio foi a introdução de Boogiepop, como também iniciar alguns rumores/imagens intrigantes para nos fazer voltar no próximo episódio. Agora, se a audiência realmente se sentiu intrigada em vez de confusa, isso aí já outra história. Para os que não sabem de todo o que estou a falar, podem ver aqui a sinopse no MAL. Podem também ler a análise do Novel onde se baseiam as duas adaptações.
O Anime atual parece-me estar na fasquia do mediano. A animação não é nada de tirar a respiração e, embora entenda o porquê de terem ido para uma animação mais adulta, não parece assim tão espantosa. Quando falamos do áudio, então diria que é abaixo do mediano. Não é que a música de fundo seja má, mas houve alturas em que a música parou de uma forma abrupta que causou alguma estranheza.
Mas, vamos às 3 razões pelas quais Boogiepop me confundiu.
3 Razões que Fizeram o Primeiro Episódio de Boogiepop wa Warawanai Confuso
1. O Pace
Primeiro de tudo, provavelmente este é o primeiro Anime onde vejo 2 personagens a conhecerem-se, não terem qualquer tipo de interações profundas e chamarem-se de amigos pelo final do episódio. Se formos a ver, ao longo do episódio parece que passaram alguns dias e não é como se as nossas personagens principais estivessem 24 horas uma com a outra. Eles encontram-se de tempos em tempos e maioria só tem algumas interações rápidas sem um sentido profundo. Desta forma, parece estranho que se chamem amigos no fim do episódio.
Mas, não é aí que acaba. Boogiepop diz que apareceu por causa de um problema que estava a decorrer na escola. No entanto, ela acaba por ir embora sem fazer algo que de facto se traduz em resolver esse problema. Na minha opinião, isso tem algo a ver com as pistas que nos foram dando que explico mais abaixo. Mas, se estiverem a ver o Anime só por vê-lo, sem estarem a pensar escrever um post após o assistir, isto acaba por ser confuso.
Depois, temos a mudança de plot onde algumas cenas são sobre outra rapariga da escola, com uma história que está a decorrer paralelamente naquele momento (embora acaba por se interceptar). Irei falar sobre isto com maior detalhe em baixo. No entanto, deixarem cair o nome de uma personagem a meio do episódio que ainda não apareceu em cena de uma forma tão suave irá fazer com que a audiência disperse e pense de quem raio estão a falar e se perderam alguma informação no início do episódio.
2. A História “Paralela”
Penso que nem todos chegarão lá ao ver só o primeiro episódio. Mas, enquanto a nossa personagem masculina, Takeda, procura entender quem (ou o quê) é Boogiepop, existe uma história “paralela” a acontecer ao mesmo temo. A história de Kirima Nagi.
Kirima Nagi é a personagem que aparece no fim do episódio. No entanto, a meio do episódio, podemos ver umas raparigas a perguntar a Kazuku Suema, a especialista de perfis de assassinos da turma se ela pensa que Nagi é uma assassina.
Começar 2 histórias no primeiro episódio, especialmente como foi executado, é bastante confuso. Mesmo que estas histórias sejam para se interligar mais tarde. A ideia é apresentar alguns rumores e pistas, algo normal em obras de mistério. No entanto, ainda é demasiado cedo para a audiência pensar no que virá no futuro… Isto é, ainda estamos a tentar entender o que raio está a acontecer no presente!
De qualquer das formas, depois de Nagi aparecer no fim do episódio consegui compreender a explicação por trás. Como disse anteriormente, a Boogiepop vai-se embora a dizer que acabou por não ter de fazer nada para o problema se resolver. Pouco tempo depois, Touka Miyashi, a rapariga que Boogiepop possui (ou algo do género) conhece, por acaso, Nagi. Este encontro tem de significar algo.
Portanto, a minha ideia é, tendo em conta os rumores e o encontro, penso que Nagi foi a pessoa que matou o rapaz que andava a matar as raparigas da escola. Não sei se Nagi também está possuída por algo parecido com Boogiepop ou se ela é simplesmente um anjo da justiça que irá defender a escola/cidade/humanidade do mal.
3. O Comportamento de Takeda, a Personagem Principal Masculina
Se calhar sou só eu, mas se um dia o meu namorado deixasse de responder às minhas mensagens e depois o fosse encontrar no meio da rua vestido com roupas estranhas a ajudar um moribundo, iria ficar assustado. Mas o Takeda não! O Takeda leva toda a cena de uma forma bastante calma, o que me confunde um pouco.
Basicamente, quando fica a saber que a namorada dele é agora Boogiepop, ele calmamente vai até à biblioteca ler livros sobre transtorno dissociativo de entidade. Depois, quando descobre que afinal Boogiepop é algo que a está a possuir, de novo, aguenta-se bem. Quero dizer, este homem é feito de ferro! A parte mais engraçada foi vê-lo a sentir-se triste quando Boogiepop anuncia que se vai embora (o que significa que a namorada vai voltar a ter consciência do seu próprio corpo).
Como personagem, ele simplesmente não faz sentido para mim. Não deveria ter ficado um pouco mais assustado com o que se estava a passar com a namorada? Mesmo que ele não demonstrasse isso, pelo menos não deveria ter ficado feliz por saber que a namorada vai voltar a ser ela mesmo? Quero dizer, perseguir criminosos não deve ser a coisa mais segura de sempre, certo?
Portanto… Sim, tenho que dizer que Takeda é uma confusão de personagem.
Conclusão
Mesmo com isto tudo, a premissa de Boogiepop wa Warawanai parece promissora. Além disso, também gostei dos frames rápidos onde podíamos ver as raparigas a morrer. Deu-me aquela vibe de Persona 4.
No entanto, o primeiro episódio foi muito confuso. Mas, irei continuar a seguir o Anime (nem que seja até ao terceiro episódio para fazer primeiras impressões). Portanto, vamos ter a esperança que tudo irá fazer sentido no próximo episódio.
E vocês? O que acharam do primeiro episódio? Digam tudo nos comentários 🙂
Até à próxima!
(Post escrito originalmente no meu site pessoal)