Neste dia 30 de outubro, a franquia Shin Megami Tensei celebra os seus 30 anos desde o lançamento do primeiro jogo, em 1992. No decorrer dos próximos dias, falaremos um pouco desta franquia enorme, desde os seus começos aos títulos mais recentes, colocando tudo numa timeline concisa para o leitor poder jogar os jogos de maneira cronológica, se assim o desejar.
30 Anos de Shin Megami Tensei – O Início
Muitos não sabem deste facto, mas a verdade é que Shin Megami Tensei (1992) não é o primeiro jogo da série. Aliás, o começo desta franquia nem começou como jogos, acreditem ou não!
Em 1986, Aya Nishitani iria começar uma série de livros que iria misturar elementos de fantasia, ficção-científica e até de mitologia e demonologia. Esta série de livros iria se chamar Digital Devil Story com apenas três volumes (Goddess Reincarnation, Warrior of the Demon City e Demise of the Reincarnation).
Esta série de livros teria também uma série sequela, New Digital Devil Story com seis volumes (Goddess of Enchainment, Queen of the Ice Fields, Planet of the Devil, Wrath of the Young Emperor, Eternal Goddess e Bonds of Reincarnation).
Depois do lançamento do primeiro livro (Digital Devil Story: Goddess Reincarnation), duas desenvolvedoras no Japão decidiram começar a trabalhar nos seus jogos baseados nos livros. O primeiro jogo a sair seria Digital Devil Story: Megami Tensei, da Telenet, em julho de 1987, um ano depois do lançamento do primeiro livro. Este jogo sairia originalmente para a MSX.
Infelizmente esse jogo acabou por ser um fracasso quando a 11 de setembro do mesmo ano, outro jogo baseado no mesmo livro, saiu para a Famicom, por uma pequena desenvolvedora chamada Atlus, publicado pela Namco. Com o mesmo nome, Digital Devil Story: Megami Tensei iria provar ser um sucesso, não só maior que a versão da Telenet, mas ainda maior que o próprio livro original.
Digital Devil Story: Megami Tensei (1987)
Este jogo ocorre depois dos dois primeiros livros de Nishitani, mas não sendo necessária a sua leitura, visto que o jogo dá todo o contexto necessário. A história começa quando Lucifer, um lorde dos demónios, rapta a deusa Izanami (daí o título Megami Tensei, que significa Reencarnação da Deusa).
Lucifer leva-a para o Monte Shirasagi, onde ele conjura um enorme labirinto, o Daimakyuu (Grande Palácio do Submundo). Ele também renasce outros lordes demónio que haviam sido já mortos nos livros, nomeadamente Set e Loki, que se tornam os seus capangas.
O protagonista e reencarnação do deus Izanagi, Akemi Nakajima e a deuteragonista Yumiko Shirasagi, a reencarnação da deusa Izanami, entram neste labirinto para salvar Izanami e derrotar Lucifer. A tarefa não seria possível sem o Demon Summoning Program de Akemi, que lhe permite usar demónios a seu favor e também guardá-los como dados para os invocar mais tarde.
Digital Devil Story: Megami Tensei II (1990)
Depois do enorme sucesso do primeiro Megami Tensei, a Atlus acabou por aprovar o desenvolvimento de uma sequela, com a bênção de Nishitani. Três anos depois, a 6 de abril, Megami Tensei II saía para a Famicom. Este seria o primeiro da franquia a introduzir o, agora veterano da série, Kazuma Kaneko como o artista principal.
Este jogo começa no ano 199X, após o mundo ser destruído por bombardeamentos incessantes de mísseis, num evento chamado o Grande Cataclismo. Devido a isto, os sobreviventes deste desastre viveram em abrigos especializados. O jogador é então introduzido ao tempo presente, o ano 2036, onde dois amigos jogam “Devil Busters” no abrigo número 3 de Keihin.
Pouco após derrotarem o primeiro boss do jogo, o Minotaur, os dois rapazes tiram o selo duma estátua que revela o demónio Pazuzu que diz ser um mensageiro de Deus. Este demónio então oferece aos rapazes o Demon Summoning Program na esperança que os rapazes possam derrotar Bael numa ameaça por vir. Os rapazes não têm tempo de processar tal informação, visto que o seu abrigo é repentinamente atacado por demónios. Os rapazes aceitam a tarefa de Pazuzu e decidem salvar o mundo.
Mais tarde, os rapazes conhecem a Bruxa da Torre de Tóquio que se junta ao protagonista. Um desentendimento entre o herói e o seu amigo faz com que se separem, o amigo tornando-se no Dark Hero e tentando repetidamente impedir os avanços dos heróis.
Viajando os dois juntos, o protagonista e a bruxa começam a colecionar os Sete Pilares de Solomon, mas nesta demanda o herói perde o braço, Pazuzu é morto e Bael mata o Dark Hero, sendo derrotado a seguir pelo protagonista, como vingança. O que o herói não sabe é que Bael não morre. Ele torna-se num sapo e segue os heróis na sua demanda.
Com a ajuda do demónio Masakado, os dois usam os Sete Pilares para ganharem acesso ao Makai, o mundo dos demónios. Aí, eles começam a derrotar os Lordes à medida que avançam, até chegarem aos Lost Woods e a bruxa ser raptada por Astaroth e ser levada para o seu castelo e ser eventualmente salva pelo herói.
No Mount Fear, os dois confrontam Beelzebub, que se funde com Bael, para se tornar Baal. Após se entenderem, Baal consegue convencer Lucifer que os heróis têm boas intenções e juntam-se a eles. Com Lucifer na equipa, os heróis voltam a Tóquio para investigarem um dos poucos negócios ainda abertos no Japão, a Suzuki Company Ltd.
Aí, eles encontram uma cabeça decapitada que lhes diz que o dono da companhia não é um humano normal e que deviam ter cuidado com ele. A equipa aumenta com a adição de Asura, que Lucifer torna em Ahura Mazda.
Após matarem Belphegor, a equipa conhece o líder da companhia, o senhor Suzuki, que revela ser, na verdade, Satan, a figura responsável pela Guerra Nuclear de 199X e também pela invasão de demónios.
Depois de uma luta enorme, a equipa é teleportada para a presença de um ser chamado YHVH (pronunciado Yehowah ou Yahweh). YHVH dá uma escolha ao herói e à bruxa: trair Lucifer e tornarem-se em deuses, ou enfrentarem-no numa luta fútil.
Se o jogador escolher seguir o True Ending, os heróis derrotam YHVM sendo transportados depois para a casa do protagonista, no abrigo. Lucifer reúne todos os demónios, ajuda a Humanidade a reconstruir-se e regressa com os demónios para Makai. O herói e a bruxa voltam à superfície e veem o poder e a vida da Terra a voltar às ruínas de Tóquio. Com este final, a história termina aqui, mas não é isso que queremos…
Na verdade, o final que conecta com Shin Megami Tensei é, na verdade, o Bad Ending, onde o herói e a bruxa aceitam a proposta de YHVH e traem Lucifer, tornando-se deuses e sendo levados para o Heaven. Isto, causa a destruição da Terra, e não só…
O consenso é que num último ato de rebelião contra YHVH, Lucifer usa o poder de todos os demónios para implodir e então explodir o Universo. Em vez de terminar com a Existência, este evento acaba por criar um Multiverso cheio de opções e finalidades, um destes Universos acabando no True Ending. Noutro Universo, os eventos de um próximo jogo ocorrem.
Ambos Megami Tensei e Megami Tensei II foram refeitos e relançados para a Super Famicom a 32 de março de 1995, com o título Kyūyaku Megami Tensei: Megami Tensei I – II.
No próximo artigo, começamos então a entrada do Shin Megami Tensei e do seu Multiverso cheio de aventuras, demónios e mais plot twists que qualquer outra franquia! Não se esqueçam de trazerem os vossos Demon Summoning Programs para a próxima que ainda há muitos demónios para conhecer.
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