A pirataria online de conteúdo de entretenimento japonês, incluindo manga, anime e videojogos, causou perdas de cerca de 2 biliões de ienes (mais de 13 mil milhões de euros) em 2021, tendo tido um aumento de cinco vezes desde 2019, de acordo com um estudo de um organismo de controlo com sede em Tóquio.
A Content Overseas Distribution Association (CODA) acredita que o forte aumento foi imputável ao facto de as pessoas passaram mais tempo dentro de casa a ver conteúdos de entretenimento durante a pandemia, bem como a uma maior aceitação dos serviços de streaming.
O inquérito, publicado a 21 de Abril de 2023, cobriu quatro categorias de entretenimento: vídeo, conteúdo publicado, videojogos e música. Com base em estudos de mercado e questionários de consumidores, a Associação estimou que as perdas para os titulares de direitos ascenderam a entre 1.9 e 2.2 biliões de ienes.
36 Sites Anime Piratas foram fechados no Brasil
Com o objectivo de impedir a violação dos direitos de autor dos conteúdos multimédia japoneses, a CODA foi fundada em 2002 com o apoio do Ministério da Economia, Comércio e Indústria e da Agência para os Assuntos Culturais. Os seus membros incluem empresas de cinema, música e animação. Desde 2021, a Associação tem intensificado os seus esforços para reprimir os sites piratas de anime, colaborando com especialistas em cibersegurança e concentrando-se na identificação dos operadores por detrás dos sites ilegais.
Em sinal da sua crescente eficácia na repressão da pirataria, a Associação revelou a 20 de Abril de 2023 que as autoridades no Brasil haviam encerrado 36 sites que alojavam anime pirateado para os residentes no país. De acordo com a mesma, este é o primeiro caso de sites estrangeiros que albergam conteúdos para visualização local a serem encerrados depois dos seus membros, como a Toei Animation Co., Toho Co. e a Bandai Namco Filmworks Inc., terem apresentado as respectivas queixas.
Estes websites, bem como outros nove relacionados, foram encerrados, como por exemplo o “Goyabu.com” e o “Animeyabu.com”. Através de negociações com os operadores de outros sites piratas, mais 18 foram fechados, enquanto cinco foram encerrados voluntariamente, de acordo com a CODA.
Desde 2019 o governo brasileiro tem feito a “Operação 404” para combater a pirataria no país.
De acordo com a Associação, os 36 websites foram acedidos cerca de 83 milhões de vezes por mês entre Dezembro do ano passado e Fevereiro deste ano. Em Março deste ano, a CODA informou também que as autoridades chinesas encerraram um importante website chinês que hospedava anime pirata para residentes no Japão.
Artigos Relacionados:
Chainsaw Man e BLEACH entre os Anime mais Pirateados nos EUA
Shueisha reage à Descoberta de Manga Erótica Pirateada no Histórico de Editor de One Piece
Attack on Titan – Último Capítulo está Finalizado e Editores lutam contra Pirataria
Fonte: The Japan Times
Imagens: COPYRIGHT © 2022 CODA.
Comentários sobre post