4º Aniversário do ptAnime!

por Renato Sousa
4º Aniversário do ptAnime

Parece que foi ontem que estava sentado na mesa da cozinha a escrever o meu primeiro artigo para este site, já depois da ideia ter surgido de forma repentina e de ter suscitado uma pequena conversa com os dois amigos que me ajudaram a dar forma ao ptAnime logo ali. Desde essa madrugada até este preciso momento muita coisa aconteceu. Uma panóplia de aventuras que permitiram a este projeto crescer e ser capaz de superar os obstáculos que foram surgindo. E se nessa altura, a 8 de setembro de 2011, pensava com mais emoção do que racionalidade que o ptAnime ia ser uma aposta de valor, preenchida pelo amor e dedicação da sua equipa de trabalho e seus seguidores, então hoje posso dizer com convicção que esta história vai ser muito longa. Com este artigo termina apenas o seu quarto capítulo, definido como mais uma aventura de 365 dias com final feliz. Sem me alongar muito mais nesta já extensa introdução, vamos então recordar os últimos grandes acontecimentos e projetar algumas das cenas de mais um ano de trabalho que começa dentro de poucas horas.

 

Primeiro a tempestade, depois a bonança

Foi em finais de janeiro passado que o ptAnime teve que enfrentar uma dificuldade de nível elevado, para a qual não estava preparado para reagir a tempo e horas e que ainda hoje obriga a um trabalho extra todos os dias. Por desleixo de uns e maldade de outros, o site do ptAnime acabou por ter alguns dos seus ficheiros danificados e com vírus, o que não nos deu alternativa a não ser fechar o site durante umas semanas. Só conseguimos colocar o site novamente online em meados de fevereiro, com a dura consequência de ter de republicar os cerca de 2000 artigos que tinham sido escritos até à data. Um trabalho ainda hoje em execução e que nunca poderia ter sido descartado, pois todos esses artigos fazem parte da história do ptAnime. Quem nos acompanha há mais de ano sabe que muitos artigos que outrora encontrava no site agora não estão por lá. Mas tudo a seu tempo! Aos poucos eles vão regressando. Todos eles!

Visto que tínhamos o site em baixo logo no arranque de 2015, tentamos colher algo de positivo de toda esta situação. Ou seja, aproveitamos para dar uma nova cor e uma nova vida ao ptAnime através do tema do WordPress “Rigel” que se encontra ativo neste sítio web. Menos mal, uma vez que o site há muito pedia um novo visual.

 

Equipa ptAnime | Crescimento em sintonia com profissionalismo

Quando se fala em crescimento de um projeto, desde logo convém assinalar que a esse processo está inerente o alargamento da sua equipa de trabalho. Na generalidade é assim que funciona e o ptAnime não foge à regra, neste caso. Com mais entradas do que saídas no último ano, o ptAnime consegue, cada vez mais, ter notícias atualizadas sobre as diversas categorias incluídas no site. Mas sobre a redação falaremos já de seguida, até porque essa função engloba muito mais que a tradução de notícias.

Mais do que essa secção onde a escrita tem melhorado a olhos vistos, importa aqui realçar o trabalho dos designers e fotógrafos que recentemente se juntaram ao ptAnime, cujo o trabalho de grande valor que têm desempenhado neste espaço passa muitas vezes despercebido aos leitores. Lembrem-se das imagens e das fotografias dos eventos que visualizaram no nosso site e na nossa página do facebook, pois eles merecem esse reconhecimento pelos seus trabalhos categóricos. Queremos ir o mais longe possível, queremos ter qualidade em todas as áreas de trabalho com as quais nos comprometemos e, por isso mesmo, têm surgido estas novas apostas onde já se nota profissionalismo nos trabalhos executados para agrado de todos.

 

Loja ptAnime | Aposta no vestuário de Anime

A grande implementação a assinalar neste último ano diz respeito à Loja do ptAnime. Um espaço dedicado à venda e confeção de vestuário de Anime que visa facilitar a aquisição deste tipo de produtos aos adeptos do universo Anime. Por ser a aposta significativa do ptAnime mais recente, temos muito a melhorar nesta área, ainda que os feedbacks recebidos até à data tenham sido positivos. É nossa intenção continuar a ouvir os nossos clientes no final de cada venda efetuada com vista a descobrir os pontos mais frágeis do nosso serviço.

Em paralelo com o sistema de vendas, de quando em vez fazemos uso da página do Facebook da Loja ptAnime para sortear T-Shirts, com vista a que alguns dos nossos visitantes tenham a oportunidade de desfrutar dos nossos produtos sem qualquer tipo de custo. Ainda sem grande estabilidade, os próximos 12 meses serão fulcrais para a afirmação da Loja ptAnime.

 

Artigos ptAnime | Portefólio 2015

Como dizia há pouco, os redatores do ptAnime iriam ter o seu próprio espaço neste artigo de aniversário. Ser redator no ptAnime é muito mais do que escrever e traduzir simples notícias que todos os dias vão circulando entre os fãs deste tipo de entretenimento. Há que elaborar reportagens de eventos onde o ptAnime marca presença; escrever artigos de opinião que nos permitam interagir com os nossos leitores; publicar análises detalhadas a obras de Anime, Manga, entre outros estilos; conceber artigos que nos permitam conhecer melhor a Cultura (Japonesa) que envolve os temas deste projeto e cujo país muitos anseiam um dia poder visitar;

Felizmente a diversidade existe no ptAnime, tendo nós alguns elementos mais focados numas áreas e outros noutras, e sempre em conta os gostos de cada um. Afinal de contas, o melhor trabalho é aquele que é feito com amor e paixão. De forma a justificar este subtítulo, segue-se então um pequeno conjunto de artigos publicados pelo ptAnime no último ano, que ainda hoje são motivo de referência e enchem de orgulho os seus criadores:

 

Reportagens

 

Análises

 

Notícias

 

Cultura Japonesa

 

Manga

 

Rubricas / Opinião

 

ptAnime

 

ptAnime 2016 | Promessas e Perspetivas

Chegada a altura de projeção do futuro, isto é, daquilo que vai ser o próximo ano de trabalho do ptAnime, entre as muitas ideias que só serão conhecidas mais lá para a frente, desde já vos posso garantir algumas coisas, nomeadamente:

  • O regresso do Balanço Mensal ptAnime – rubrica dos anos 2011 e 2012 em que era feita uma análise pública ao crescimento do ptAnime em termos de visitas ao site e de expanção do projeto nas Redes Sociais;
  • Análises aos últimos volumes manga lançados no mercado do Ocidente de séries como One Piece e Attack on Titan. Pelo menos estas duas estão garantidas;
  • Manutenção dos Concursos no Site e dos Give-Aways na Página do Facebook do ptAnime.
  • Intensificação do número de artigos publicados nas várias rubricas existentes, que por força de outros trabalhos prioritários têm sido um pouco “encostadas para canto” pela Equipa de Redação;

 

4º Aniversário do ptAnime

 

Por fim, ao olhar para a lista de ideias a implementar que continua a ser de grande escala, para a equipa de trabalho que não pára de crescer em quantidade e qualidade, para o aumento das vendas da Loja ptAnime no último mês, e pelo agrado notório dos leitores em função dos mais recentes artigos publicados, não tenho alternativa a não ser projetar o próximo ano como o de maior sucesso que o ptAnime vai ter desde que nasceu.

Claro que para já só estão à vista coisas boas e falta aqui incluir os obstáculos inesperados. Todavia, quando se têm reunidas todas estas condições e a elas se junta todo o apoio recebido dos nossos seguidores ao longo destes quatro anos … sinceramente não me parece que haja adversidade que resista. Lembra-te que tu, leitor e seguidor do ptAnime, és a nossa maior fonte de motivação, a referência em torno da qual trabalhamos e que temos sempre em consideração quando decisões importantes são tomadas. Por estes motivos e outros mais, esta é também a altura certa para te fazeres ouvir, para dizeres aquilo que pensas. Aqui, a tua opinião conta!

Em nome de toda a equipa de trabalho que faz parte deste projeto, agradeço o teu apoio e a tua visita a este espaço, pois são esses comportamentos que sustentam e dão vida à nossa comunidade em crescimento. Parabéns ao ptAnime! Parabéns a vós! Vamos celebrar em conjunto a passagem de mais um aniversário.

 

Renato Sousa,
CEO ptAnime

 

4 comentários


Também deverás gostar de

4 comentários

Stratos 11 Setembro, 2015 - 21:10

Muitos parabéns (atrasados) pelo vosso quarto aniversário! Que continuem com o vosso bom trabalho por mais quatro (e mais!) anos.

Responder
Renato Sousa 11 Setembro, 2015 - 21:32

Muito Obrigado Stratos!
Vamos trabalhar nesse sentido 😀

Responder
Leandro Santos 15 Setembro, 2015 - 0:29

os parabéns atrasados..

todos os dias cá venho, leio com frequência mas comento pouco, pois também não vejo tanto anime quanto aquele que queria. a falta de tempo é um problema 😀
mas tento sempre comentar já que isso é o que vos motiva..

quero agradecer pelo árduo trabalho e que continuem assim pois vão num excelente caminho, e que este novo ano seja ainda melhor que os anteriores

Responder
Renato Sousa 15 Setembro, 2015 - 19:52

Olá Leandro,
obrigado 🙂

Sem dúvida, os comentários e os vossos incentivos motivam muito a nossa equipa.
Não tens nada que agradecer, vamos continuar a trabalhar para que daqui a um ano estejas ainda mais satisfeito 🙂

Responder

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.