Através de muitos estilos diferentes, anime apresenta diversos tipos de histórias, seja para refletir, chorar ou simplesmente rir.
O anime é uma das formas de entretenimento japonês mais difundidas pelo mundo; os assuntos e as histórias são cativantes e podem agarrar qualquer um à narrativa, fazendo com que os espectadores se apaixonem, odeiem e chorem pelos seus personagens favoritos. Embora o formato esteja em alta nas últimas décadas, a sua história remonta ao início do século XX. Antes do advento do cinema na Europa e respectiva exportação para o resto do mundo, o Japão tinha como costume de entretenimento a tradição de contar histórias utilizando placas ou papéis pintados com personagens e cenas contadas pelo narrador, iluminados por trás por uma lanterna, para criar projeções nas paredes – essa técnica era conhecida como utsushi-e.
Por volta de 1907, surgem as primeiras animações curtas; a primeira, chamada de “katsudō shashin”, mostrava em apenas 50 quadros um pequeno rapaz, escrevendo em uma lousa 4 ideogramas. A partir de 1916, começam as primeiras apresentações públicas de anime. Vale ressaltar que para o Japão qualquer animação ou desenho animado é chamado de anime, não precisa necessariamente ter sido produzido no Japão, ou seja, um filme da Disney é considerado um anime.
Na década de 70, com a popularização da televisão, os anime conquistaram mais espaço e começaram a desenvolver narrativas que fugiam das histórias tradicionais japonesas, passando a contar sobre viagens espaciais, robôs gigantes, alienígenas, etc. Na década de 80, inicia-se a chamada Era de Ouro dos anime, com a criação de inúmeras obras de arte do género, que dura até os dias atuais.
Para quem se interessou pelo assunto, seguem 5 animes recomendados para quem quer conhecer mais sobre as animações japonesas.
Yu Yu Hakusho
A história desta animação acompanha o jovem Yusuke Urameshi, um delinquente que não gosta da escola em que estuda. Porém, todos são surpreendidos quando Yusuke dá a própria vida para evitar que um pequeno rapaz seja atropelado. À chegada no mundo espiritual, os agentes e as autoridades não sabem o que fazer com sua alma, consequência do altruísmo inesperado que levou à sua morte.
Portanto, dão uma nova chance a Yusuke voltar ao mundo dos vivos, só que atuando como um detetive sobrenatural, que investiga e combate forças perigosas de outros planos que agem sobre a Terra. Considerado um clássico da década de 1990, o anime possui 112 episódios.
Sakamichi no Apollon
Este anime de apenas 12 episódios conta a história de Kaoru Nishimi, um estudante que não possui muitas amizades, devido às mudanças constantes de cidade que a sua família faz, consequência do emprego do pai. A história passa-se durante o verão de 1966, quando a família chega à cidade de Sasebo, na província de Nagasaki.
No primeiro dia de aulas, conhece um colega de aula chamado Sentarō Kawabuchi, conhecido como o delinquente do colégio, porém, os dois se aproximam por partilharem a mesma paixão: o jazz. Os dois amigos começam a frequentar lojas de discos e conhecem uma jovem mulher chamada Ritsuko Mukae, cuja família é a proprietária da loja. A partir desse momento, o espectador acompanha o desenvolvimento da relação de amizade entre os três colegas, ao longo de vários anos do período escolar.
Food Wars! Shokugeki no Souma
Este anime centra-se no mundo da culinária, acompanhando a vida do jovem cozinheiro Soma Yukihira e do seu percurso para se transformar num dos maiores chefs de cozinha do mundo.
O anime inicia-se com Soma a trabalhar no restaurante da sua família, quando é desafiado pelo pai a ingressar na Academia de Culinária Totsuki, uma universidade de gastronomia onde apenas 10% dos alunos são aprovados; recheadas de tramas e provas dificílimas, as cenas de preparação das refeições deixam qualquer um com água na boca. O anime possui 75 episódios.
Kimi ni Todoke
Kimi ni Todoke é um anime indicado para quem gosta de histórias com romance adolescente e umas pitadas de humor. A história acompanha Kuromuna Sawako, uma jovem estudante de uma escola em tempo integral que não possui habilidades sociais; a sua estranheza e falta de humor assusta as pessoas quando tenta fazer amizade.
Tudo isso muda quando Sawako se tenta aproximar de Kazehaya Shouta, o jovem rapaz mais popular da escola; a aproximação gera uma nova amizade, e os outros colegas começam também a aproximar-se dela, a qual descobre o que é realmente a amizade e descobre também o amor pela primeira vez, junto de frustrações e dramas. A animação possui duas temporadas, totalizando 38 episódios.
One Punch Man
Por último, não poderia ficar de fora da lista o anime One Punch Man. O anime de comédia é uma sátira aos estilos de animação japoneses, parodiando enredos e personagens que muitas vezes se repetem em obras distintas. A história passa-se em cidades japonesas fictícias que são atacadas frequentemente por monstros. O personagem principal Saitama, após treinar por anos e ficar careca de tanto treinar, desenvolveu uma superforça que permite que vença qualquer oponente com apenas um soco. Porém, com todo esse poder, Saitama ficou aborrecido e busca sempre oponentes mais fortes.
Após conhecer um ciborgue chamado Genos, que se intitula discípulo de Saitama, a dupla de amigos vai em busca da Associação de Heróis para se tornarem oficialmente heróis; o motivo de Saitama é simplesmente conseguir esse emprego para poder pagar a renda do seu apartamento, sem ter o esforço de um emprego real.