A franquia de Pokémon faz 20 anos este ano, e os festejos continuam em grande. Lançamentos nostálgicos das versões Red, Blue e Green, tanto nos jogos como noutros formatos de merchandise, lançamentos promocionais semelhantes e até eventos dedicados. Quando o primeiro jogo foi lançado em 1998, ninguém esperava que algo tão contido se fosse tornar num fenómeno tão grande.
Apesar de já termos acesso a imensas gerações, a primeira será sempre a primeira. Esta célebre geração carrega uma lista de populares rumores que nasceram há algum tempo, e ainda persistem até à atualidade. Até porque se olharmos para as restantes gerações, vamos conferir que não geraram o mesmo mediatismo que a sua Geração Mãe.
Sem mais demoras vamos lá visitar alguns dos tão aclamados rumores:
O Mew está escondido debaixo de um camião?
Ainda demorou algum tempo (um bom tempo) para grande parte da comunidade saber o que era o Mew. Antes da Era da Informação, não existia grande conteúdo na Internet (isto para quem a tinha). Muitos de nós atravessamos o jogo sem nunca saber o que era o Mew. Assim que começou a ser mais conhecido, toda gente começou a tentar descobrir onde se encontrava o tão aclamado progenitor do Mewtwo. Supostamente, se conseguissem mover o camião que se encontra perto do S.S. Anne com recurso ao move Strength, um Mew iria surgir. Esta é daquele tipo de tarefas que é mais fácil quando dita, mas na prática nem por isso. Para se conseguir aceder ao camião, o jogador necessita de obter o Cut. Porém, como sabem, para ter acesso a este HM é necessário atravessar o S.S. Anne, ou adquiri-lo através de troca com outro jogador.
Mas bem, deixando isto de lado, o Mew não se encontra debaixo do camião. A única forma de o obter, sem ser através de giveways, é através de um Glitch cheio de passos específicos, que certamente já muitos de vocês o fizeram. Se não o fizeram, e ficaram curiosos, bufem nas vossas cassetes e experimentem:
A música assassina de Lavender Town
Também conhecido por “Lavender Town Syndrome”, é uma espécie de lenda urbana que começou a circular pelas internetes em meados de 2010. Esta afirma que a música original de Lavender Town, uma área do jogo onde se encontra um cemitério de Pokémons, levou jogadores (principalmente crianças) a cometer suicídio. A história afirma ainda que a música foi alterada quando chegou ao ocidente para prevenir mais mortes. Isto não é verdade. A música foi mudada porque existiam notas muito agudas e altas, que foram consideradas irritantes para os jogadores. Deixo-vos em baixo a música original deste local do jogo, se forem muito supersticiosos aconselho que não cliquem no play…
Carregar Up+B no momento certo aumenta as probabilidades de Captura do Pokémon
Não nos façam esse olhar jogadores das novas gerações! Tínhamos razões para acreditar (ou queríamos realmente acreditar) que isto ajudava. Vários combos de teclas eram tentadas no momento de capturar um lendário! Ou naqueles momentos em que dávamos uma olhada aos items e verificamos que o stock de Pokeballs estava pobre?! Smash Button, alguma coisa haveria de funcionar! Mas, infelizmente, não passava de uma crença sem fundamento, nenhuma combinação de teclas ajuda nas probabilidades. A única coisa que ajuda nas probabilidades é o tipo de Ball que é usado, e claro, mantenham sempre um bom stock.
Pikablu é a evolução do Pikachu depois de utilizar uma Water Stone
Mais ou menos aquando o lançamento do Pokémon: The First Movie, é que começaram a ser revelados materiais de design antes de ser lançado o produto final. Nova evoluções e novos pokémons começaram a surgir e os fãs já conseguiam acompanhar as atualizações. Quando surgiram imagens do Marill, não se sabia o nome dele nem origem, mas o seu design semelhante com o Pikachu levantou outras questões. Rapidamente foi designado como “Pikablu”, uma evolução do tipo Água do Pikachu. Quando o jogo foi lançado, este mistério foi rapidamente dissolvido.
Transformar um Dragonite em Yoshi
A culpa maioritária por esta tem raízes na Nintendo. Em 1999, numa das edições da Nintendo Power, a companhia afirmou num artigo que existia um método secreto para substituir os sprites do Dragonite pelos do Yoshi, processo este que envolvia uma troca entre amigos. Muitas crianças leram este artigo, ou tomaram conhecimento desta informação, sem saberem que se encontrava na edição de abril da revista, ou seja, nada mais que uma brincadeira do “dia das mentiras”.
O Ditto é uma tentativa falhada de clonar o Mew
Esta é uma teoria criada por fãs, mas com bastante sentido por isso vale sempre a pena mencionar mais uma vez. O Ditto sempre foi olhado de lado como Pokémon. Porém, este poderá ter uma origem tão ou mais interessante que o Mewtwo. Evidências retiradas do jogo sugerem várias semelhanças entre o Ditto e o Mew, até aqui nada se pode negar. Eles partilham a mesma cor, tanto no formato normal como nas edições shiny, e possuem exatamente o mesmo peso. Algo mais interessante que estas pistas surge com o lançamento do Pokémon Yellow. Nesta versão o Ditto só pode ser capturado na Pokémon Mansion em Cerulean Cave – que é precisamente o local de clonagem do Mewtwo. Junichi Masuda afirmou numa entrevista que cada Pokémon foi desenhado como um Ser único. O que nos deixou na mesma. Será mesmo verdade, ou apenas mais um mito com algum fundamento?
Conhecem mais mitos de Pokémon? Quais os vossos favoritos?
Baseado no Artigo original de Lynzee Loveridge – Anime News Network
Comentários sobre post