Que episódio… nem sei o que dizer! Acho que só não me deixei emocionar e levar pelas lágrimas porque eu sei que o Norman não morreu. Não pode, o meu Norman não se deixa vencer assim. Ainda vos vou provar isso!
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A Despedida | Yakusoku no Neverland – Episódio 10 Opinião
Não me acredito que tenho de esperar mais uma semana para saber a continuação da história. Quero MUITO ir ler o mangá mas estou a tentar conter-me para poder apreciar o anime na “sua plenitude”.
Este episódio foi um verdadeiro soco no estômago do início ao fim e o realizador quis a toda à força fazer-nos chorar pela despedida do Norman. Mas a mim não me enganas tu. Sabem porquê?
Ninguém está 100% morto enquanto Não se Vê o Corpo
Ponto final. Sem corpo eu não acredito que o Norman tenha ido desta para melhor. Eles não tiveram problemas nenhuns de mostrar a morte da Krone de forma “bem gráfica”, bem como a Conny, logo não iriam deixar a morte dele de fora pois seria algo que iria chocar o espetador em dobro. E The Promised Neverland gosta de nos ver sofrer.
Aliado a isto, o Norman deu-nos pistas através desta expressão:
Ele passou pelo portão convencido e já mentalizado de que teria o seu fim. No entanto, após ele entrar, e ao contrário da situação da Krone e da Conny, não existiam ali demónios e a Mãe convidou-o a “esperar” numa sala ali ao lado.
A minha aposta é: o Norman está vivo e por permissão da Mãe.
Pelo facto do Norman ser um espécime super raro da sua colheita, presumo que ele tenha seguido um caminho “equivalente a Mãe” mas para homens. Estou eu a dizer que ele poderá ser um “Pai”, porque bem… alguém tem que fertilizar todas as aspirantes a Mães e presumo que queiram alguém da mais alta qualidade para criar os melhores produtos.
O Norman dava um bom “Pai”. Já estão a imaginar a seguinte situação?
Norman: Emma!
Emma: Norman, estás vivo!
Demónios:
A outra hipótese é ele ter ido para o laboratório ou como cobaia ou como possível médico. Foi possível ver através do passado da Krone que existiam cientistas/médicos homens, logo este também pode ter sido um caminho possível para o Norman. A morgue não foi e eu tenho a certeza disso.
A depressão do Ray e da Emma
O estado em que a Emma e o Ray se encontravam foi desolador. A animação e a banda sonora neste episódio foram extremamente bem conseguidas e não tenho nada de negativo a dizer, como já tive em episódios anteriores.
O pior/melhor foi o anime ter mostrado um capítulo extra do mangá no qual podemos ver a interação do mini Norman, da mini Emma e do mini Ray – KAWAIIIII – e perceber como a amizade entre os três era extremamente forte desde que eram miúdos.
Aliás, foi muito bonito ver que o único objeto que o Norman levou na sua “mala de despedida” foi o telefone com fio, que eles utilizaram quando ele estava doente e sozinho no quarto.
Esta inclusão do capítulo extra foi bastante astuta, pois para além de entendermos melhor a relação do trio maravilha, também deu para cimentar melhor a lagrimazinha no canto do olho.
Contudo, apesar de entender e compreender o estado de revolta e tristeza do Ray e da Emma, tal não me convenceu totalmente. Apesar de eu achar que o Norman não faleceu, a verdade é que os dois personagens não têm a mesma visão que eu e realmente entram num estado de depressão profunda. Contudo, e após o frame final, deu para magicar que talvez isto tudo seja para desarmar a Mãe. É possível perceber que ela vai vendo ao longo do episódio que a Emma e o Ray não têm estado mais juntos, nem mesmo com o Don e a Gilda, ou seja, ela interiorizou que eles desistiram e que já não estão a planear fugir.
Até chega mesmo a parecer que ela retirou estrategicamente o Norman do jogo para causar o caos, uma vez que ele era a peça fundamental que unia o trio. Mesmo não parecendo o Norman era o líder ali e era quem mantinha o plano a funcionar.
No entanto, e devido à última cena do episódio, se calhar posso teorizar que esta depressão apesar de verdadeira foi também estrategicamente utilizada para conseguirem montar um novo plano para fugirem. Com a Mãe já “fora de vista”, deve ter dado para investigar melhor ou pensar em como fazer uso da informação que o Norman deixou após voltar da sua tentativa de fuga.
Fiquei a pensar, será que esta imagem pode ser alguma pista do que acontecerá a seguir?
Não sei como conseguiriam construir um foguete ali dentro, mas eu já espero tudo do anime. Outra coisa que também reparei foi o foco nos pássaros a voar em V.
Para além de poder ser uma pista sobre o futuro, eles fugirem pelo ar, sei lá como…, mas também parece-me ser uma referência aos personagens. Eu tive a pesquisar por alto porque razão os pássaros voam em V e reparei que há quem defenda que as aves fazem isto para facilitar voos longos, uma vez que os mais rápidos e “fortes” ficam à frente e os menos lentos e mais novos atrás. Poderá isto querer referir que o Norman é o líder e o que vai em primeiro a lidar com as dificuldades e todos os outros vêm de seguida a aproveitar os “resultados”.
As informações dadas pela Mãe
Algo que eu desconfiava e que se confirmou neste episódio foi que as Mães realmente são mães, ou seja, têm que ter um filho pelo menos. Isto significa que é possível que o filho dela realmente esteja dentro daquela quinta, tal como eu havia dito, e pode ser um dos três principais. Devido à cor do cabelo, diria que poderá ser o Ray ou então o Phil…
Isto também me dá para teorizar que as Mães têm os filhos que são as novas crianças das casas. Talvez todos os novos bebés sejam das que tentam ser Mães e Irmãs daquele mundo, mas acredito que elas não sabem disso para não criar nenhuma revolta.
Quero mesmo que alguma criança dali seja filho dela para criar um drama estrondoso! Aliás, aquela miúda que se parece muito com a Emma pode ser mesmo irmã dela… Porque a escolha do design tem de ser propositada, não é possível que tenham criado um mini Emma por acaso.
Por outro lado, também adivinhei que ela queria indicar a Emma como futura Mãe. Vê-se que a Mãe tem uma preferência pela Emma e um carinho especial por ela, ao ponto de a querer salvar da morte (talvez por a lembrar de si mesma quando mais nova). A forma cruel como lhe falou foi para fazer com que ela desista, salvando-a tal como a Avó fez um dia com ela. Eu acredito que a Mãe goste das suas crianças, apesar de tudo! São muitos anos a criá-las e sem essa conexão emocional a Mãe se calhar não aguentaria a vida ali.
Foi muito interessante quando o Norman questionou se a Mãe era feliz e ela teve uma reação genuína, fora do controlo que sempre demonstrara até então.
Aqui consegue entender-se que ela não está feliz como afirmou, mas sim que aceitou a situação e renegou os seus desejos (tal como indicou à protagonista). Ela tentou resistir tal e qual como a Emma (já vimos que ela tentou fugir e a Avó conseguiu demovê-la disso), mas decidiu aceitar o desespero para se livrar da dor. Seria bom vermos mais um pouco do seu passado (como aconteceu com a Krone), para entender melhor a sua história.
Eu quero que ela seja uma vilã, mas uma vilã “humanizada”, isto é, que tenha motivos para se ter tornado assim e que não seja a má da fita apenas porque o enredo precisava de alguém nessa posição.
A Despedida do Norman e a Quebra do Modelo Shounen
A despedida do Norman foi uma das cenas mais emocionantes do anime e na qual o realizador quis ter a certeza que sentíamos isso. A ligação entre a Emma e o Norman é extremamente forte, e sabendo nós que ele iria morrer à saída dali, fez com que todas as acções tivessem ainda mais significado.
A Emma realizou bastante bem o seu papel como protagonista de um shounen, com todo aquele discurso da “força da amizade” e que “vamos conseguir fazer tudo apenas porque acreditamos”. Ela mesmo agiu de forma ingénua e nada racional ao tentar até à última que o Norman fugisse, apesar de não ter sido essa a escolha dele.
Todo o drama criado pela Emma foi muito bem realizado e executado e serviu como base para o “balde de água fria” que ela iria ter logo em seguida.
Esta quebra do protagonista em shounen tem a ver com a dinâmica que normalmente é tida em animes do género: o protagonista faz o seu discurso dramatizado, às vezes com choro no meio, de como ainda é possível resolver as coisas. E vemos que, mesmo completamente derrotado, normalmente tudo termina bem, o que não foi o caso.
Eu gostei de como a história se desenvolveu neste ponto, no qual o discurso da Emma foi interrompido pela dura realidade proferida pela Mãe.
A Animação e a Banda Sonora
Algo que eu tenho que dar os parabéns, apesar de ter já criticado, são as vertentes da animação e da banda sonora neste episódio.
O uso do silêncio e da música nos momentos certos e ainda a utilização de cores adequadas às emoções transparecidas no momento, bem como certos enquadramentos, elevaram o episódio a outro nível.
Por exemplo, as cores frias para demonstrar a tristeza, infelicidade e depressão.
Este enquadramento da Emma no final destas escadas todas mostram bem o abismo no qual ela se encontrava/o “fundo do poço”, no momento em que o Norman deixa a casa.
Então, e agora?
Não sei porque estes dois morcões deixaram passar praticamente 2 meses até voltaram a falar em fuga. Estamos quase no dia dos anos do Ray, dia em que ele seria enviado para fora dali – seja para ser comida ou para ter o mesmo destino do Norman.
Será que há algo ali por detrás, tal como sugeri em cima, e nós não estamos a ver? Irão eles utilizar informações deixadas pelo Norman? Aliás, ainda não sabemos o que a Krone deixou na gaveta dele e ele não iria embora sem entregar essa informação!
Estou sem ideias para o próximo episódio. O que vocês acham?
Uma última adenda antes dos meus pensamentos finais: para todos os fãs do mangá que se queixaram e MUITO desta imagem, há que saber que o anime é uma adaptação mais ou menos fiel do mangá e que, por serem coisas diferentes, não é possível colocar em animação tal e qual como no “desenho” que foi pensado para ser e ficar assim – aliado ao preto e branco característico do mangá e que dá logo mais obscuridade.
A mesma cena do anime foi realizada num conjunto de vários frames, provavelmente animados por 10 pessoas diferentes. Esta cena ficou boa e cumpriu o seu objetivo. Acreditem que vai leva muita gente a ler o mangá – aliás, já o fez.
Para os curiosos deixo a cena do mangá abaixo:
Pensamentos Finais
- Quando percebes que amanhã já é segunda-feira outra vez…
- Eu coloquei aqui esta imagem só para vocês verem a cara desta miúda. Coitada, é atrasadinha.
- WOMAN, não te intrometas na declaração de amor do Norman!!!!
- A sério que ninguém vai desconfiar disto?!? O Phil de novo! Mostra logo aquilo que sabes, já ninguém aguenta o suspense!
- Vai um passinho de dança? Isto fez-me lembrar uma cena idêntica que vi no anime Welcome to the Ballroom.
- Estes dois estarolas voltaram a aparecer e a ter destaque. Ainda para mais foram eles que lançaram aquele foguetão feito com uma garrafa de água… Cheira-me que irão ser úteis na fuga.
- Olhem o Norman, parece um menino crescido! Que fofoooooooooooo. Best husbando!
E vocês, o que acharam deste episódio?
Podem ler a opinião ao episódio anterior aqui: Yakusoku no Neverland – Episódio 9