Uma abordagem dos conflitos entre a comunidade LGBTQI+ e os estereótipos tradicionais, a partir da história de amor e luxúria de duas mulheres.
“A Fragrância da Primeira Flor” é uma minissérie original taiwanesa de drama, realizada por Angel Ihan Teng e lançada em 2021. Esta será distribuída em Portugal pela plataforma Filmin, estreando em exclusivo a 14 de Junho de 2022.
A Fragrância da Primeira Flor disponível na Filmin
É uma das primeiras séries televisivas de Taiwan a abordar temas relacionados com o amor LGBTQI+, incluindo um drama sentimental, através de uma história de amor proibido entre duas amigas, que ocorre em dois momentos temporais: na adolescência e na idade adulta.
Já foi nomeada como uma das melhores séries internacionais de 2021 pela Variety e foi o primeiro show taiwanês indicado na SERIES MANIA, certificado pelo Tokyo Filme Festival.
“A Fragrância da Primeira Flor” – Sinopse Oficial Filmin
“Yi-min vive sozinha com o filho, uma vez que o marido trabalha fora de casa. Encontra Tinting num casamento, uma rapariga com quem já teve alguma história no liceu. Noutros tempos, Yi-min negava a sua relação por medo de viver como mulher lésbica, mas o encontro com Tingting reacende algo nela, uma possibilidade de escapar à sua monótona vida de casada. Agora que Taiwan legalizou o casamento entre pessoas do mesmo sexo, poderá Yi-min encontrar a coragem de admitir os seus sentimentos? Com o futuro de uma criança nas suas mãos e sob a pressão do seu marido, e da sua própria família, será que ela vai seguir em frente com este novo capítulo da sua vida?”.
No meu ponto de vista, esta minissérie trata de uma história que se enquadra na sociedade atual, ao abordar temas LGBTQI+, que poderá cativar facilmente espectadores mais jovens e levar à mudança de mentalidades no seio nacional e internacional. Para além de ser uma história interessante e com grande potencial, tal como é referido pela Filmin, esta minissérie também conta com as atuações excecionais das duas atrizes principais: Lyan e Zai Zai.
A abordagem dos conflitos entre a comunidade LGBTQI+ e os estereótipos tradicionais a partir de duas mulheres que vivem na cidade moderna de Taiwan, e onde é legal o casamento entre pessoas do mesmo sexo, deixa-me com grandes expectativas para ver esta minissérie. Não é todos os dias que vemos uma história tão específica em torno de uma cultura asiática mais conservadora e menos aberta a temas sobre sexualidade e personalidade individual.
Estou muito curiosa para ver como Yi-min e Tingting, descobrirão as suas sexualidades e como lidarão uma com a outra, após uma relação romântica não resolvida na adolescência, devido à homofobia e pressão imposta pela sociedade. Outro aspeto que estou ansiosa para ver, é a forma como elas irão encarar as suas famílias e a sociedade em que vivem, de forma a que não só seja aceite a sua sexualidade, mas a cima de tudo o amor que as une e que nutrem uma pela outra.
Fragrance of the First Flower is a unique story focusing on two women reconnecting in a society stuttering on the brink of acceptance, a fine spectacle of filmmaking that should go straight on anyone’s watchlist. – The Indiependent
Poderão assistir à minissérie, a partir do dia 14 de junho, na plataforma de stream Filmin.
Fonte: Comunicado de Imprensa Filmin