Se és fã de anime, provavelmente já reparaste que diversas personagens dos teus animes favoritos fumam.
Isto leva-nos à seguinte questão: o consumo de tabaco no Japão é assim tão comum como os animes fazem parecer? De uma forma muito simples – sim, o Japão foi outrora um dos países com o maior consumo de tabaco per capita.
A Indústria Japonesa do Tabaco
Produtos de Tabaco Mais Consumidos
Apesar de muitos jovens e adultos japoneses consumirem produtos de tabaco, os dados mais recentes evidenciam um decréscimo no seu consumo. No decorrer do presente artigo analisamos os produtos de tabaco mais consumidos no Japão e a entidade que regula a sua comercialização – a Japan Tobacco International (JTI).
Snus
O snus é um tipo de tabaco sueco para consumo oral que deve ser colocado entre o lábio superior e as gengivas. Nos últimos anos, este produto do tabaco tornou-se relativamente popular entre os japoneses.
A utilização de snus é completamente legal no Japão. Várias lojas no país permitem Buy white snus e outros produtos, como Loop nicotine pouches.
Tabaco Aquecido
O tabaco aquecido consiste em dispositivos eletrónicos que aquecem o tabaco a uma temperatura elevada em vez de queimá-lo. Apesar dos estudos serem relativamente escassos, são apresentados como uma solução menos tóxica que não contém monóxido de carbono ou alcatrão.
O tabaco aquecido é um mercado em constante crescimento. A nível fiscal, está sujeito ao mesmo imposto que o tabaco de cachimbo.
Vaporizadores
Os vaporizadores, ou vapes, são dispositivos eletrónicos que aquecem uma mistura de líquidos para criar vapor. No Japão, são categorizados como produtos medicinais, pelo que a sua comercialização e distribuição ainda não é legal.
No entanto, os japoneses que utilizam vaporizadores podem importar o equivalente a um mês de consumo. Mesmo assim, a prevalência é de apenas 1,9% entre a população adulta.
Tabaco Tradicional
Os cigarros tradicionais continuam a ser o produto do tabaco mais comum no país. Em 1996, 57,5% dos adultos do sexo masculino com idade superior a 20 anos consumiam produtos à base de tabaco regularmente.
Japan Tobacco International (JTI)
A Japan Tobacco International (JTI) é uma empresa de tabaco multinacional pertencente ao Japan Tobacco Group. Foi formada em 1999 e rapidamente se transformou num dos líderes mundiais na indústria do tabaco.
Atualmente, a JTI produz cigarros, tabaco de enrolar, snus e cigarros eletrónicos. Os seus produtos são fabricados em 26 países e comercializados para 130 países. A indústria japonesa do tabaco, incluindo a JTI, possui uma valorização de mercado superior a 35 mil milhões de euros, o que a torna a 500ª empresa mais valiosa do mundo.
A Indústria Japonesa do Tabaco
Dados Mais Recentes
A liberalização do tabaco no país ajudou a reduzir drasticamente o seu consumo. De acordo com a Macrotends, 20,1% da população japonesa com mais de 15 anos consumiu produtos de tabaco regularmente em 2020.
Conclusão
A utilização de tabaco em diversos animes é uma consequência da sua popularidade no Japão.
Alguns dos exemplos mais comuns incluem Jotaro Kujo em JoJo’s Bizarre Adventure, Sanji em One Piece e Asuma Sarutobi em Naruto.
Apesar do grande decréscimo no consumo de tabaco observado nos últimos anos, o Japão continua a ser o 34º país do mundo com o maior consumo de tabaco per capita.
Discussion about this post