Akudama Drive – Análise

por Clarisse Silva
Akudama Drive - Análise

O anime Akudama Drive, produzido pelos estúdios Pierrot e por TooKyo Games, dirigido por Tomohisa Taguchi e escrito por Kazutaka Kodaka, foi certamente um dos novos animes de 2020 que mais me surpreendeu!

 

Akudama Drive - Análise

 

Para além de ter uma banda sonora incrível a acompanhar cenas de ação cheias de aerodinâmica, movimento e cor, este anime tem também uma história louca, imprevisível, e ao mesmo tempo espetacular! Posso dizer que fiquei incrédula com a animação tridimensional cheia de efeitos visuais e cenas gore realistas, bem como pela música e a história em si!

 

 

Akudama Drive – Análise

História

A história começa por nos apresentar uma rapariga que vive numa cidade futurista, envolta em luzes néon e tecnologia. Logo no início, um sem número de ações leva a que esta se encontre com um grupo de quatro pessoas pertencentes à Akudama (fugitivos criminais com a pior reputação na sociedade). Este grupo está encarregue de salvar o prisioneiro Cutthroat, impedindo a polícia de o executar.

 

Akudama Drive - Análise - Cutthroat

 

São-nos apresentadas individualmente as personagens que vão ter um papel principal para esta missão, ao mesmo tempo que somos bombardeados progressivamente por momentos repletos de movimento, velocidade, ação e muitos, mas muitos efeitos visuais.

 

Akudama - Equipa

 

Como já mencionei, achei a história imprevisível desde o início. Para além de não serem fornecidas informações exatas sobre o mundo apresentado, o anime começa com muita ação. Assistimos à realidade obscura da cidade onde a personagem principal vive e a qual acaba por entrar nesse mundo perigoso, sem ter noção disso.

Outro fator para considerar este anime espetacular, são as cenas gore realistas de assassínio, cheias de sangue (não recomendável a pessoas sensíveis hehehe), que acontecem nas lutas entre a Akudama e o grupo da divisão de execução (Shokeika).

 

Shokeika vs Akudama

 

Aspetos negativos

No meu ponto de vista, achei desnecessária a introdução dos clips mais infantis e teatrais de um coelho e de um tubarão a explicar ao espectador aspetos secundários cruciais para perceber a história, como o “espaço” e o “tempo” da ação. Senti que quebrou muito o estilo de animação principal, mesmo que a sua aparição seja justificada e tenha um papel importante também na narrativa.

 

 

Posso dizer também que o aspeto que menos gostei foi o final deste anime? Mas ao mesmo tempo quero-vos garantir que estava longe de imaginar que Akudama teria um final tão imprevisível, ainda assim compreensível e merecido. É aceitável ter ficado contrariada e incrédula em como as ações foram planeadas?! Fiquei muito surpreendida!

 

Akudama Drive – Análise

Animação

O realismo e a elegância do design das personagens, mais a utilização de cores vivas e luzes néon na animação, foram um dos traços que mais me atraíram para ver este anime. As paisagens da cidade, os cenários exteriores e interiores onde se passam as cenas e todo o ambiente futurista surpreenderam e ultrapassaram as minhas espectativas.

 

Akudama Drive cenários

 

O movimento constante, característico em Akudama Drive, fez com que explorasse todos os meus sentidos. A maioria das ações infligiram-me a perspetiva tridimensional, fazendo com que eu sentisse a profundidade, altitude e velocidade dos movimentos das personagens e dos objetos. Destaco os efeitos de 3D que estão presentes na mota de Courier, nas naves ou no comboio, como também nas construções da cidade e dos cenários.

 

Akudama Drive efeitos 3D

 

Gosto de animes que incluam aspetos mais realistas, não só pelo uso da tridimensionalidade, como também pelos conteúdos explícitos como sangue ou partes do corpo desmembradas (soa horrível, mas é a realidade hehehe). No caso de Akudama Drive foi um aspeto para tornar este anime ainda mais apelativo para as pessoas que como eu gostam deste género de animação.

 

Akudama Drive - Análise Gore

 

A animação de Akudama Drive fez-me lembrar dos traços do anime Tokyo Ghoul (também produzido pelo estúdio Pierrot). Não só a história inclui muita ação com cenas realistas de luta que incluem sangue, como as personalidades, as atitudes rebeldes e o design das personagens me remeteram para as de Tokyo Ghoul.

Já os efeitos especiais dos equipamentos de combate da Shokeika (com a utilização de lazers), e outros tipos de ataques mais coloridos e vibrantes (como o lazer da mota do Courier), fizeram-me lembrar o tipo de animação do anime K.

 

Melhor anime 2020

 

Akudama Drive – Personagens Principais

Ordinary Person: “Swindler”

Não te deixes enganar à primeira ao pensares que vais assistir a uma história típica onde a protagonista vai fazer o papel de uma rapariga comum e irrelevante (“ordinary person”) ao longo deste anime. O rumo da vida dela é mudado de pernas para o ar a partir de uma moeda que apanha do chão, quando esta conhece pela primeira vez Courier. Pois bem, podem acreditar que vão ser apanhados de surpresa quando virem que não foi apenas o seu futuro que mudou, como a personagem comum passa a fazer parte da Akudama.

Nunca pensei que a protagonista fosse ter um papel tão importante para esta história. Inicialmente, dá-nos a impressão que estamos a assistir a uma rapariga azarada e inocente, que acaba por nos surpreender completamente ao envolver-se com a Akudama. As missões perigosas nas quais esta participa tonam-na cada vez mais responsável e madura.

 

Ordinary Person Swindler

 

Apreciei o facto de ao longo do anime haver o crescimento de Swindler, como também esta nos apresentar dilemas relacionados com a vida humana e nos mostrar que as nossas ações podem influenciar não só o nosso futuro, como também o das outras pessoas.

 

Akudama Drive Swindler

 

Courier

Desde o momento que Swindler se cruza com Courier, este revela ser um personagem misterioso e reservado, mas ao mesmo tempo rebelde e corajoso. O transporte e a segurança para o sucesso das missões são garantidos por ele, estando sempre acompanhado pela sua mota futurista. Gostei do seu design moderno e jovem, com um estilo punk discreto e do detalhe do braço metálico, que nos remete ao nosso querido Edward Elric, de Fullmetal Alchemist.

 

 

Cutthroat

De início Cutthroat é apresentado como um serial-killer, maníaco por sangue. Quando conhece Swindler, este torna-se protetor em relação a esta, o que me causou muita suspeita de quais seriam as suas razões para tal ato, visto este ser um assassino psicopata que supostamente não defenderia ninguém. O seu design e personalidade lembraram-me de Juuzou Suzuya (personagem de Tokyo Ghoul).

 

 

Doctor

A mulher mais poderosa, manipuladora e inteligente do grupo. O seu design sensual transborda um forte sex-appeal, a partir dos seus traços corporais, que a tornam uma médica com uma aura misteriosa e atrativa. Ao longo da história descobrimos os seus vários truques curativos, que a tornam uma maníaca em manipular e controlar a vida humana.

 

Akudama Drive - Doctor

 

Hacker

Mesmo sendo um pouco egoísta no início da história, este teve um papel importante ao longo da história, sendo o cérebro do grupo. Foi uma das personagens que mais me cativou neste anime, não só pela sua inteligência, como também pela tecnologia futurista dos seus robots, que utiliza para hackear e se infiltrar em sistemas com segurança elevada.

 

Hacker personagem anime 2020

 

Brawler

O músculo e força do grupo, mas com menos astúcia nas suas ações comparando com o resto das personagens. Podemos retratar Brawler como uma personagem rebelde, que não pensa muito antes de reagir. Tirando isso, foi um dos personagens que mais me impressionou no envolvimento para o rumo da história. O seu design revela a sua personalidade forte, selvagem e forasteira (o que também me atraiu para ver Akudama Drive hehehe).

 

Brawler - Akudama Drive

 

Hoodlum

Literalmente o melhor mentiroso e o elemento mais fraco do grupo, a seguir a Swindler. Considerado um criminoso por roubo e chantagem, este é libertado da prisão no meio da missão de libertar Cutthroat. Este tem um estilo forte e uma aparência apelativa (típica de um bandido), que contrastam com a sua personalidade fraca e cobarde. Este une-se ao grupo, mentindo e dizendo que é um criminoso de rank alto. Devido a isso, este estabelece uma amizade forte com Brawler, que acaba por o fazer crescer como pessoa ao longo da história.

 

Hoodlum akudama drive

 

Black Cat

Este revela ser o elemento chave que une cada uma das personagens principais, formando o grupo encarregue de salvar Cutthroat. Mais tarde este encarrega o grupo de uma missão de vida ou de morte, ao introduzir uma coleira explosiva no pescoço de cada personagem. O Black Cat faz com que a história se torne mais enigmática, levando-nos para um rumo repleto de ação, mistério e suspense, aonde os seus caminhos se cruzam com a Shokeika (grupo responsável pela execução da Akudama).

 

Black cat quem manda em akudama drive

 

Execution Division Master: “No. 658”

Apresento-vos o Kakashi deste anime ahahah estou a brincar, mas as parecenças são algumas entre o personagem de Naruto e este veterano pertencente à Shokeika. Apaixonei-me pelo seu design e amei a sua personalidade madura e forte, já para não falar das lutas entre este e Brawler.

 

Execution Division Master: “No. 658”

 

Execution Division Apprentice

Esta aparece como aprendiz do No.658, envolvendo-se nas lutas com o grupo da Akudama e participando ativamente mais no final do anime. Esta é uma lutadora forte, que utiliza artes marciais nas suas lutas. Sou a única a rever no seu design e personalidade, os mesmos traços de Touka de Tokyo Ghoul?!

 

Execution Division Apprentice

 

Akudama Drive Análise

Banda Sonora

Amantes de j-rock, hardcore, j-pop e eletrónica, bem-vindos ao universo musical de Akudama Drive! A falar a sério, fiquei fascinada com cada música de fundo utilizada ao longo dos episódios para acompanhar cenas de suspense, de ação ou mais sentimentais, dando-nos as vibrações e a vibe necessária para sentirmo-nos dentro do universo misterioso, cibernético e futurista que este anime apresenta.

Gostei bastante do opening deste anime, representado a partir da música “STEAL” da banda “SPARKS!!SOUND!!SHOW!” (tão extravagante e excêntrica quanto o nome da banda que desconhecia completamente). Apreciei o facto de esta interliga-se com o tipo de animação energética e vibrante desta série e de aparecer também ao longo dos episódios do anime.

 

 

A música do ending intitulada “Ready”, interpretada pelo grupo “Urashimasakatasen”, tem um ritmo mais calmo, mas que remete para o estilo de rap e para a vibe citadina do anime. Esta banda não só nos presenteia com esta música como também a partir de outras mais eletrónicas e vibrantes ao longo do anime.

 

 

Akudama Drive deu-me a conhecer a partir das suas músicas novas bandas japonesas, como também “(K)NoW_Name”. Cada batida, cada acorde, cada voz nos atravessa o corpo, ao mesmo tempo que as cenas do anime nos causam um impacto visual incrível. Preparem-se para serem surpreendidos!

 

Juízo Final

Garanto que quem começa a assistir Akudama Drive não consegue prever o rumo que terá! Gostei muito do crescimento que a Swindler teve ao longo do anime e deste nos apresentar também temas e assuntos interligados à psicologia humana. Para mim este foi um dos animes mais underrated da temporada de 2020.

 

Akudama Drive - Anime Original recebe 2.º Vídeo Promo

 

Rendi-me à história e à personalidade de cada personagem, como fiquei surpreendida com o rumo da narrativa deste anime (já para não falar dos últimos episódios). Fica à espera de cenas gore e de ações repletas de realismo, cor, movimento e velocidade. AH! E não te esqueças de abrir bem esses ouvidos e apreciar cada música que acompanha os episódios ao longo de Akudama Drive.

 

 

 

0 comentário


Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.