Amaama to Inazuma | Análise

por Raquel Cupertino

Título: Amaama to Inazuma ou Sweetness & Lightning
Adaptação: Manga
Produtora: TMS Entertainment
Géneros/Demografia: Comédia, Seinen, Slice of Life
Primeiras Impressões: Disponível

 

Amaama to Inazuma ou Sweetness & Lightning é, como o próprio nome indica, um banho de doçura e luminosidade. Desde o primeiro momento que resta pouca margem para dúvidas: este seria um dos melhores animes da temporada de verão.

 

Amaama to Inazuma | Opening

“Harebare Fanfare (晴レ晴レファンファーレ)” – MimimemeMIMI

 

A história gira em torno de uma família monoparental, composta por pai e filha, resultante da morte prematura da mãe de Tsumugi. Como pai solteiro, Kouhei vê-se obrigado a desempenhar tarefas nunca antes praticadas, entre elas a culinária. Sem grandes dotes para a cozinha e com um conhecimento próximo do nulo, a alimentação da doce Tsumugi passou a ser à base de comida do supermercado. Isso muda quando, por acaso, acabam no restaurante de uma conceituada chefe de culinária e mãe de uma aluna de Kouhei!

 

amaama-to-inazuma-epi-2-intervalo

 

Amaama to Inazuma trata-se de um slice of life familiar, que segue a vida de Tsumugi e Kouhei nesta sua nova fase da vida, com o apoio e participação da jovem Kotori. Grande parte da série passa-se no restaurante da mesma, onde iguarias japonesas são cozinhadas com o máximo rigor possível para dois amadores da arte da culinária. Todos os dias são-nos entregues, através de uma nova receita, mais e mais momentos de ternura com muito divertimento.

 

amaama-to-inazuma-culinaria

 

Dizer que Tsumugi é a alma da série é eufemismo. A complexidade infantil é projetada nesta criança com uma precisão tão real que transcende o ecrã. A ligação é construída em poucos episódios e, além de conhecermos a personagem como se de uma “pessoa real” se tratasse, conseguem um “algo mais” a cada novo episódio com novas problemáticas do psicológico da idade pré-escolar.

 

amaama-to-inazuma-tsumugi

 

Os adultos de Amaama to Inazuma

A vida adulta e adolescente é trabalhada em paralelo e em harmonia com a componente mais infantil. Os problemas e angústias existem e, ao contrário do que se possa pensar, são resolvidos de forma adulta, capaz e perfeitamente enquadrada na vida real. Em suma, Amaama to Inazuma é extremamente orgânico seja na sua narrativa como nas personagens que o constituem.

 

amaama-to-inazuma-epi-5-adultos

 

No entanto, a obra não é perfeita. Há momentos em que a Tsumugi está a mais, ou que simplesmente tudo gira demasiado em torno dela, quando de facto aquele momento não seria para ela.
Além disso, ainda temos que ter em conta as restantes personagens. Estas surgem sem mais nem porquê e não são desenvolvidas, deixando-nos com um sabor agridoce. Gostamos delas, mas nem conseguimos explicar o porquê, sabemos apenas que têm potencial, muito devido estarem envolvidas num enredo que nos faz ligar a elas.

 

Amaama to Inazuma | Ambiente

O ambiente dá lustro a toda esta maravilhosa narrativa. O design, luminosidade e coloração estão perfeitamente sintonizados com o objetivo da obra. A gestão de cores fornece um cunho próprio à obra, marcando este título com tons rosa e pastel trabalhados ao limite da plenitude.

A animação surge orgânica o suficiente para apoiar tudo o resto. Não há falhas, tudo é demasiado amistoso para sequer pensarmos em pormenores. Em suma, são criados os artifícios necessários para que a imersão seja o mais completa possível.

 

amaama-to-inazuma-a-danca-da-tsumugi

 

O ex-líbris da obra, é claro está… Tsumugi-chan!!! Ou devo dizer Rina Endou, a voz por detrás da complexa e amorosa Tsumugi. Um bem haja à alma deste título, porque sem dúvida alguma que não seria tão maravilhosa sem esta voz e atuação.

A banda sonora apesar de, por vezes, poder passar despercebida, quando ouvida com atenção deslumbra o espetador com as suas composições orquestradas meticulosamente colocadas. Cada faixa varia consoante o cenário e os protagonistas da cena, por exemplo, no caso do infantário, este é revestido com sons de xilofone e outras sonoridades associadas ao universo infantil.

 

amaama-to-inazuma-tsumugi-a-comer

 

Amaama to Inazuma | Juízo Final

Uma obra obrigatória para todos os amantes de animação japonesa! O equilíbrio entra narrativa/personagens/produção visual e banda sonora é próximo da perfeição, assim sendo apenas não deverão assistir caso o enredo não seja do vosso agrado.

Apesar das maravilhas desta obra, o tema é um pouco restrito, pelo que a sensibilidade e/ou gosto pessoal necessários para usufruir de Amaama to Inazuma poderão não ser encontrados em todos.

Se procuram ação, magia, e enredos mais complexos e/ou dramáticos esta não obra não será a escolha ideal. É um Slice of Life, o que só por si explica o tipo desenvolvimento mais lento e quotidiano. Pelo contrário, se procurarem obras dentro desse género e ainda com o tema família, este título é para vocês com a certeza que desfrutaram de uma série fantástica.

 

 

 

0 comentário


Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.