Fate Zero | Primeiras Impressões

A confirmar o estatuto de Anime sensação deste Outono, esta prequela de Fate/Stay Night apresenta logo nos primeiros episódios grande qualidade, que não passou despercebida à equipa do ptAnime.

 

Fate Zero | A História

Fate Zero leva-nos até um mundo de fantasia onde está prestes a começar a 4ª Grande Guerra Santa (4th Great Holy War), mais propriamente, a batalha pelo Santo Graal, poderoso tesouro capaz de conceder um milagre a quem o conquistar.. Esta guerra irá ser disputada pelos 7 feiticeiros/magos que foram escolhidos pelo próprio Santo Graal. Cada mago é acompanhado por um espírito convocado pelo próprio. Estes espíritos sagrados são representações de grandes personalidades dos tempos de outrora, quer seja pelo seu nome, fisionomia ou pelas constantes referências a personagens como o Rei Artur, Gilgamesh ou Lancelot.

Depois de convocados todos os espíritos sagrados irá ter inicio a 4ª Grande Guerra Santa que só acontece porque as Guerras anteriores foram inconclusivas. Cada mago tem a sua personalidade e maneira de pensar diferente dos outros seis. Na maioria dos casos, essa personalidade é repercutida no seu espírito sagrado. Uma questão que será interessante de acompanhar ao longo dos episódios será a relação entre os espíritos e os seus mestres para ver quem irá controlar quem em cada um dos casos.

 

 

Primeira Abordagem

Nos episódios lançados até agora (três!) podemos distinguir três pontos (integração, conhecimento e ação) que a meu ver foram muito bem estruturados e  que são fundamentais para cativar o público logo nas primeiras cenas do Anime. Afinal de contas, a primeira impressão é sempre muito importante.

O primeiro episódio (“Summoning Ancient Heroes“) é parcialmente dedicado aos sete magos que vão combater entre si, de forma a tentarmos perceber como cada um pensa, interage, e com que outras personagens se relaciona. Ainda no mesmo episódio, presenciamos o “chamamento” de alguns dos espíritos sagrados.

Nos seguintes episódios temos mais do mesmo, já que não é fácil perceber um enredo com sete panoramas diferentes de um momento para o outro, para além de que já temos algumas cenas de combate apesar de serem curtas.

 

Fate Zero | As Personagens

No que toca a este aspeto posso aqui soletrar alguns nomes de magos que se começam a destacar como Kirei, Waver ou Kiritsugu e os seus respetivos espiritos: Hassan-i Sabbah (Assassin), Iskander (Rider) e Arturia Pendragon (Saber). Chamo ainda a atenção que o anime tem mais personagens para além dos sete escolhidos com bastante importância como é o caso de Irisviel von Einzbern.

 

 

Fate Zero | Juízo Final

Termino assim esta primeira análise a Fate Zero reforçando o que já disse. A meu ver, Fate Zero é o anime sensação desta época pelo enredo entre personagens que tem, que apesar de complexo é o adequado, os desenhos das personagens e do ambiente que as envolve são de grande nível, a música é excelente, e por último, pelo tema em si. Normalmente, estas histórias com referências a grandes heróis e mitos do passado agradam a muita gente. Veremos o que nos reservam os próximos episódios.

Já começaram a ver Fate Zero? Parece-vos interessante? Ou só agora é que ouviram falar deste Anime? O ptAnime conta com as vossas opiniões na secção de comentários.

 

Fate Zero | Trailer

 

 

 

Artigos Relacionados

Blue Period Episódios 10 e 11 – Opinião

Gokushufudou Anime – Foi ou não foi uma Desilusão?

Kami Kuzu Idol confirma Adaptação Anime