Electricidade – Guia do Gaijin para o Japão

Viajando para qualquer país estrangeiro tem de se ter sempre em atenção o tipo de tomada e ficha que se usa nesse país. No Japão, apenas se usam fichas de dois terminais achatados (como no Reino Unido), pelo que é necessário investir em adaptadores para podermos usar os nossos aparelhos electrónicos.

 

Exemplo ilustrativo das tomadas e fichas eléctricas usadas no Japão.

 

Algo muito importante a saber é que a voltagem das tomadas é diferente da europeia. Em Portugal, esta é de 230 volts, enquanto que no Japão é de 100 volts. Isto quer dizer que os nossos aparelhos não conseguiriam ligar-se no Japão, porque a corrente não fornece energia suficiente. Pelo contrário, se ligarmos um aparelho japonês a uma tomada de maior voltagem, este pode sobreaquecer e estragar-se rapidamente. Felizmente, os computadores portáteis e carregadores de telemóvel e máquinas fotográficas já têm um adaptador AC que pode ser usado à vontade em qualquer voltagem. Mas aparelhos como secadores de cabelo não o têm, pelo que, se for necessário, fica mais em conta comprar um no Japão que investir num transformador.

 


Artigo anterior || Voltar ao Índice || Próximo artigo


 

Artigos Relacionados

Danganronpa Decadence recebe Novo Trailer com Gameplay

Kaguya-sama – 3ª Temporada revela Estreia e Teaser

Panorama Cotton – Versão Física Comemorativa

3 comentários

Juri Peixoto 20 Abril, 2018 - 14:31

Aloha galerinha! Mas peraí! Deixa eu ver se eu entendi…Por exemplo..Eu moro no Paraná. Aqui a voltagem é 110-125V (Nunca sei se tudo é a mesma coisa…) …A voltagem no Japão são exatos 100V? Então não funcionaria? Um aparelho 110V lá? Ou ficaria fraquinho no caso. Já percebi que aparelhos q funcionam numa voltagem maior, não estragam numa voltagem menos. Sei pq comprei um ventilador quando morava em Brusque/Santa Catarina, e lá a voltagem é de 220V…Aqui no Paraná ele funcionava. Ligava…Mas rodava bem fraquinho. Não rodava com toda a força. Talvez outros aparelhos que precisam da energia total não funcionariam por não ter energia suficiente, mas também não queimariam. Será q se eu levar o meu desidratador de alimentos 110V pra lá, ele irá funcionar? E principalmente…Lá tem tomada de que tipo? Essa de 3 pontas só no Brasil? (Uma das maiores sacanagem que fizeram com a gente diga-se de passagem P~P)

Juri Peixoto 20 Abril, 2018 - 14:35

P:S: Desculpa! Depois fui ver q vo6 já tinham falado sobre a tomada de duas pontas achatas ^~^;

Inês Marques 21 Abril, 2018 - 17:48

Olá Juri! Obrigada pelo interesse e comentário 🙂 Com uma pequena diferença de 10V não deverá haver problema, o teu aparelho deverá funcionar bem! Mas é sempre importante ter em conta as diferenças de voltagem, pois nem todos os aparelhos podem conseguir funcionar. Aconselho este link (em inglês): https://wikitravel.org/en/Electrical_systems

Comentar