Eyeshield 21 – Autor comenta Rating do Manga nos EUA

No inicio deste mês, o autor do manga Eyeshield 21, Riichirou Inagaki, apareceu como convidado no programa de rádio Sandwichman no Shūkan Radio Jump (Sandwichman’s Weekly Radio Jump), da TBS Rado.

No programa, Inagaki-sensei discutiu a produção do manga, da perspetiva dos bastidores. Aparentemente, o mestre visitou os Estados Unidos enquanto estava a fazer pesquisa para o manga.

 

Eyeshield 21 – Autor comenta Rating do Manga nos EUA:

 

Eyeshield 21

 

Quando o comediante Mikio Date, do duo Sandwichman, perguntou sobre o estado da publicação americana da obra manga, Inagaki-sensei respondeu que a série está a ser publicada com um rótulo de “maiores de 18”.

Quanto à razão para o rating, Inagaki-sensei disse, “Existe um estudante de liceu que, aleatoriamente, dispara armas de fogo”. Ele disse que tal retrato pode causar problemas na América, enquanto que no Japão é visto como uma piada (gag).

 

 

O outro anfitrião do programa, Takeshi Tomizawa, denotou que o rating é o resultado de diferenças culturais. Date respondeu que o rating etário se deve ao estatuto da América como “sociedade de armas”.

 

Sinopse:

Na história do manga, Kobayakawa Sena é um franganote que é alvo constante de bullying na escola. Contudo, ser o moço dos recados de todos os abusadores, fez dele rápido e ágil. Num desses recados, Sena chama a atenção de Hiruma Youichi, o “demoníaco” quarterback da equipa de Futebol Americano do seu liceu, que o recruta como arma secreta da equipa, na posição de running back. O segredo da identidade de cena é mantido pelo visor verde escuro do seu capacete e, usando a camisola com o número #21, Sena é agora “Eyeshield 21”. 

 

 

Hiruma é um aluno de 17 anos que na série expressa as suas emoções de forma violenta, como disparar grandes armas para o ar. Adicionalmente, ele refere-se a companheiros de equipa, Deimon Devil Bats, com nomes que começam com “fucking”, e tem vários maneirismos vulgares e ameaçadores.

A adaptação em série anime (2005) fez algumas alterações ao manga original, para reduzir o uso de linguagem profana, e referências a armas e apostas.

 

 

Notícias sobre o rating Americano do manga, circularam recentemente em websites nipónicos. A origem da confirmação de Inagaki-sensei relativamente ao rating de “maiores de 18” do manga nos EUA, não é clara.

Os sistemas de rating no Japão e América diferem. Contudo, o lançamento do manga pela Viz Media está listado como “maiores de 16” nos Estados Unidos, e a distribuição da adaptação anime pela Sentai Filmworks está listada para “maiores de 13”.

 

Viz Media publicou o 37º e último volume de Eyeshield 21, na América do Norte, em outubro de 2011.

Além da série anime, o manga inspirou, em 2003, o filme anime Eyeshield 21: The Phantom Golden Bowl.

 

Eyeshield 21 – Capa Volume #37 (Shueisha – Japão)

 

Fonte: Anime News Network

 

Artigos Relacionados

Tonikaku Kawaii Episódio 6 – Opinião

One Piece – Capítulo 998 ADIADO uma semana

BTS nomeados para Best Pop Duo/Group Performance nos Grammy 2021