Filmes Anime para ver no MONSTRA Festival 2021

Filmes Anime para ver no MONSTRA Festival 2021 imagem destaque

O MONSTRA – Festival de Animação de Lisboa realiza de 21 de julho a 1 de agosto a sua 20ª edição apresentando o melhor da animação mundial. Este ano, o festival chega a novas salas da cidade de Lisboa, como o Capitólio, programa sessões de cinema ao ar livre e presta uma grande homenagem ao cinema de animação belga. Ao todo, em 2021, vão ser exibidos cerca de 480 filmes de animação!

Tal como já estamos habituados, o cinema japonês está presente nesta vigésima edição com a exibição de “A viagem de Chihiro” do premiado Hayao Miyazaki, “Millennium Actress” de Satoshi Kon, filme de 2001, “Miss Hokusai” realizado por Keiichi Hara e que em 2016 ganhou o Grande Prémio Monstra e o clássico “Memórias de Ontem” de Isao Takahata, uma produção Ghibli de 1991. Em estreia nacional o mais recente filme de Goro Miyazaki, “Aya e a Feiticeira“, filme que resulta de uma coprodução entre os Estúdios Ghibli e o canal de televisão japonês NHK, sobre uma menina de 10 anos órfã, que é adoptada por uma bruxa.

 

Filmes Anime para ver no MONSTRA Festival 2021

 

Ainda do Japão, mas na secção Históricos, vai ser apresentado “Final Fantasy: The Spirits Within”, uma coprodução japonesa e americana é a versão para cinema de um dos mais populares jogos de vídeo do final do século XX.

Abaixo vejam mais detalhadamente as datas de exibição de cada longa-metragem.

 

Filmes Anime para ver no MONSTRA Festival 2021 | Programação

 

24 de julho


 

A Viagem de Chihiro

Local: Cinema City Alvalade – Sala 2
Horário: 20h

País: Japão , Ano: 2001 , Duração: 125 mins.

Sinopse: Chihiro, uma menina de 10 anos, fica furiosa quando os pais decidem mudar de casa. Na viagem o pai decide seguir por um atalho e encontram, nos arredores do novo bairro, um parque de diversões abandonado. Como num sonho, ela começa a viver uma grande aventura num mundo encantado habitado por fantásticas criaturas e passa a ser protegida por Haku, um menino com poderes mágicos. Para salvar os seus pais e voltar ao nosso mundo, Chihiro terá de ter muita humildade, coragem e determinação.

Créditos: Realizador: Hayao Miyazaki Escritor: Hayao Miyazaki Produção: Toshio Suzuki Música: Joe HisaishiRealizador: Hayao Miyazaki Escritor: Hayao Miyazaki Produção: Toshio Suzuki Música: Joe Hisaishi

 

26 de julho


 

Memórias de Ontem

Local: Cinema City Alvalade – Sala 2
Horário: 20h

País: Japão , Ano: 1991 , Duração: 113 mins.

Sinopse: Taeko Okajima, uma jovem de 27 anos e ainda solteira, viveu toda a sua vida em Tóquio, onde também trabalha. Cansada da sua rotina, ela decide tirar umas férias para visitar a família do irmão mais velho do seu cunhado no campo rural, para ajudar na colheita de cártamo.Durante a viagem de comboio, Taeko recorda os seus tempos de infância e o quanto desejava ir de férias como os seus colegas, cujas famílias viviam fora da cidade. Por não ter família no interior, Taeko tinha de permanecer em Tóquio, sonhando com o dia em que, finalmente, poderia realizar seu desejo de conhecer o campo.
ara salvar os seus pais e voltar ao nosso mundo, Chihiro terá de ter muita humildade, coragem e determinação.

Créditos: Realizador: Isao Takahata Escritor: Isao Takahata Produção: Toshio Suzuki Música: Masaru HoshiRealizador: Isao Takahata Escritor: Isao Takahata Produção: Toshio Suzuki Música: Masaru Hoshi

 

Aya e a Feiticeira

Competição de Longas-metragens

Local: Cinema São Jorge – sala MO
Horário: 20h45

País: Japão , Ano: 2020 , Duração: 83 mins.

Sinopse: Aya, agora com 10 anos, foi abandonada em bebé na Casa de St. Morwald para Crianças. Ela adora morar lá – até porque possui o estranho dom de fazer com que todos façam o que ela quer. A última coisa que Aya quer é ser adotada pela bruxa Bella Yaga… mas pela primeira vez na vida, os seus desejos não são atendidos. Apesar de contrariada e triste de abandonar os seus amigos, coloca a sua melhor cara e sorriso forçado e vai. Afinal, ela sempre quis aprender magia – mas Aya vai precisar de todo o seu engenho, e da ajuda do gato de Bella Yaga, Thomas, para sobreviver e sobretudo, florescer.

Créditos: Realizador: Goro Miyazaki Escritor: Keiko Niwa, Emi Gunji Produção: Toshio Suzuki Música: Satoshi TakebeRealizador: Goro Miyazaki Escritor: Keiko Niwa, Emi Gunji Produção: Toshio Suzuki Música: Satoshi Takebe

 

28 de julho


 

Millennium Actress

Local: Cinema City Alvalade – Sala 2
Horário: 20h

País: Japão , Ano: 2001 , Duração: 87 mins.

Sinopse: Um repórter e o seu operador de câmara encontram uma atriz aposentada, e viajam ao longo da sua carreira e das suas memórias.

Créditos: Realizador: Satoshi Kon Escritor: Satoshi Kon, Sadayuki Murai Produção: Tarô Maki Música: Susumu Hirasawa Sound Design: Masafumi Mima, Airi MoriRealizador: Satoshi Kon Escritor: Satoshi Kon, Sadayuki Murai Produção: Tarô Maki Música: Susumu Hirasawa Sound Design: Masafumi Mima, Airi Mori

 

29 de julho


 

Final Fantasy: The Spirits Within

Local: Cinemateca – Sala M. Félix Ribeiro
Horário: 20h30

País: Estados Unidos, Japão , Ano: 2001 , Duração: 106 mins.

Sinopse: A história decorre no ano de 2065, num mundo ocupado por seres alienígenas, quando está prestes a ser desencadeada a próxima grande batalha contra os invasores e a esperança da humanidade reside na Dra. Aki Ross, uma jovem cientista que tenta salvar o planeta tanto quanto a sua vida. A técnica de animação, à época inovadora, assenta na captura de imagens reais de atores, posteriormente transformadas em imagens geradas por computador.

Créditos: Realizador: Hironobu Sakaguchi, Monotori Sakakibara Escritor: Hironobu Sakaguchi Produção: Jun Aida, Chris Lee, Akio Sakai Música: Elliot GoldenthalRealizador: Hironobu Sakaguchi, Monotori Sakakibara Escritor: Hironobu Sakaguchi Produção: Jun Aida, Chris Lee, Akio Sakai Música: Elliot Goldenthal

 


 

Artigos Relacionados:

MONSTRA Festival chega à Filmin Portugal em 2021

MONSTRA ao Vivo 2020 – Vencedores de Longas-Metragens


 

Fonte e Imagens: Press MONSTRA – Festival de Animação de Lisboa e website oficial

 

Artigos Relacionados

Kaizoku Oujo Episódios 1 a 6 – Análise

Shaman King – Novo Anime recebe 3º Vídeo Promocional

The Blue Period. – Anime antevê Opening em Novo Vídeo