Inverno 2019 – A melhor Temporada dos Últimos Anos | Nayuki

Desde que comecei a ver anime, sempre ouvi dizer que a temporada de Janeiro costuma ser a mais fraca do ano. Se é verdade? Não sei. Não tenho por hábito fazer uma média das classificações que atribuo.

Contudo sou da opinião que nos últimos três ou quatro anos a indústria dos animes não tem entregado obras muito boas. Faço sempre uma lista com as minhas obras favoritas no fim de cada ano e tirando os primeiros cinco lugares, o resto não é nada de incrível.

Podemos apontar vários motivos para isto acontecer: a quantidade absurda de animes que sai por temporada, os estúdios fazerem demasiada coisa ao mesmo tempo, as mesmas premissas de sempre e por aí vai.

 

Inverno 2019 – A melhor Temporada dos Últimos Anos

No entanto, em 2019 o frio do inverno trouxe-nos uma fornada de animes incríveis. Contrariando a forte tendência dos últimos anos, janeiro destacou-se e tenho a certeza que vários animes desta estarão presentes na lista do final do ano. Tendo em conta que as férias da Páscoa estão aí à porta, decidi fazer um artigo para vos dar a conhecer os pequenos diamantes que encontrei neste primeiro trimestre do ano – por ordem alfabética.

Nota: Não vou falar de Tate no Yuusha porque os episódios ainda estão a sair semanalmente, embora seja um dos meus favoritos desta temporada.

 

Gotoubun no Hanayome

Fonte: Manga
Demografia | Género: Shonen | Comédia, Harem, Romance, Escolar
Estúdio: Tezuka Productions (Young Black Jack, Hi no Tori)
Nota atribuída: 8.5/10

Quem diria que um anime sobre cinco irmãs gémeas e um rapaz que vira professor delas ia ser tão divertido. Harems costumam ter um problema: não desenvolvem bem as personagens. Focam-se na principal e não aprofundam muito o resto do elenco. Gotoubun veio com uma premissa original e com personagens bem diversificadas.

O anime não focou nas gémeas individualmente por episódios. A relação de cada uma com o protagonista vai sendo desenvolvido ao mesmo tempo que outras coisas acontecem na história – o que torna a narrativa mais natural.

As personagens são carismáticas, as dinâmicas entre elas são divertidas e até o Fuutarou é interessante. Se gostam de comédia romântica, é das melhores opções dos últimos tempos!

 

 

Assistam e depois voltem aqui para me dizerem que a Miku é a best girl.

 

Kaguya-sama wa Kokurasetai

Fonte: Manga
Demografia | Género: Seinen | Comédia, Psicológico, Romance, Escolar
Estúdio: A-1 Pictures (Sword Art OnlineHai to Gensou no Grimgar)
Nota atribuída: 9/10

Kaguya é um daqueles animes que não me diziam nada antes da temporada começar e que me surpreenderam logo na estreia. Adoro animes de comédia, ainda assim nem todos resultam comigo. Humor é algo muito pessoal e o que funciona para uns pode não ter piada para outros.

No entanto Kaguya reúne vários aspetos que agradam a quase toda a gente. Ao ter um elenco principal relativamente pequeno, a obra consegue desenvolver muito melhor os protagonistas. E apesar de se tratar de um anime episódico as personagens e as suas relações têm um desenvolvimento ao longo dos doze episódios.

Os jogos psicológicos que a Kaguya e o Myuki além de muito engraçados levam-nos a apegar às personagens – e a torcer por alguma. No começo não me importei muito com a Chika, mas depois do segundo ou terceiro episódio vira um dos pontos fortes dos animes.

No fundo, o que podemos dizer de Kaguya é que se destaca por ter ótimos personagens, uma proposta diferente e um bom timing cómico.

 

 


Antes de continuares a ver esta maravilhosa lista, já conheces a nossa loja!? Não?

Clica na imagem abaixo para ver mais 

Para mais informações podes contactar-nos através do Facebook da Loja ptAnime ou via mail através geral@loja-ptanime.com!


 

Yakusoku no Neverland

Fonte: Manga
Demografia | Género: Shonen | Horror, Mistério, Sci-Fi
Estúdio: Clover Works
Nota atribuída: 8/10

Tudo o que eu falar para além da premissa inicial de Neverland vai ser spoiler, por isso vou tentar ser o mais sucinta possível.

Estarmos todos curiosos com o anime era normal tratando-se de uma adaptação de um manga da Shounen Jump. Mesmo não adorando shounens a proposta de uma história mais dark e psicológica interessou-me. E tenho a dizer que o anime entrega muito bem isso. Existem alguns detalhes típicos de shounen que me incomodam: ignorarem a física do planeta e a personagem principal ser irritante. Porém, se ignorarmos estes clichés conseguimos desfrutar de todas as coisas boas que a narrativa tem.

 

 

Devo também acrescentar que gostava que tivessem feito uma adaptação mais fiel ao material original. Cortaram partes que teriam sido interessantes de ver animadas.

 

Sword Art Online: Alicization

Fonte: Light Novel
Demografia | Género: Ação, Jogo, Aventura, Romance, Fantasia
Estúdio: A-1 Pictures (Sword Art OnlineHai to Gensou no Grimgar)
Nota atribuída: 9/10

Falar de SAO é sempre complicado. Para mim, o arco de Alicization foi tudo o que a obra devia ter sido desde o começo: mais séria, mais dramática e até adulta. Não estaria a comentar sobre uma terceira temporada se não gostasse minimamente das duas anteriores, mas devo confessar que sempre vi muitos problemas no anime.

Achei que a opinião sobre esta terceira temporada seria quase unânime: é muito boa. Mas pelo contrário, tenho visto muita gente a criticar o rumo que a segunda parte do anime tomou. Concordo que os primeiros doze episódios foram melhores – como nas duas primeiras temporadas, parece que existe uma maldição qualquer.

Ainda assim a história e as novas personagens não me decepcionaram, mantiveram o nível de animação soberbo até ao final.

 

 

Menções honrosas:
Doukyonin wa Hiza, Tokidoki, Atama no Ue.
– Watashi ni Tenshi ga Maiorita!
– Tensei shitara Slime Datta Ken

 

E vocês? O que gostaram mais de ver na temporada passada? Contem-me tudo!

 


Artigos Relacionados: Inverno 2019


 

Artigos Relacionados

O Ataque das RomCom parte 01 – Cantinho do Beto

Boku no Hero Academia Temporada 5 Episódio 10 e 11 – Opinião

RE-MAIN – Anime original revela novo Vídeo Promo

1 comentário

LEANDRO SANTOS 19 Abril, 2019 - 14:30

mob está no topo da lista e quanto a mim, sem contestação.

logo a seguir vem Yakusoku no Neverland, e a agradável surpresa, Doukyonin wa Hiza, Tokidoki, Atama no Ue.
da tua lista fiquei curioso com Kaguya-sama wa Kokurasetai. veremos se tenho tempo para ver tudo o que quero 😀

quanto à temporada, se para mim ela tiver 3/4 animes de muito boa qualidade então já a considero muito boa e este ano foi esse o caso. isso da temporada de Inverno ser a mais fraca vai tendo tendencia de acabar, tal facto também se tem vindo a verificar noutros meios de entertenimento, a qualidade já se espalha pelo ano inteiro e quanto a mim bem.

Comentar