Jujutsu Kaisen Episódios 1 a 4 – O Shounen sombrio do ano?

Olá minha gente! O prometido é devido e este será então o início de vários artigos de opinião episódica que irão decorrer ao longo desta temporada.

Se por acaso perdeste o artigo em que anunciei isto, podes ver aqui a lista dos Animes que irei estar a seguir. Como já existe um artigo de primeiras impressões escrito pelo Roberto – ótima leitura btw – irei simplesmente partilhar os meus pensamentos ao longo dos primeiros quatro episódios que fui escrevendo assim que via o episódio. Para a semana já sai o episódio 5 e começa tudo a fazer sentido 😉 Bora lá então?

 

Jujutsu Kaisen Episódios 1 a 4

 

Episódio 1

 

Jujutsu Kaisen é um dos Animes mais promissores desta temporada. Melhor ainda, é uma história de mistério/terror – o meu género favorito. O Anime não podia ter começado melhor! O primeiro episódio foi extremamente divertido e os 20 minutos simplesmente voaram. Honestamente, se o episódio 2 já tivesse saído, estava pronto para o ver.

Obviamente, o primeiro episódio foca-se principalmente na introdução da personagem principal e da história. Algo que foi feito de uma forma brilhante. Seguimos o quotidiano de Yuuji que inclui ir à escola, participar nas atividades do grupo sobrenatural do qual faz parte e visitar o avô ao hospital. Ao mesmo tempo, vemos também Megumi a procurar informação sobre um objeto amaldiçoado. Este paralelismo funciona bastante bem, visto que conseguimos compreender a base da personalidade da personagem principal enquanto recebemos um resumo deste mundo de fantasia.

 

 

Poderá Jujutsu Kaisen ser o shounen sombrio do ano?

Outra excelente adição ao episódio foi os criadores terem integrado duas transformações bastante diferentes de Yuuji – uma em relação à sua personalidade e a outra em relação ao seu poder. Pelos primeiros minutos do episódio, conseguimos entender que Yuuji é um rapaz simpático que tem em consideração as pessoas à sua volta. Mesmo assim, as palavras do avô antes de morrer têm um grande impacto na maneira de Yuuji viver a sua vida. A partir de agora ele não irá tentar passar-se despercebido, mas sim por a sua vida em risco para salvar outras pessoas. Isto é o que leva a Yuuji à sua segunda transformação.

De forma a salvar os seus colegas, Yuuji luta contra a maldição do objeto que Megumi estava à procura e cujo sêlo foi, entretanto, quebrado. Como o monstro é estupidamente forte (e ficará ainda mais forte se comer o dedo amaldiçoado) Yuuji vê-se obrigado a… Comê-lo. Ya, um pouco nojento, mas era necessário. Anyway, como é claro, isto dá-lhe imenso poder, mas torna-o num demi-human ao mesmo tempo.

Resumidamente, estou super animado com o primeiro episódio de Jujutsu Kaisen. Penso mesmo que irá ser um excelente Anime e mal  posso esperar para ver o segundo episódio! Estou curioso para ver o que vai acontecer a seguir e espero que a vibe mais sombria do Anime se mantenha. Já sabem que adoro um bom Anime de terror.

 

Episódio 2

 

Adoro quando um Anime consegue combinar cenas de lutas e boa evolução de história/personagens na perfeição. O segundo episódio de Jujutsu Kaisen é um excelente exemplo! Começa com um pace mais acelerado com uns moves fixes, depois foca-se em Yuuji e, por fim, acaba novamente com mais uma luta emocionante. Na realidade, enquanto o exame para entrar na escola de exorcistas acontece, também temos evolução de personagem. Portanto, pode-se dizer que é dois em um – excelente animação e desenvolvimento de personagem.

Tivemos também oportunidade para ver um pouco mais de Satoru (a personagem misteriosa que aparece no início do primeiro episódio) e já me apaixonei! Adoro personagens compreensivas que conseguem ser fortes, parvas e sérias simultaneamente. Além do mais, ele é bastante cool, o que é sempre uns pontinhos extra.

Gostei também da história ter feito um círculo perfeito. Isto é, depois da situação na escola estar resolvida, chegamos novamente à primeira cena do primeiro episódio. Claro que as coisas afinal não são tão más como parecia inicialmente, mas a personagem principal nunca seria executada no segundo episódio. Certo? CERTO!!!!??? Não me matem o Yuuji por favor!

Por último, o Anime revela um pouco mais sobre a história principal – Yuuji irá entrar na escola de exorcistas e procurar os oito dedos restantes para os comer. Basicamente a ideia é tornar Yuuji o recipiente completo do Sukuma e depois executá-lo (a sério, não me matem o Yuuji!).

 

Episódio 3

Jujutsu Kaisen Episódios 1 a 4 – O Shounen sombrio do ano?

 

Se alguma vez te perguntaste como introduzir personagens como deve ser, então recomendo vivamente a veres o terceiro episódio de Jujutsu Kaisen. É surpreendente como os criadores conseguiram manter um flow suave e emocionante logo de início. A equipa por trás de God of High School devia tirar notas.

O episódio foca-se em Nobara Kusigaki – o novo (e último) membro desta estranha equipa de exorcistas. É revigorante ver um episódio que explicou tão bem o background de uma personagem sem falhar com as importantes cenas cómicas e de ação. Resumidamente, o terceiro episódio foi equilibrado e ofereceu tudo o que podíamos pedir. Por um lado, tens uma história comovente que criou logo uma personagem complexa. Por outro lado, tens as personalidades hilariantes de Yuuji e Nobara por todo o lado para dares aquela gargalhada necessária. Ao mesmo tempo, o episódio ainda consegue colocar algumas batalhas contra maldições onde podemos conhecer o poder de Nobara. Embora não adore o coração no martelo, tenho de dizer que fiquei surpreendido com a criatividade de tal poder.

 

 

Um amigo meu, também blogger (inglês neste caso), comentou uma coisa interessante no outro dia. Disse que as personagens principais lembravam-no do Naruto, Kakashi e Sasuke. Não poderia concordar mais. É daquelas coisas que quando reparas, não consegues apagar da mente.

Enquanto que Yuuji e Naruto têm ambos um demónio a viver dentro deles e partilham uma personalidade explosiva, o Megumi é mais de manter a cabeça fria (tal e qual o Sasuke). As semelhanças entre o Satoru e o Kakashi também são notáveis – ambos chegam atrasados a todo o lado e escondem parte da sua face com uma máscara. As coisas ficam ainda mais estranhas quando reparas que Nobara também é parecida com a Sakura. Ambas têm cabeça quente e facilmente atacam a personagem principal. Mais ainda, embora ambas tentem parecer cool são, na realidade, emotivas.

 

Episódio 4

 

O quarto episódio de Jujutsu Kaisen foi bem mais sério e sombrio comparado com os anteriores. Nem vale a pena dizer, mas está claro, que adorei! Não só o Anime explicou os vários tipos de maldições, mas também tivemos oportunidade de ver uma maldição de nível especial em ação.

O episódio foca-se principalmente na equipa de exorcistas a entrar no domínio de uma maldição para depois tentarem fugir. Como a maldição é tão overpowererd, a única solução é mesmo fugir. Infelizmente, as personagens percebem isto tarde demais e o Itadori acaba por perder a sua mão esquerda e os dedos da sua mão direita. Claro que amei o gore, mas o que me impressionou mais foram duas cenas em específico.

 

Jujutsu Kaisen Episódios 1 a 4 – O Shounen sombrio do ano?

 

A primeira foi a discussão entre Itadori e Fushiguro, originada pelo corpo do homem que encontraram logo à entrada do domínio em que ambos fizeram excelentes observações. Enquanto que Itadori defende que toda a gente merece ser salva, ou neste caso, respeito, Fushiguro acredita que existem pessoas que não merecem ser salvas. Por exemplo, salvar um criminoso que no futuro mate alguém, faz com que o salvador seja a causa indireta do assassínio. Isto só demonstra o quão complexas estas personagens são. Consigo entender os dois pontos de vista sem achar que nenhum deles esteja completamente correto.

A segunda cena que gostei mais foi quando Itadori pensou que ia morrer que demonstrou o alto nível da escrita desta história. Itadori torna-se numa personagem tão complexa que, por um lado quer ser o herói que salva toda a gente, mas que por outro lado tem medo de morrer. Embora ele vá continuar-se a meter em perigo para ajudar seja quem for, esta luta demonstrou que Itadori continua a ter instintos de sobrevivência fortes. Como a maioria das pessoas, ele não quer morrer. Sinceramente, Jujutsu Kaisen pode mesmo tornar-se o melhor Anime do ano. É simplesmente uma excelente combinação de tudo o que se quer de um Anime.

E tu? Estás a gostar de Jujutsu Kaisen até agora? Diz-me tudo nos comentários abaixo. 😊

 

 


Podes consultar AQUI todas as opiniões semanais de Jujutsu Kaisen.


 


Artigos escritos originalmente no meu blog pessoal AnimeShelter:

 

Artigos Relacionados

Mangaka de ‘My Broken Mariko’ lança novo Manga

Gotoubun no Hanayome – Filme Sequela anuncia Ano de Estreia

Faleceu Osamu Kobayashi – Realizador de BECK e Paradise Kiss

1 comentário

LEANDRO SANTOS 10 Novembro, 2020 - 20:20

estou a adorar. concordo contigo em tudo.
leques de personagens bem interessante e para já bem desenvolvidos.
a mitologia é muito boa e foi bem explorada nestes episódios, sem grande correrias deixando as cenas correrem a bom ritmo.

bom balanço entre acção, comédia e drama, mais, não pensava que o anime fosse ter tanto drama como teve até aqui.

para melhorar, parece que daqui para a frente as coisas ainda vão ficar melhores.

Comentar