Kakuriyo no Yadomeshi – Primeiras impressões

Título: Kakuriyo no Yadomeshi
Adaptação: Novel
Estúdio: Gonzo
Demografia | Género: Demónios, Sobrenatural
Ficha Técnica: Indisponível

 

Kakuriyo no Yadomeshi – Opening

“Touka no Manimani (灯火のまにまに)” de Nao Touyama

 

Kakuriyo no Yadomeshi – Primeiras impressões

Kakuriyo no Yadomeshi gira em torno de uma menina orfã capaz de ver ayakashis e interagir com eles. Abandonada desde criança e adotada logo de seguida pelo seu avô, Aoi é uma jovem perfeitamente adaptada à sua condição especial. A sua relação com os ayakashi é bastante positiva uma vez que, no passado, foi salva por um.

No entanto, as coisas mudam de figura quando Aoi é raptada pelo deus Oodanna, alegando que esta era sua noiva. Segundo Oodanna, o avô de Aoi deu a mão da neta a este deus e dono da pousada Tenshinya, como pagamento de uma dívida. Assustada e sem se querer render a este belo, digo malvado, ayakashi, Aoi compromete-se a trabalhar na pousada.

 

 

Kakuriyo no Yadomeshi – Mais do mesmo ou algo mais?

Algo familiar? Não sei… assim com obras que envolvem o folclore japonês… assim tipo: Kamisama Kiss? Pois é, depois deste primeiro episódio devo dizer que têm as suas semelhanças!

Menina orfã e sem possibilidades – ok, uma mais inútil que outra, esta parece ser bastante capaz – acabam unidas com um poderoso ayakashi como par romântico. A premissa não é nova, resta saber se poderão conquistar os espetadores com algo mais.

 

 

Kakuriyo no Yadomeshi é baseado num novel, e sabe-se que terá 26 episódios. Confesso que fiquei surpreendida com esta aposta do estúdio Gonzo. É preciso muita confiança na obra de origem para confirmar desde logo duas temporadas nos dias de hoje.

Terá a aposta do estúdio Gonzo fundamento?

Eu acredito que sim, sobretudo pela narrativa exposta no primeiro episódio. Neste, foram-nos dadas pistas de que esta obra poderá ter contornos complexos e, quem sabe, bastante interessantes. A curiosidade suscitada pelo mistério do passado de Aoi leva-me a crer que o conteúdo dramático poderá ser uma adição imediata e repleta de surpresas – o que contrasta com o tom leviano da maioria do episódio.

Além da protagonista, o próprio universo do folclore japonês está bastante interessante (muito semelhante ao de Kamisama Kiss), repleto de mistério e com a certeza de que haverão problemas, conspirações e outras coisas giras que irão apimentar – assim espero – esta série.

 

 

E depois há o romance…

Especulações à parte, o possível trio amoroso é interessante, amor predestinado versus colega de trabalho adorável. Infelizmente não percebi bem o suposto protagonista masculino. Foi-nos dado tão pouco e tão superficial que ainda não percebi se possui de facto uma personalidade forte ou será mais uma personagem tipo.

 

 

Kakuriyo no Yadomeshi – Ambiente e Banda sonora

Por outro lado, a execução da animação e banda sonora foram incríveis!

  • Opening excelente, frenético, repleto de referências ao folclore japonês e à cultura japonesa ancestral;
  • Ending igualmente interessante, ambos com música perfeitamente adequada;
  • Temas musicais em instrumentos de corda e cânticos que nos remetem a festivais tradicionais asiáticos;
  • Ambiente e coloração perfeitamente adequados aos momentos;
  • Uma animação com momentos bastante bons em fluidez e movimento de câmara.

Ou seja, neste departamento não temos muito por onde nos queixar – posso, claro, tentar alegar que os olhos da protagonista parecem estranhos às vezes, mas já estaria a ser picuinhas de mais.

 

 

Kakuriyo no Yadomeshi – Juízo Final

Kakuriyo no Yadomeshi deixa-me mesmo dividida! Por um lado, encontro-me completamente rendida pela banda sonora (incluindo o voice acting) por outro, as personagens deixam-me de pé atrás.

Claro que pela minha experiência o genérico pode dar lugar a algo de muito especial. Kamisama Kiss e Wolf Girl & Black Prince são alguns dos exemplos de como personagens e enredo básicos e cliché levaram à criação de obras únicas de romance.

Acho que será mais um: vamos ver para crer mas, caso o meu “feeling” esteja certo, esta poderá ser “o novo Kamisama Kiss”.

 

 

Artigos Relacionados

BEM~BECOME HUMAN – Filme revela Novo Vídeo Promo

Otona nya Koi no Shikata ga Wakaranee – Anime revela Vídeos Promo

Adachi to Shimamura – Anime partilha dois Vídeos de Personagem