Kimi no Na wa. (your name.) Acusado de Plágio

A usuária do YouTube, Ms. Rachel, alega que uma sequência do filme Kimi no Na wa.(Your Name.), de Makoto Shinkai, é plágio. A YouTuber começou a transmitir um vídeo que compara, lado a lado, o filme Your name. à direita, com os filmes Nijiiro Hotaru: Eien no Natsuyasumi e The Girl Who Leapt Through Time, à esquerda.

 

Kimi no Na wa. (your name.) Acusado de Plágio

 

A cena em questão do filme de Makoto Shinkai mostra a personagem Mitsuha a correr pela montanha abaixo para tentar salvar sua cidade de um desastre iminente. A animação da cena é surpreendentemente semelhante a uma sequência do filme de 2012, Nijiiro Hotaru: Eien no Natsuyasumi dirigido por Kōnosuke Uda. O vídeo explica ainda que Ryō Ōnishi foi o key animator desse filme enquanto que em Your Name. foi Hiroyuki Okiura.

 

The Girl Who Leapt Through Time

 

A Ms. Rachel fez também uma comparação com o filme de Mamoru Hosoda de 2006, The Girl Who Leapt Through Time. No entanto, as semelhanças entre as quedas de Mitsuha e Makoto podem ser mais fáceis de explicar como coincidência devido às habituais técnicas utilizadas pelos animadores.

Alguns comentadores online concordam com a sugestão de que You Name. plagiou Nijiiro Hotaru: Eien no Natsuyasumi. No entanto, o diretor do filme Nijiiro Hotaru tem uma visão diferente da situação. Uda disse no Twitter que quando assistiu a Your Name. no cinema, ficou com a sensação que já tinha visto algo semelhante. Por outro lado, Uda acredita que se a direção teve o trabalho de mudar suficientemente o conteúdo, então este pode ser chamado de original. Ele acrescentou: “Não é correto afirmar que algo assim é um rip-off.

 

Nijiiro Hotaru: Eien no Natsuyasumi

 

Alguns espetadores, que concordam com Uda, notaram que o tempo das cenas não combina perfeitamente. E claro, os personagens e imagens de fundo também diferem.

Devemos notar que existe sim uma semelhança em termos de temática. Estará o tema “viagens temporais”, em todos os animes acima referidos, relacionado com as semelhanças nas animações?

 

Fonte: Anime News Network

 

Artigos Relacionados

Mangaka de ‘My Broken Mariko’ lança novo Manga

Gotoubun no Hanayome – Filme Sequela anuncia Ano de Estreia

Faleceu Osamu Kobayashi – Realizador de BECK e Paradise Kiss