Makoto Shinkai (your name.) fala sobre o Próximo Filme

A TV Asahi realizou uma entrevista com Makoto Shinkai (criador de filmes como your name. e Weathering With You), na qual conversaram sobre o progresso do seu novo filme, os efeitos da COVID-19 e o domínio que o filme de Demon Slayer está a ter nas bilheteiras japonesas.

Shinkai-sensei afirmou que ainda não se encontra numa posição na qual possa detalhar muito sobre o seu novo trabalho, mas que começou a trabalhar no guião na altura em que o governo japonês declarou o estado de emergência.

O estado de espírito com que me encontro nestes tempos inevitavelmente derramou para o guião.

 

Makoto Shinkai (your name.) fala sobre o Próximo Filme

Makoto Shinkai (your name.) fala sobre o Próximo Filme

 

Por outro lado, como o filme ainda se encontra numa fase na qual não é exigido trabalhar com a equipa no mesmo espaço, o desenvolvimento tem acontecido em tele-trabalho. O tema do próximo filme, como seria de esperar pelas palavras do mestre, será sobre o que acontece depois do fim, ou seja, depois do Apocalipse.

É uma história na qual algo gigantesco acontece e, portanto, o poder de uma só pessoa é insuficiente para ter efeito na resolução. Com este filme, pretendo levar as pessoas a reflectir “vamos conseguir ultrapassar isto, não vamos?”. O Coronavírus é um desastre global, mas, ao longo das décadas que compõem as nossas vidas, vamos experienciar muitas formas de catástrofe, acho. Muitas coisas na sociedade chegarão a um fim abrupto, ou vão ser drasticamente alteradas, mas, mesmo depois disso, as pessoas vão continuar a arranjar uma forma de sobreviver.

 

Num mundo completamente alterado, as pessoas conseguem inevitavelmente encontrar formas de criar um bocadinho de alegria nas suas vidas. Neste momento, quero fazer um filme que demonstre o que acontece ao mundo depois de ser abatido por um Apocalipse. Alguma coisa vai terminar. Não é um filme onde tenha que se evitar que aconteça algo. No meio de um mundo novo, que aventuras nos aguardam? Como irão as pessoas relacionar-se com os seus sentimentos? Como irão as pessoas lidar e ultrapassar o choque da grande mudança? Quero criar um filme que retrate as coisas que teríamos de enfrentar se fossemos assolados pelo fim do mundo.

 

Noutra parte da conversa, Shinkai-sensei conversou um pouco sobre a popularidade do filme Demon Slayer The Movie: Mugen Train nas bilheteiras japonesas.

Ninguém poderia antecipar que em 2020, um ano em que as pessoas foram impossibilitadas de se juntar no mesmo local, os recordes da bilheteira japonesa fossem reescritos.

 

Acrescentou ainda que ver o público a abraçar um trabalho de entretenimento com este nível de popularidade é muito encorajador para criadores como ele. Mas, admitiu que “é um pouco frustrante não termos conseguido atingir este nível“. De qualquer dos modos, o sucesso de Demon Slayer ensinou a Shinkai “a importância das histórias“.

Quando Demon Slayer ultrapassou your name. nas bilheteiras, algures em Novembro de 2020, Shinkai-sensei publicou no Twitter:

Whoa, já?! (risos) Por muito frustrante que seja, o facto dos recordes estarem constantemente a ser alterados, é sinal de uma indústria de entretenimento muito saudável. O que me resta fazer é continuar a trabalhar arduamente para criar bons filmes.

 

Desde então, o filme de Demon Slayer já ultrapassou Spirited Away e podes ver aqui mais detalhes sobre o assunto:

Demon Slayer: Mugen Train destrona Spirited Away (A Viagem de Chihiro)

 

Em Março de 2020, Shinaki-sensei afirmou que já tinha uma vaga ideia sobre o que seria o seu novo trabalho. Quando lhe perguntaram se conseguiria manter um lançamento de filmes de 3 em 3 anos, ele respondeu:

Acho que se conseguirmos lançar um filme a cada 3 anos, a audiência não vai desistir de mim. A questão é se conseguimos ou não manter esse ritmo e por enquanto não sei isso. Farei o meu melhor.

 

Se quiseres ler mais sobre o autor, recomendo:

Makoto Shinkai e o Futuro da Indústria Anime

 

Fonte: Anime News Network

 

Artigos Relacionados

Gotoubun no Hanayome – Filme Sequela anuncia Ano de Estreia

Faleceu Osamu Kobayashi – Realizador de BECK e Paradise Kiss

Boku no Hero Academia Temporada 5 Episódio 4 – Opinião

2 comentários

Tiago 30 Dezembro, 2020 - 19:04

O trabalho de Shinkai é obviamente incrível, mas as historias que ele conta deixam muito a desejar, na minha opinião, e ele mantem-se muito no mesmo tipo de historia. Adorava vê-lo a colaborar com um escritor mais competente, que conseguisse criar uma historia simples mas solida que deixasse o trabalho de Shinkai brilhar.

João Simões 12 Fevereiro, 2021 - 14:54

Concordo plenamente. Está na altura do Shinkai tentar reinventar a sua escrita, ou deixar alguém fazer esse trabalho!

Comentar