O que há de Asiático pelo MOTELX 2019?

O MOTELX – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa promove o melhor do cinema de terror internacional e estimula a produção nacional com o maior prémio monetário para curtas-metragens em Portugal.

Em 2018, o MOTELX registou uma audiência de cerca de 20 000 pessoas. Pelo MOTELX já passaram convidados como George A. Romero, Stuart Gordon, John Landis, Zé do Caixão, Eli Roth, Brian Yuzna, Dario Argento, Hideo Nakata e Tobe Hooper, Alejandro Jodorowsky, Roger Corman, Leigh Whannell, e muitos outros.

Mais um ano, mais uma edição (a décima terceira!) com um catálogo recheadíssimo de títulos de assustar e chorar por mais. Ainda assim, fica a dúvida… o que podemos nós encontrar por aqui que cruze o cinema de terror com o cinema asiático? Estão no local certo:

 

O que há de Asiático pelo MOTELX 2019?

 

Diner

Um filme de Mika Ninagawa | Japão, 2019, 117′

 

Kanako pensa que a sua vida não pode piorar, até que responde a um anúncio para um trabalho em part-time e acaba por ser vendida a um restaurante, onde é obrigada a trabalhar como empregada de um chefe brilhante que só serve assassinos. A jovem depressa se apercebe que se encontra num mundo de insanidade de onde não parece haver fuga possível.

Terceira longa-metragem de Mika Ninagawa, que também trabalha como realizadora de anúncios publicitários e fotógrafa, “Diner” é um deleite visual, com uma sucessão de pratos aparentemente deliciosos num cenário de cores saturadas, no qual a protagonista tem de lutar diariamente pela vida, à medida que uma galeria de personagens estranhas, extravagantes e letais pede para ver o menu.

 

Sessão 1

Quarta-feira, 11 Setembro 2019 às 00h00

Cinema São Jorge
Sala 3

LÍNGUA Japonês LEGENDAS Português

Trailer

 

It Comes (Kuru)

Um filme de Tetsuya Nakashima | Japão, 2018, 134′

 

Os recém-casados Hideki e Kana mudam-se para um apartamento novo nos subúrbios. A vida aparentemente perfeita do casal é abalada quando a casa começa a ser atacada por uma entidade sobrenatural. Um investigador do oculto e a sua namorada psíquica respondem ao pedido de ajuda de Hideki, mas o poder que enfrentam está para lá das suas imaginações.

Do realizador de “Confessions” e “The World of Kanako” (MOTELX 2011 e 2013), baseado no romance de Ichi Sawamura, “Bogiwan ga Kuru”, vencedor do 22.º Grande Prémio da História de Terror Japonesa, promovido pela Kadokawa.

Nakashima continua a sua exploração do lado negro da natureza humana, agora com uma narrativa com vários pontos de vista e personagens ameaçadas por algo poderoso e desconhecido.

 

Sessão 1

Quinta-feira, 12 Setembro 2019 às 16h15

Cinema São Jorge
Sala Manoel de Oliveira

Sessão 2

Domingo, 15 Setembro 2019 às 00h00

Cinema São Jorge
Sala 3

LÍNGUA Japonês LEGENDAS Inglês, Português

Trailer

 

The Gangster, the Cop, the Devil (악인전 Akinjeon)

Um filme de Lee Won-tae | Coreia do Sul, 2019, 110′

 

O detective Jung acredita que um assassino em série está à solta, mas não tem provas suficientes para convencer o seu chefe. Entretanto, o líder criminoso Jang é atacado e sobrevive por pouco. Com a reputação de ambos em risco, o Gangster e o Polícia decidem trabalhar juntos. Mas conseguirão vencer o Diabo?

O peculiar assassino deste filme merece um lugar na galeria dos mais infames psicopatas do cinema coreano, ao lado das personagens de “I Saw the Devil” ou de “The Chaser”. Com Ma Dong-seok, mais conhecido internacionalmente pelo seu papel em “Train to Busan”, cuja estatura levou Kim Moo-yul a engordar 15 kg para ser fisicamente credível como opositor. Estreia internacional em Cannes (Meias-Noites).

 

Sessão 1

Terça-feira, 10 Setembro 2019 às 00h00

Cinema São Jorge
Sala Manoel de Oliveira

LÍNGUA Coreano LEGENDAS Inglês, Português

Trailer

 

Tumbbad

Um filme de Rahi Anil Barve | Índia, 2018, 104′

 

Índia, século XIX: nos arredores de uma aldeia decrépita chamada Tumbbad vive Vinayak, o filho bastardo do chefe da aldeia, obcecado com um tesouro ancestral mítico. Vinayak suspeita que o segredo resida na sua bisavó, uma bruxa amaldiçoada que dorme há séculos. Ao confrontá-la, é colocado de forma imediata frente a frente com o guardião do tesouro, um Deus maléfico que há muito não acordava. Um simples desejo de encontrar umas moedas rapidamente escala para uma missão descontrolada que dura várias décadas.

“Tumbbad” é um filme de terror de época que nos chega directamente da Índia, a primeira obra de RahI Anil Barve e co-realizada por Adesh Prasad.

Estreou na semana da crítica da 75ª edição do festival de Veneza.

 

Sessão 1

Quinta-feira, 12 Setembro 2019 às 14h00

Cinema São Jorge
Sala Manoel de Oliveira

LÍNGUA Hindi, Tâmil, Telugu, Marata LEGENDAS Inglês, Português

Trailer

 

No caso de estares interessado vê aqui mais informações:


 

Estamos a sortear 10 Convites Duplos para It Comes e para Tumbbad, participa 👇

 

Artigos Relacionados

Tonikaku Kawaii Episódio 6 – Opinião

One Piece – Capítulo 998 ADIADO uma semana

BTS nomeados para Best Pop Duo/Group Performance nos Grammy 2021