PG 1/60 Gundam EXIA – O próximo grande Perfect Grade

Para os mais distraídos ou mais leigos nestes andanças de Gundam, 2017 marca o 10º aniversário de Mobile Suit Gundam OO.

 

Com estreia pelo Japão em outubro de 2007, esta série foi um dos pontos de entrada de toda uma geração que estava então à descoberta do vasto universo de Gundam.

No que toca ao Gunpla, os seus High Grade 1/144 criaram uma pequena revolução. Em 2008 e com Gundam a surgir em força fora de portas, Gundam OO trouxe kits descomplicados e com uma articulação simplesmente lendária há data. Conseguiram assim tornar-se num verdadeiro standard daquilo que um HG deveria conseguir fazer em termos de articulação, engenho, detalhe e separação de cores. Revendo isto nos dias que correm, muita da tecnologia usada actualmente nos mais variados HG está sem dúvida, associada à linhagem e marca deixada pela linha High Grade 1/144 de Gundam OO.

Mas não esquecer também os Master Grade 1/100, que nos deu montagens muito boas tais como o MG 1/100 Gundam Exia – Ignition Mode, o transcendente MG 1/100 Gundam OO Quan[T] ou ainda o surpreendente e inesperado MG 1/100 GNX, um proeminente grunt suit.

O mais recente lançamento retail de um MG referente à Gundam OO, data do passado mês de setembro, com o lançamento do Gundam OO XN RAISER, uma variação do ainda fantástico e muito recomendável MG 1/100 Gundam OO Raiser.

 


Master Grade 1/100 Gundam 00 XN Raiser – Lançamento


 

Não obstante, iremos sempre sublinhar o facto de a Bandai não nos ter dado ainda, em formato MG, nenhum dos restantes nove mobiles suits pertencentes aos Celestial Being. Os que se estendem às duas seasons, Gundam Dynames/Cherudim, Gundam Kyrios/Arios e Virtue/Seravee, e ainda os que se estrearam na OVA “Awakening of the Trailblazer“, Gundam Zabanya, Harute e Raphael.

 

Por fim, dando o devido destaque à linha Real Grade, poderemos encontrar aqui os três main leads de Gundam OO, Exia, OORaiser e Quan[T] com uma qualidade de construção e engenho que supera, em muitos aspetos, as suas versões MG.

 


Perfect Grade Gundam Exia Anunciado


 

Assim, no seu 10º aniversário, e depois de em setembro passado termos noticiado o seu anúncio, eis que finalmente temos imagens oficiais daquele que será o próximo grande Perfect Grade 1/60.

Desta feita, a honra cabe ao protagonista da 1ª season de Gundam OO, Gundam Exia.

 

PG 1/60 Gundam EXIA – O próximo grande Perfect Grade

 

 

Estando agora inserido como parte do programa “Gunpla Evolution Project” e evidentemente, nas celebrações do 10º aniversário da série, este novo Perfect Grade 1/60 Gundam Exia traz consigo um ADN e essência que demonstra a perfeição que a linha quer atingir com o seu Gunpla e representação dos seus mobiles suits. No entanto, tenta também fazer uma demarcação muito própria para novos territórios e, na nossa opinião, novas maneiras de representar um PG.

 

PG 1/60 Gundam EXIA – O próximo grande Perfect Grade

 

 

Traduzindo um pouco o que podem ver nestas fantásticas imagens, o que está presente neste Perfect Grade Gundam Exia é um novo caminho que começara a ser já traçado pelo seu antecessor, a versão PG do icónico e agora real à escala de 1/1Gundam Unicorn.

Assim, esta nova versão do Gundam Exia acentua ainda mais esse novo caminho, mas sem nunca perder o tal ADN que tão bem caracteriza o que é um Gunpla a esta escala. Podemos falar por exemplo, da movimentação e abertura independente de vários painéis existentes um pouco por toda a armadura, expondo assim a sua inner frame, bem como o regressar das light up features que desta vez iluminam a GN-Drive e não só.

Tudo isto é depois complementado por uma das mais accurate representações deste Gundam.

Apesar de estarmos a rever apenas algumas imagens, estas já conseguem transmitir uma nítida ideia do elevado grau de detalhe e articulação que esperamos encontrar neste kit. Olhando com alguma atenção, e tendo em conta o design mais streamlined e estética minimalista apresentado pelo Gundam Exia, este quase nos dá a sensação de estarmos a olhar para a sua versão Real Grade, mas agora escalonado para 1/60. Para nós, isto foi uma excelente realização por parte da Bandai.

 

PG 1/60 Gundam EXIA – O próximo grande Perfect Grade

 

 

A inner frame.

Nos antigos Perfect Grade, esta seria uma representação mecânica muito próxima daquilo que podemos rever em artworks originais. Estamos a falar de um intrincado detalhe mecânico e visual, bem como uma quantidade assombrosa de peças que a constituem, remetendo por vezes o prático e o simples para um segundo plano.

Uma comparação poderá ser feita com a mais realista inner frame do seu companheiro de linha e de escala, o já old but gold Perfect Grade 1/60 Gundam OO Raiser.

Dito isto, e como referido anteriormente, este segue agora um caminho um pouco diferente e mais pragmático, algo que já havido sigo notado no anterior Gundam Unicorn.

A sua inner frame, como podem perceber, está totalmente construída com uma aspeto simples e muito prático, não deixando ainda assim de dar uma ideia de solidez de construção com um nível de articulação e detalhe todo ele à medida do Gundam que sustenta. Isto poderá ser algo propositado, acompanhando assim o conceito streamlined e de combate corpo a corpo que tão bem caracterizam o Gundam Exia, por necessidade devido à incorporação dos vários LED´s, ou talvez seja uma mudança de visão da Bandai quanto à ideologia de construção das inner frames nos seus PG.

 

De qualquer uma das maneiras, esta poderá ser como uma nova breed de PG, muito mais orientados para um nível ainda mais superior de articulação em detrimento de algum detalhe e número de peças da sua inner frame.

 

PG 1/60 Gundam EXIA – O próximo grande Perfect Grade

 

 

As light up features, ou utilização de LED´s para dar um maior appeal visual a um kit não são, de todo, algo novo em Gunpla. Dando alguns exemplos, praticamente todos os Master Grade da linha Gundam OO usam pelo menos um LED para iluminar e realçar alguma parte da sua construção.

Neste caso, a Bandai decidiu usá-los para replicar o modo Trans Am. Na série, este modo é activado pelos poderes innovator do piloto Setsuna F. Seiei, o que lhe permite atingir um poder e overall performance muito superiores.

Portanto, aquando da activação dos LED´s, estes terão inicialmente uma cor verde, o que pode significar a dispersão de GN-Particles por todo o corpo, passando alguns momentos depois para uma cor vermelha, a qual representará o modo Trans Am.

É igualmente importante referir que este PG será vendido em duas versões diferentes. Uma Regular Version, mais barata e sem os LED´s, e uma Lightning Version, mais cara mas contendo todos os LED´s que irão necessitar.

A base para as baterias estará disponível nas duas versões.

 

PG 1/60 Gundam EXIA – O próximo grande Perfect Grade

 

 

No que toca aos acessórios que farão acompanhar o mobile suit, teremos a obrigatória GN-Sword, uma long e short GN-Blade, duas GN-Beam Daggers, os tradicionais GN-Beam Sabers e por fim um GN-Shield.

Uma interessante novidade é a introdução de mãos fixas e não articuladas à escala de 1/60. Algo inédito a esta escala e exclusivo a este kit. Consideramos que sejam mais práticas, quase como um sistema plug & play.

 

PG 1/60 Gundam EXIA – O próximo grande Perfect Grade

 

 

Podemos afirmar, com alguma certeza, que Gundam OO tem sido como que uma espécie de pedra basilar ou um pilar muito sólido na mais contemporânea história de Gundam, estando agora a enveredar para uma fase mais madura, inovadora e, em boa medida, com novas tecnologias e experimentações.

 

Com recomendação obrigatória ptAnime, marquem já o dia 7 de dezembro como a data de lançamento do novo Perfect Grade 1/60 Gundam Exia, mesmo a tempo de ser a perfeita prenda de Natal.

 

Com um preço a rondar os 16,200 ienes (~120€ ou 140$) para a Regular Version 28,800 ienes (~217€ ou 257$) para a Lightning Version, podem já fazer a vossa pré-reserva através do nosso parceiro Shop4Nerds, usufruindo do desconto de 5% neste e noutros produtos, ou nas lojas habituais.

 

Recomendamos estes links:


Manual para Gunpla – Dicionário

Gunpla – Um Arsenal de Ferramentas


 

Fonte: Gunjap

 

Artigos Relacionados

Boku no Hero Academia Temporada 5 Episódio 10 e 11 – Opinião

RE-MAIN – Anime original revela novo Vídeo Promo

Shiroi Suna no Aquatope – Anime revela novo Vídeo Promo