Shiroi Suna no Aquatope – Primeiras Impressões

Shiroi Suna no Aquatope trata-se de um original do estúdio P.A. Works, dirigido por Toshiya Shinohara. O diretor não é novato tendo dirigido filmes da franquia InuYasha e de originais como Irozuku Sekai no Ashita kara e Nagi no Asukara.

Todas estas informações tive que pesquisar após ter assistido aos dois primeiros episódios. A minha experiência de primeira visualização foi sem sequer ter lido a sinopse direito. Vi o trailer e achei lindíssimo, vi o poster e apaixonei-me; li que se tratava de um slice of life e deduzi que esta série era para mim.

E assim foi.

 

 

Shiroi Suna no Aquatope – Primeiras Impressões

Estes dois primeiros episódios conquistaram-me. Mas, em boa verdade, bastaria o primeiro episódio para ter a certeza que quereria acompanhar esta série.

O primeiro episódio funciona muito bem como um OVA de apresentação de um qualquer projeto a desenvolver seja em filme, seja em série. Após o vermos conseguimos perceber a essência da obra e se queremos ou não assistir mais.

 

 

A história acompanha Fuuka, uma idol que é dispensada da sua agência após ter rejeitado um trabalho de destaque. As razões não sabemos desde logo, contudo percebemos que a jovem é boazinha de mais para uma indústria como a do entretenimento. Devastada por ter os seus sonhos destruídos, perdida e sem vontade alguma de voltar para casa, apanha um avião rumo a Okinawa. É com este destino paradisíaco japonês como pano de fundo, que a ex-idol procura encontrar algo que nem ela mesma sabe o quê.

 

 

Ao mesmo tempo vemos Kukuro, uma jovem finalista do ensino secundário cuja a atenção está focada no mar e nas criaturas que lá habitam. Vive com os avós e a sua vida é ainda um mistério. Sabemos que trabalha num aquário e que o seu sonho passa por revitalizá-lo.

Todo o anime gravita em torno do Gama Gama Aquarium e da sua equipa de voluntários e trabalhadores. O objetivo é simples: têm o verão para conseguir juntar um quantia avultada de dinheiro para evitarem o seu encerramento.

E o resto? Bem, teremos 24 episódios para o descobrir!

 

 

Será que vale a pena assistir a Shiroi Suna no Aquatope?

Nem que seja o primeiro episódio devem assistir. E porquê? Vou-vos deixar algumas razões:

  • A qualidade da animação é acima da média e consistente ao longo de todo o episódio.
  • O tema é mar, aquários e VERÃO com colorações que transpiram toda a essência desta época do ano.
  • Tem aquela mística japonesa sem afetar diretamente a linha narrativa mais “real”.
  • Os personagens são bem dispostos, transmitem-nos boas energias – à exceção de Fuuka, vah.
  • É um episódio bonito, bem construído, com uma direção de episódio que vos deixa colada ao ecrã.

Ver (e gostar) o primeiro episódio, contudo, não significa que vão gostar da série. Parece-me que será um slice of life com uma pitada de drama em torno das duas protagonistas e, suspeito – quase confirmo tendo em conta o opening -, que a vibe será muito semelhante a Hibike! Euphonium.

Ora Hibike é popular pelo quase-romance-mas-não-é-romance entre as protagonistas. Uma espécie de bromance no feminino. Algo que vejo a pairar entre as duas protagonistas.

Não acredito que haja romance entre elas ou entre qualquer um dos intervenientes da história, mas aquela dinâmica é muito a cara de Hibike!. Não considero uma característica assim tão importante que faça alguém não assistir. Se tudo o resto se mantiver será apenas um adereço para fanservice como outro qualquer. Se a série for pela via do romance, aí sim seria algo muito bom. Haja mais yuri e de qualidade!

 

 

Esperemos um anime pacato e divertido…

Em suma, não há drama profundo – para já! – nem ação radical, temos apenas jovens a viver a sua pacata vida na ilha, num ambiente acolhedor. Se será sempre assim? Dúvido. Pelo que vi no segundo episódio penso que vão tentar seguir também por uma via mais dramática, afinal temos duas protagonistas sobre as quais pouco ou nada sabemos.

Ainda assim, slice of life continua a ser o género principal da série, parece-me que o dia a dia de luta para manterem o Gama Gama Aquarium aberto será o foco. E, se assim for, por mim tanto melhor! Já tinha saudades de ver assim um anime que transpirasse verão por todos os poros!

E esta foi a minha Shiroi Suna no Aquatope – Primeiras Impressões! E vocês, já viram Shiroi Suna no Aquatope? Deixem nos comentários a vossa opinião!

 

 

Artigos Relacionados

Kaguya-sama – 3ª Temporada revela Estreia e Teaser

Blue Period Episódios 2 e 3 – Opinião

Mob Psycho 100 – Anime recebe 3ª Temporada