Steins;Gate 0 – Opinião Episódio 18

Título: Steins;Gate 0 (Steins Gate 0)
Episódio: 18
Temporada de Estreia: Primavera 2018
Estúdio: White Fox
Fonte: Visual Novel
Género:
Sci-fi, Thriller

 


Vê aqui todas as opiniões semanais de Steins;Gate 0


 

Steins;Gate 0 – Opinião Episódio 18

Olá a todos! Como estão? Sentem-se bem? Já limparam a lagrimazinha do olho depois de assistirem o último episódio de Steins;Gate 0? Pois é, o episódio 18 veio e levou-nos todos de arrasto. No entanto, penso que já estávamos à espera que fosse um episódio sério e com bastante evolução na história principal. Honestamente, existe um ponto ou outro que não entendi muito bem, mas já entro em mais detalhe sobre isso.

 

Steins;Gate 0 Episódio 18: Resumo

Comecemos então por um pequeno resumo do que se passou no último episódio Steins Gate. Como sabem, no episódio anterior deixaram-nos num enorme cliffhanger. Sendo que, até davam a entender que tanto a Kagari, como a Mayushi tinham morrido.

 

 

O episódio começa e rapidamente vemos que foi clickbait. Afinal, depois daquela imagem em câmara lenta que vimos da Mayushi a ser baleada foi só de raspão. Adicionalmente, a rapariga que vimos sentada com sangue à volta não era Kagari, mas sim a professora dos Estados Unidos.

Portanto, o episódio começa com a Kagari a aparecer em cena e, devido à suposta morte de Mayushi, entra num estado de loucura em que consegue matar todos os soldados presentes no telhado. Enquanto tal acontece, Rintaro é surpreendido pelo aparecimento de uma nova personagem, Alexis.

 

 

Existem vários momentos de tensão em que os que parecem ser os vencedores da batalham saltam dos bons para os maus várias vezes. Mas, o importante a reter é a explicação de Alexis que irei referir um pouco mais em baixo.

No entanto, enquanto explica todo o seu plano maquiavélico, a Suzuha consegue pegar numa arma e salvar toda a gente. Logo de seguida começa um ataque dos russos para destruir a máquina do tempo e a Suzuha, juntamente com a Mayuri entram na máquina do tempo para voltar ao passado. No entanto, no momento em que elas estão a andar para trás no tempo, é dado a entender que a máquina foi atingida por um míssil, matando ambas.

 

 

Nos últimos momentos, conseguimos ver um Rintaro completamente destroçado. Entretanto recebe uma mensagem da Mayuri, cujo objetivo é dar a conhecer ao Rintaro o amor que esta nutre por ele e, claro, um momento fofinho para todos nós.

 

Explicação De Alexis Leskinen

Portanto, finalmente o vilão é desvendado. E, como não podia deixar de ser, o vilão tem de explicar todo o seu plano. Honestamente, para quê matá-los a todos, apanhar a máquina do tempo e, basicamente, vencer? Mais vale explicar tudo, distrair-se e acabar por ser dominado por Suzuha. Mas, agora que penso nisso, se com todas as balas que ele disparou contra Kagari, a uma distância tão pequena, não a conseguiu matar, provavelmente não teria de todo pontaria para matar ninguém.

 

 

De qualquer das formas, esta explicação é importante para, finalmente, percebermos muita coisa da história.

É através desta explicação que ficamos a saber quem é a voz de “Deus” na cabeça de Kagari. Ficamos também a perceber que foi o próprio professor do futuro que lhe fez a lavagem cerebral quando era pequena. Estas duas informações explicam logo muita coisa no que vimos em Steins;Gate 0 até agora.

É também nesta cena que ficamos a saber como as organizações russas e americanas ficaram a saber informação sobre a máquina do tempo. Os russos através dos papéis que o pai da Kurisu roubou e os americanos através do próprio professor.

Adicionalmente, ainda explica que a criação da Kurisu – Amadeus tem o único objectivo de conseguirem retirar informações sobre como construir a máquina do tempo.

 

 

No entanto, o objetivo dele acaba por ser um pouco diferente. A ideia dele é conseguir roubar a máquina do tempo da Suzuha antes que esta seja destruída pelos americanos/russos que decorrerá naquele próprio dia. Depois de a roubar, irá então começar a testar as linhas do tempo e ver, com os seus próprios olhos, se as suas teorias do futuro estão certas ou não. Mesmo que tal leve a um paradoxo.

 

Steins;Gate 0 Episódio 18: Opinião

Sinceramente, o episódio foi um bom episódio, cheio de emoção e ação.

 

 

No entanto, não posso deixar passar alguns momentos que achei um pouco estranhos. Como raio é que a Kagari ainda está viva no fim daquilo tudo? Isto é, consigo entender os tiros de raspão, mas como é que levando tantos tiros, no que parece ser na cabeça, ainda consegue estar viva para os últimos momentos e para a cena sentimental?

Também não consigo entender o porquê do Rintaro falar de haver um paradoxo quando o professor explica os planos dele. Isto é, porque é que testar teorias do futuro no presente irá levar a um paradoxo? O que deveria acontecer não era simplesmente o Mundo passar para uma nova linha do tempo em que nesse caso o professor não necessitou de enviar a Kagari atrás no tempo? É verdade que nesta nova linha do tempo Alexis não se iria lembrar do que tinha feito (visto que ele não tem Reading Steiner), mas isso é outra história.

 

 

Por último, temos o cliffhanger e clickbait da máquina do tempo ter sido destruída. Se formos a ver, as linhas do tempo não mudaram, ou pelo menos o Anime não deu a entender que o Reading Steiner do Rintaro tenha sido ativado. Desta forma, a Mayuri não poderá ter morrido. Pois, algo do género iria mudar, e muito, a linha do tempo. No entanto, ao mesmo tempo, nem a Kagari nem a Mayuri conseguiram fazer o quer que seja no passado. Pois, se o tivessem feito então também o Reading Steiner de Rintaro teria sido ativado. Desta forma, penso que o míssil acertou na máquina do tempo, mas só o suficiente para as enviar para um passado diferente do desejado.

 

Steins;Gate 0 Episódio 18: Conclusão

Concluindo, foi um excelente episódio cheio de ação e emoção! Mas, embora tenham respondido a algumas perguntas, outras novas surgiram. Desta forma, estou ansioso para ver o que vem ai! 😀

Pergunto-me se a maneira que chegam à linha Steins;Gate será igual à primeira. Imaginem, o Rintaro envia um D-mail para ele próprio para entrar na máquina do tempo uma terceira vez explicando que nem naquela linha do tempo a Mayuri está a salvo e, assim, acaba por fazer o mesmo que no último episódio da primeira obra.

E vocês? O que acharam deste episódio? Quais as vossas teorias para o futuro? Deixem tudo nos comentários! 🙂

 

Até à próxima!

 

Artigos Relacionados

Sabikui Bisco Episódio 2 – Opinião

Kimetsu no Yaiba – Anime chegará às Televisões Portuguesas [Rumor]

2 comentários

KuriGohan 21 Agosto, 2018 - 0:27

Não acho que a morte da Mayuri iria ativar o reading steiner ja que isso foi um fato que ocorreu no presente, e não no passado. Isso porque o reading steiner é ativado quando o passado é alterado. Se a Mayuri morreu, então isso alteraria o futuro, e não o presente.

Daniel Cacheiro 27 Agosto, 2018 - 21:13

Obrigado pelo comentário Kurigohan! No entanto, penso um pouco diferente em relação ao reading steiner. Pelo que sei e penso, o reading steiner é ativado quando o Mundo salta para outra linha temporal. Desta forma, pelo que sabemos, a Mayuri é suposto existir no futuro da linha temporal em que a história está a passar agora.

Se, neste caso, a Mayuri morreu devido a todas as modificações que levam à viagem ao passado da Kagari e da Suzuha, então o Reading Steiner é ativado.
Isto, porque mudamos para outra linha temporal diferente em que a Mayuri não irá existir no futuro

Comentar