Sword Art Online: Alicization – War of Underworld – Análise

Mais uma temporada de SAO terminada, mais uma análise a ser escrita e mais uma vez eu mandei mensagem para a Raquel a falar: AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA.

Alguns devem lembrar-se que sou um grande fã de SAO, vi os animes, li algumas das light novels, gosto de acompanhar todos os anúncios, como o novo manga de Progressive. Mesmo sendo fã, a última temporada decepcionou-me de forma considerável, a melhor parte encontra-se nos  últimos capítulos. Sword Art Online: Alicization War of Underworld veio para melhorar as coisas, mesmo que com vários problemas. Prontos?

  • Importante ressaltar que haverá spoilers tanto desta, quanto das demais temporadas.

 

 

Sword Art Online: Alicization – War of Underworld – Análise

Comecemos pela história. Enquanto Alicization adaptou certa de 6 volumes das novels, do 9 ao 14. War of Underworld adaptou 2 e um pouquinho, somente os volumes 15, 16 e parte do 17. Desta forma houve mais tempo para desenvolver uma menor quantidade de história, pudemos saborear mais os acontecimentos e até tentar conectar-nos com os personagens.

Podemos dividir a temporada em dois momentos, o “pós ataque a Pontífice” e a “guerra” propriamente dita. Kirito após ter derrotado a Pontífice e contactar o Mundo Real, teve sua Fluctlight, copia digital da alma, danificada. Desta forma Kirito ficou num estado de semi consciência, basicamente vegetando. Alice fica por um tempo a cuidar dele, mas como as coisas acontecem de forma acelerada em SAO, isto dura somente 3 episódios. O resto da temporada é regada de uma grande e incrível guerra.

 

 

Produção como um todo

Acredito que de forma geral não haja muito o que reclamar de SAO, a produção continua de alto nível. Ótimas animações e efeitos visuais. A banda sonora continua maravilhosa e a música de encerramento da Lisa é perfeita. A meu ver a temporada foi muito mais consistente que a anterior. Mantendo a sua beleza e encantando os olhos.

A guerra é travada por dois lados bem definidos, os habitantes de Underworld e os do Território Negro. Toda a ambientação, efeitos e iluminação foram feitos de forma a ficar claro a que lado cada personagem pertencia, mesmo não sendo uma simples questão de “bom” e “mal”.

 

 

Os detalhes fazem a diferença

Há alguns detalhes que são muito importantes, tanto para o lado bom da coisa, quanto para o lado mau!

Entre os detalhes bons houveram algumas cenas corajosas, que muito assemelham-se com a cena do olho de Eugeo e da Alice na temporada passada. Como os habitantes de Underworld funcionam de forma diferente que nós, há alguns sacrifícios que eles estão dispostos a correr, uma subordinada dos humanos simplesmente protegeu a sua superior com o corpo. Isso fez com que ela sangrasse até mesmo pelos olhos.

Outro acontecimento maravilhoso foi um subordinado dos pugilistas arremessar uma pedra tão pesada que o seu braço explodiu no processo. Isso logo após o seu  senhor ter arrancado o próprio olho para livrar-se do bloqueio. SAO Alicization não tem medo de mostrar os momentos extremos descritos na light novel, diferente de um certo Nanatsu no Taizai.

 

 

 

Sword Art Online: Alicization War of Underworld – A parte ruim

Claro que nem tudo são flores. Há dois grandes problemas em War of Underworld, um encontram-se no guião. O guião que se adapta às necessidades, isso é péssimo, os Cavaleiros da Integridade deveriam ser soldados sem memórias, absolutamente fiéis à Pontífice. Porém, se for da vontade do guião, alguns acabam por lembrar-se de parte ou de toda a memória de quando eram pessoas normais.

Outro problema é a falta de consistência em alguns momentos. Deixem-me explicar!! Asuna abriu uma fenda gigantesca no chão, depois construiu uma ponte, na imagem em que a ponte foi construída há um desnível de uns 2 metros de altura até a superfície. Este desnível simplesmente some na cena seguinte. Em outro momento Asuna está a perseguir o general inimigo, atrás dela há vários soldados e algumas carruagens. Ela então dá um salto com o cavalo para entra numa espécie de cratera, a cratera é mais funda que a altura de um ser humano montado em um cavalo, é bem funda, e vemos que Asuna tem certa dificuldade em fazer o salto. Mas logo na cena seguinte, todos estão ainda a segui-la!! Eles nem ao menos mostraram as carruagens saltarem, elas simplesmente apareceram.

 

 

Resumo da obra

Estes detalhes irritam-me e, particularmente, atrapalham sim a minha apreciação da obra. Porém o pior de tudo não foi isto, o pior foi em como acabou a temporada! Num momento extremamente anti climático! Sem nenhuma explicação, exatamente no meio de um acontecimento importante. Isto deixou-me irado!

 

 

De qualquer forma foi uma boa temporada! Como fã dei nota 9 no MAL, mas como critico devo ser um pouco mais chato, darei nota 8! Só posso esperar por abril e que eles arrumem estes detalhes! O que vocês acharam desta temporada? Partilhem vossa opinião!! Vemos-nos na próxima!

Artigos Relacionados

Kami-tachi ni Hirowareta Otoko – Anime revela Novos membros do Elenco

Guraburu! – Anime spinoff de Granblue Fantasy revela Estreia

Estúdios e Editoras aliam-se para Distribuição de Anime