Vinland Saga – O anime está à altura do manga? | Análise

Olá queridos leitores! Já faz algum tempo que não escrevo nada, e devo dizer, estou com saudade 🙂

Hoje quero falar um pouco sobre o anime Vinland Saga, o qual eu acompanhei na temporada passada e estou até agora para dizer algo sobre! A minha pergunta, que se encontra no título, e que eu quero sim responder aqui é: o anime está à altura do manga?

Juntem-se a mim nas próximas linhas onde tiro as minhas conclusões, e depois partilhem a vossa.

 

 

Os grandes senhores dos mangas

Não sei se em algum momento cheguei a comentar isto aqui, caso já o tenha, desculpem-me, mas irei partilhar de uma (como dizemos no Brasil) “pira” minha. Para mim há 5 mangas que são as “grandes sagas”, ou como gosto de dizer: os grandes senhores dos mangas. Os senhores são Hajime no Ippo, One Piece, Berserk, Kingdom e Vinland Saga. Escolho-os simplesmente pelo tempo em que cada um tem vindo a ser lançado.

Entre eles todos já existiram algumas adaptações para anime, algumas bem sucedidas, outras nem tento. Com isto em mente, e sendo fã de Vinland Saga, eu tinha esperanças e medos para esta adaptação. Esperava uma história bem contada, com uma animação bonita e fluida. Queria ver partes do manga que me emocionaram e que me animaram, queria ter as mesmas sensações e redescobrir o início da jornada de Thorfinn. Mas a pergunta continua, será que o anime conseguiu isto?

 

 

A longa viagem a Vinland

Como uma criança, sentei-me na frente do meu telemóvel e iniciei o primeiro episódio, que para minha alegria veio duplo ou triplo, se não me engano. E aqui começou um misto de sentimentos, isto por que o anime decidiu por apresentar os eventos numa ordem diferente do manga. O manga inicia-se na invasão de Jabbathe a uma fortaleza, invasão que só vem a acontecer com o auxílio do grupo de Askeladd, já no anime, isto vem a acontecer somente no episódio 07!

O manga introduz os personagens, um astuto líder chamado Askeladd e um raivoso garoto chamado Thorfinn. Ver estes dois a interagir ativa nossa curiosidade, sobre o relacionamento deles, de imediato. Desta forma quando chegamos no terceiro capítulo do manga, onde começa a infância de Thorfinn, nós damos pulos de alegria ao perceber que saberemos como os dois se conheceram. Junto a isto, quando o manga volta novamente ao “presente” nós queremos agora é ver o desenrolar desta relação.

 

 

Uma nova gama de sentimentos

O anime aborda toda a história de uma forma diferente! Começamos logo com a infância de Thorfinn, o que elimina completamente a curiosidade de: como chegaram a este ponto. Isto para mim foi um tanto quanto ruim. Como já disse eu queria ter as mesmas sensações que ao ler o manga, e o anime não iria dar-me isso! Ledo engano o meu. Pois o anime proporcionou-me algo bem diferente.

Enquanto o manga proporcionou-me curiosidade, e depois angústia, para então frustração, o anime socou-me com raiva. Os três primeiros episódios mostram a “normal” infância de Thorfinn, até o seu encontro com Askeladd, e já no quarto somos apresentados ao motivo de toda raiva de Thorfinn. Logo na sequência vemos como Thorfinn sobreviveu até chegar ao episódio 7. Eu diria que os três primeiros episódios devem ser vistos de uma vez, a fim de experimentar a raiva, angústia e frustração que o anime traz.

Com tudo isso dito, respondi a pergunta? Está o anime à altura do manga?

 

 

Vinland Saga – O anime está à altura do manga? – Julgamento final

“Beto por favor!! Para de enrolar-nos!!!” Certo, certo. Vamos à conclusão de tudo.

Vinland Saga apresenta-se com uma ótima animação, não somente bonita, mas com qualidade constante durante toda a temporada, e faz-se muito fiel ao manga. Com um excelente trabalho de dobragem, encaixes perfeitos de voice acting, e duas aberturas e encerramentos para guardar para a vida. Vinland Saga, o anime, está sim à altura do seu manga. Demorou quatorze anos para vir uma adaptação de Vinland, mas esta adaptação veio para respeitar a obra original e enriquecê-la!

Pode ser um exagero da minha parte todos estes elogios? Pode! Mas é assim que me sinto! Vinland é um de meus mangas favoritos e o anime está junto a ele! Acredito sim que é um anime bem redondinho, e que respeitou corretamente os personagens do manga. Agora é esperar por mais temporadas, o manga já se encaminha para o seu final e todos os arcs são dignos de adaptação.

 

 

Para quem indicar?

Termino exaltando outro aspecto de Vinland Saga, como sua temática é vikings Vinland torna-se um perfeito “primeiro anime a assistir”. Claro, há sangue, há violência. Mas ele casa muito bem com aqueles que gostam de Vikings e The Last Kingdom, sendo todos estes da mesma temática. Arrisco-me em dizer que até fãs de Game of Thrones irão gostar de Vinland Saga!

Fico por aqui, espero que tenham gostado de uma análise um pouco diferente! E como sempre, quero saber a vossa opinião! Partilhem connosco o que acharam da adaptação de Vinland Saga.

 

 

Artigos Relacionados

Yatogame-chan Kansatsu Nikki – 3.ª Temporada revela Data de Estreia

Kamisama ni Natta Hi Episódio 5 – Opinião

Akudama Drive Episódio 5 – Opinião