White Snake – Análise

White Snake foi o primeiro filme que eu vi de animação chinesa e posso dizer que fiquei encantada! Para além da qualidade da animação produzida pelos estúdios Light Chaser Animation Studios e Warner Bros, a história em si é inspirada numa lenda chinesa e é repleta, não só de romance, mas também de muita ação e fantasia.

 

White Snake – Análise

 

Uma história de amor entre uma cobra-demónio e um humano

O enredo da história está muito bem estruturado, desenvolvendo-se de uma forma fluida e rápida. Para além disso, este filme tem muitos momentos calmos, focando-se mais nas paisagens, nas personagens e nos seus sentimentos.

Gostei bastante como começaram o filme, focando-se na personagem principal, Blanca, uma serpente branca-demónio e na sua irmã Verta, uma serpente verde-demónio, até chegar ao momento em que aparece a segunda personagem principal, Xuan, um caçador de serpentes.

 

 

Ao início é-nos mostrado que Blanca luta contra uma força do mal, onde é derrotada e cai num rio, onde acaba por ser encontrada por Xuan. Quando acorda, esta não se lembra de quem é, mas ao olhar para a cascata onde ele a encontrara, esta recorda-se da sua missão de matar o seu maior inimigo, o General das Trevas.

Esta relembra que pode utilizar magia, surpreendendo o rapaz que a salvara quando usa magia na sua direção. Ao mesmo tempo, Blanca possui um pendente de cabelo mágico que lhe pode trazer de volta algumas memórias. A partir daí a história desenrola-se focando-se na missão de encontrar as memórias do passado de Blanca, com a ajuda de Xuan e do seu cão Dudou.

 

 

Blanca e Xuan embarcam numa aventura, que os irá aproximar e revelar um amor entre os dois. Num mundo onde demónios vivem junto dos humanos, as suas diferenças vão ser reveladas à luz do dia, ultrapassando vários obstáculos e dificuldades, tendo de lutar contra vários inimigos para ficarem juntos.

 

 

Personagens

Posso dizer que cada personagem deste filme se destaca pelas suas características e personalidade. Amei o trabalho que os produtores dispuseram na animação e estilização destas a partir das suas vestimentas, que proporcionaram ao filme o estilo tipicamente oriental.

As minhas personagens favoritas deste filme foram:

  • Blanca (serpente branca- demónio) é uma personagem calma, pensativa, querida, independente e forte quando luta. As roupas claras que usa transparecem a sua aura.

 

 

  • Verta (serpente verde- demónio) tem um lado protetor em relação à sua irmã Blanca, e uma personalidade mais agressiva, que transparece pela sua postura de lutadora e pela sua roupa escura.
  • Xuan (caçador de serpentes-humano) é um rapaz energético, carismático, alegre, inteligente e aventureiro. Este vive numa aldeia pobre, composta maioritariamente por caçadores de serpentes. Xuan anda sempre acompanhado pelo seu cão Dudou.

 

 

  • Também gostei bastante da dona da “Oficina de Jade Preciosa” (raposa demónio), por causa da sua personalidade forte, provocadora e sedutora, e por possuir uma dupla personalidade com traços de uma raposa matreira.

 

 

Filme A Serpente Branca – Animação

Eu amei a animação e o estilo gráfico de White Snake! Este filme está repleto de paisagens tipicamente asiáticas, já para não falar da natureza elaborada com imensos detalhes e cores vibrantes. Fiquei também fascinada com os movimentos fluidos que foram utilizados nas personagens em elementos como os cabelos, as roupas, os acessórios, entre outros.

 

 

Os pormenores dos demónios, como as escamas, pêlos ou a textura e cor da pele, são ainda um bónus nas cenas de ação onde decorrem batalhas.

 

 

E não me posso esquecer de mencionar os efeitos especiais incríveis utilizados nos poderes mágicos, na transformação das serpentes ou para elementos dos backgrounds, como a chuva ou folhas e pétalas a esvoaçar suavemente ao vento!

 

 

Se gostas de filmes de animação com muitos pormenores e qualidade, aconselho-te vivamente a ver White Snake.

 

Banda Sonora/ Efeitos sonoros

Como é habitual ver em filmes asiáticos, White Snake é repleto de sons originalmente provenientes da cultura chinesa, com nuances calmas de instrumentos, intercaladas com vozes angelicais. O filme é acompanhado por este estilo de música. O mesmo equilibra-se perfeitamente a cada momento da narrativa, aumentando de intensidade quando a ação assim o permite. Isto proporciona diversas sensações em cada cena, proporcionando ao espectador uma aproximação aos sentimentos das personagens e ao ambiente de cada cena.

 

 

Para além disto, os efeitos sonoros dos ataques nas lutas, dos efeitos mágicos ou apenas de elementos naturais como o vento ou a água, estão muito bem implementados e equilibrados. Acho que isto é um ponto que favorece ainda mais a qualidade do filme!

No vídeo a seguir podem ouvir um dos temas principais do filme:

 

Pontos-Chave

Para além de se focar numa relação romântica, este também mostra a importância da amizade e das diferenças entre as pessoas, e como isso pode as tornar mais fortes e unidas. Este filme mostrou-me que nunca devemos renegar quem nós somos. Que podemos lutar para estar ao lado da pessoa que amamos, protegendo quem é mais importante na nossa vida.

White Snake é também um filme baseado numa fábula chinesa sobre a “Lenda da Cobra Branca”.

 

Juízo Final

White Snake é um filme fascinante e de cortar a respiração, com tanta beleza junta, adicionada a cenas de ação incríveis entre demónios e momentos de suspense. A sua banda sonora transmite uma aura calma, equilibrando-se a cada cena do filme, consoante o estado de espírito das personagens ou da ação do momento.

 

 

Em suma, se gostas de fantasia, de romance, de ação, de uma animação detalhada e da cultura chinesa e as suas lendas, então aconselho-te a ver este filme!

Trailer filme:

 

 

Artigos Relacionados

5 Mangas para Ler no Halloween – Recomendações do André

Os 10 Anime Que Vou Seguir (e Opinar) Nesta Temporada | Outono 2020

Kageki Shoujo!! – Adaptação Anime Confirmada