Análise Fullmetal Alchemist

por Renato Sousa
Fullmetal Alchemist

Fullmetal Alchemist pertence ao lote restrito de séries de Anime que conseguiu fazer furor dentro e fora do Japão. Esta é portanto uma produção que qualquer pessoa deve conhecer.

Diante de tal situação, o ptAnime não podia deixar de a divulgar, até porque já estava a acusar a falta de uma análise a esta obra. Estão preparados para entrar num universo onde a alquimia é a prática em destaque?

 

A História de Fullmetal Alchemist

Edward e Alphonse Elric são dois jovens irmãos que muito cedo foram abandonados pelo pai. Como se já não bastasse, ainda sem idade para serem considerados adolescentes, estes vão perder a mãe, Trisha Elric, vítima de doença.

Incapazes de controlarem a dor daquela perda e depois de muito estudarem sobre o assunto, os dois vão realizar uma transmutação humana com o objetivo de trazer a mãe de volta à vida. Infelizmente as coisas não vão correr nada bem, e os dois não só não vão conseguir recuperar Trisha, como vão sofrer perdas nos seus corpos humanos.

Enquando que Edward vai perder o braço direito e a perna esquerda, Alphonse vai se despedir do seu corpo humano e ver a sua alma afixada a uma armadura, que por sorte estava no local onde os dois realizaram o ritual. O irmão mais novo teria mesmo desaparecido da Terra, não fosse Edward se ter lembrado no último momento de fazer a afixação.

Com a ajuda de Pinako e de Winry, vizinhas e grandes amigas dos Elric, Edward vai ver no lugar dos membros perdidos um braço e uma perna de automail. Esta prótese mecânica, quando bem ligada aos nervos do corpo, consegue substituir na perfeição as funcionalidades que o membro humano perdido fornecia. Para além de que são excelentes para o combate.

Impressionado por Edward ser tão jovem e ter sobrevivido a uma transmutação humana, Roy Mustang, um dos membros das forças militares da região de Amestris, vai convidar o jovem a juntar-se ao grupo restrito de alquimistas que faz parte desta organização. Consciente de que isso o pode ajudar, pois uma vez dentro do grupo militar da região terá acesso a importantes documentos de alquimia, Edward aceita o cargo, recebendo o título/alcunha de Fullmetal. A partir daquele momento os dois irmãos vão aprofundar os conhecimentos de alquimia, e procurar o objeto que lhes pode trazer os seus corpos de volta, a Pedra Filosofal.

De notar que a tarefa a que se propuseram não é nada fácil. Para além do objeto procurado ser muito raro, o aparecimento de poderosíssimos inimigos está garantido. Será que o Fullmetal e Alphonse Elric vão conseguir superar todos os obstáculos que os esperam ao longo da sua jornada e encontrar a Pedra Filosofal? Conseguirão recuperar as partes humanas que perderam?

 

Anime Fullmetal Alchemist

Edward & Alphonse Elric

 

Ambiente e Enredo

Certamente já perceberam que a alquimia é o conceito predominante em Fullmetal Alchemist. O próprio título da série indica isso. No entanto, é importante perceber que tal não se passa apenas na prática. Apesar desta vertente ser a de maior destaque e a que nos proporciona um maior interesse por esta produção, também é preciso dar relevo à questão teórica.

Se por seu lado a transformação e manipulação dos elementos presentes no nosso planeta através desta prática nos atrai em Fullmetal Alchemist por ser algo que não estamos habituados a ver, a vertente mais teórica é importante para adquirimos algum conhecimento científico. Constantemente na série ouvimos falar na Lei da Troca Equivalente, não só em conversas entre alquimistas, mas até naquelas que metem ao barulho problemas pessoais ou valores morais. Sem dúvida que nestas alturas é importante escutarmos o que as personagens têm a dizer. Não por ser certo ou errado, mas porque nos ajuda a ajuizar melhor as nossas atitudes.

Ainda na linha daquilo que são os nossos pensamentos e comportamentos, é importante referir a forte ligação dos irmãos Elric. Se estes já se davam muito bem quando eram crianças, desde que realizaram a transmutação humana e perderam a normalidade dos seus corpos que a relação se tornou mais próxima do que já era. Devemos portanto meter os olhinhos nestes dois, e entender que o fardo que carregam só vai sendo superado pelo forte laço que os une.

Antes de terminar este tópico, quero deixar uma palavra ao enredo de Fullmetal Alchemist. O mesmo está muito bem construído, e acreditem que ao longo da história vamos adquirindo informações importantes, mas que nada são quando comparadas com as revelações dos últimos episódios. Nota-se que tudo foi muito bem planeado e delineado pelos responsáveis desta produção, o que é algo importantíssimo para nós, espetadores.

 

Anime Fullmetal Alchemist

Edward Elric vs Roy Mustang

 

As personagens de Fullmetal Alchemist

Fullmetal Alchemist tem um número de personagens principais acima do que é normal. Para evitar certos spoilers, e porque mais tarde ou mais cedo esta série vai fazer parte da nossa rubrica “Personagens de Anime”, não vou estar aqui a menciona-las todas.

No entanto, há algumas que não posso deixar mesmo passar como é o caso dos irmãos Elric. Enquanto que Edward é alguém que ferve em pouca água, principalmente quando lhe chamam de pequeno ou quando o confundem com o irmão, Alphonse é mais tranquilo e carinhoso com as pessoas. É igualmente perceptível ao longo dos episódios que pesa muito mais na consciência a transmutação falhada do passado ao Fullmetal do que a Alphonse. Algo normal, afinal o irmão viu o seu corpo trocado por uma armadura.

De referir também a grande amiga destes dois, Winry Rockbell. Para além de ser a mecânica sempre disponivel a concertar o automail de Edward, Winry é fundamental no apoio aos irmãos durante a sua dura jornada.

Porque Ed e Al não se tornaram talentosos alquimistas do nada, convém mencionar a sua professora, Izumi Curtis. Como vamos descobrir nesta primeira série, Izumi tem mais em comum com os seus alunos do que aquilo que se imagina, o que vai tornar o enredo ainda mais atrativo.

Para não pensarem que no exército de Amestris não existe ninguém importante de salientar, vou-vos falar um pouco de Roy Mustang. Este alquimista, que recebeu o título de Flame (Alchemist), é a personagem que melhor consegue esconder a sua verdadeira identidade. O próprio Edward, que vai ser atribuído à responsabilidade de Roy, não vai gostar das atitudes e palavras do seu supervisor. Isto até ao dia em que perceber como este realmente pensa e age.

 

Relação Manga/Anime

Se há análise onde este tópico é importantíssimo é precisamente esta de Fullmetal Alchemist. A manga de Hiromu Arakawa originou duas séries de Anime. A primeira é esta que aqui estou a analisar, e a segunda, que chegará ao ptAnime em breve, dá-se pelo nome de “Fullmetal Alchemist Brotherhood“.

Começando pelo mais simples, desde já vos digo que a Brotherhood segue à risca a obra de Arakawa sem meter fillers pelo meio. Já a primeira tem muito mais que se lhe diga. Constituída por 51 episódios, digamos que segue a manga, mas apenas de forma parcial. Os fundamentos básicos e as personagens são as “verdadeiras”. No entanto, o desfecho é totalmente diferente do original.

Consequências disto? Quem vir “Fullmetal Alchemist” antes de Brotherhood, quando chegar a esta última vai levar com vários acontecimentos repetidos, particularmente numa fase inicial. Todavia, isto não é razão para descartarem a primeira, uma vez que por lá as personagens são muito mais estudadas ao pormenor. Sem dúvida que isso é importante para perceberem melhor algumas coisas que se vão passar em “Fullmetal Alchemist Brotherhood“.

Mas então, perguntam vocês, porque é que as coisas foram feitas desta maneira? Por uma razão muito simples. Como a manga ainda não estava pronta quando já decorria esta primeira série, a produção optou por seguir um caminho diferente e concluir a história à sua maneira.

Como o desfecho é um bocado inconclusivo, quem quiser pode ver o filme: “Fullmetal Alchemist: Conqueror of Shamballa” que funciona como uma continuação. Em 2009, com a manga prestes a terminar, aí sim, teve inicio Fullmetal Alchemist Brotherhood.

 

Fullmetal Alchemist

 

Juízo Final

Com mais uma extensa análise prestes a terminar,  desde já quero recomendar vivamente esta série. Pelos momentos emocionantes, cómicos, e de ação que apresenta, Fullmetal Alchemist tem qualidade e capacidade para cativar qualquer um.

Volto ainda a frisar que devem ver esta primeira série antes da Brotherhood. Mesmo que isso signifique adquirir conhecimento de algumas das coisas que por lá se vão passar, sem dúvida que no final não se vão arrepender de o ter feito. Nem que seja apenas para ver no que diferem.

Esta obra é também um nítido exemplo de que Anime não é apenas para putos, mas sim para todas as idades. Digo isto porque se os momentos de ação são capazes de atrair qualquer adepto do estilo, a parte dos diálogos é super desenvolvida, e só pessoas com um certo nível de maturidade conseguem compreender as mensagens transmitidas.

Sem mais nada a acrescentar, despeço-me com a promessa de que nos próximos dias o ptAnime apresentará a análise a Fullmetal Alchemist Brotherhood, e com um vídeo de apresentação da série, elemento fundamental neste tipo de artigos.

 

 

 

0 comentário

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.