Análise Naruto

por Renato Sousa
Anime Naruto

Quando há 12 anos atrás, uma gigante raposa de nove caudas subitamente apareceu em Konoha trazendo consigo caos e destruição tudo parecia perdido para o povo daquela vila. Contudo, o seu líder, Quarto Hokage, com um poderoso jutsu que lhe custou a vida, conseguiu suster o poder da raposa e prendê-la dentro do corpo de um bebé salvando a região. O bebé chamava-se Naruto Uzumaki.

 

A História de Naruto

Criado e ilustrado por Masashi Kishimoto, Naruto acompanha as aventuras de um adolescente hiperativo que ambiciona tornar-se num ninja respeitável na sua vila e atingir o seu maio sonho. Ser Hokage!

Para isso, Naruto terá que conquistar o respeito das pessoas da sua própria vila e arredores. Não será uma tarefa nada fácil! Além de ser orfão, este adolescente é mal tratado por todos e olhado como se fosse um demónio por conter dentro de si a raposa de nove caudas que aterrorizou a vila no passado. O único que lá no fundo o compreende é Iruka Umino, seu professor na academia, que depois de muito esforço e acontecimentos inesperados à mistura lá consegue promover Naruto a Genin apesar das suas travessuras.

A partir daqui, Naruto será colocado numa equipa de três Genins que será liderada por Kakashi Hatake, Jounin de Konoha. Os outros dois Genins são Sakura Haruno, uma Kunoichi por quem Naruto é apaixonado e Sasuke Uchiha, único sobrevivente do clã Uchiha a par do seu irmão que foi o grande responsável pelo assassinato de todos os outros membros deste clã.

Com o passar do tempo, esta equipa será chamada a cumprir várias missões dentro e fora de Konoha, o que irá permitir a Naruto criar fortes laços de amizade com os outros elementos da sua equipa e não só. Assim, reunidas as condições, Naruto tem tudo para provar que não é nenhuma aberração como o julgam e mostrar o seu valor como ninja.

 

Anime Naruto

 

Ambiente e Enredo

Este anime é bastante completo! Temos drama, mistério, acção, aventura e romance. Os combates são de alta qualidade na maioria dos casos e temos sempre aquele clima de surpresa e mistério em torno de algumas personagens. A consequência disto é haver grandes surpresas quando a série retrocede no tempo para ver o que se passou ou quando são feitas grandes revelações. Basicamente, como no anime One Piece, Naruto dá para agradar a todos embora não pareça.

No que diz respeito ao mapa, temos o planeta divido em cinco grandes nações: a do Fogo, da Água, da Terra, do Vento e do Trovão. Cada uma delas tem uma grande vila de ninjas de modo a manter a estabilidade entre si. Konoha (Vila das Folhas) por exemplo pertence à do Fogo. Há ainda a Vila da Areia (Vento), da Pedra (Terra), das Nuvens (Trovão) e do Nevoeiro (Água). Como acontece constantemente no nosso mundo, grandes guerras entre nações também aqui irão acontecer.

Outro aspeto que é importante referir é a hierarquia dos ninjas. Depois de passarem na academia, os recém promovidos recebem o título de Genin. A escala vai subindo passando pelos Chuunin, Jounin, ANBU e finalmente os Kage. Este último título varia de vila para vila, como já devem ter deduzido na vila das Folhas é Hokage mas por exemplo na da Areia é Kazekage.

Para que não vos falte nada vou ainda fazer uma breve referência a alguns tipos de jutsu que existem. Jutsus são as técnicas utilizadas pelos ninjas. As três mais conhecidas são o Taijutsu, que corresponde às capacidades físicas como a força ou a velocidade, o Genjutsu, que é a capacidade de criar ilusões na mente do inimigo, e o Ninjutsu que permite criar ataques combinados com os elementos da Terra, criar duplicações do corpo e contra-atacar o inimigo entre outros aspectos. Porque tudo isto não surge do nada, existe um elemento fundamental no meio disto tudo, o chakra que é a energia que reside no corpo da maioria dos ninjas obrigatória para a criação de quase todos os jutsus.

 

Personagens Anime Naruto

 

As personagens de Naruto

Em cima apenas referi algumas das personagens principais para me alongar o menos possível. Mas outras merecem uma breve referência no mínimo. Além dos Genins já mencionados temos ainda Kiba Inuzuka, Shino Aburame, Hinata Hyuga, Shikamaru Nara, Ino Yamanaka, Choji Akimichi, Rock Lee, Neji Hyuga, Tenten, Gaara, Kankuro e Temari sendo estes últimos três da Vila da Areia (Sand Village).

Na parte dos Jounins responsáveis por todos estes ninjas acrescentamos a Kakashi, o seu eterno rival Might Guy, e ainda Kurenai Yuhi e Asuma Sarutobi.

Convém ainda referir o Terceiro Hokage (Hiruzen Sarutobi), que retomou o cargo de Hokage depois do Quarto morrer, Itachi Uchiha, irmão de Sasuke que vai dar muito que falar e os três pupilos de Hiruzen conhecidos como Sannin: Orochimaru, Tsunade e Jiraiya.

 

Relação Manga/Anime

Como ainda o meu colega Joca Carvalho disse hoje no seu post, os fillers neste anime são uma constante. Se houve uma altura em que se compreendia porque, tal como em Bleach, a manga estava muito em cima do anime, agora não se percebe o porquê. Atualmente, a manga já vai muito à frente. No entanto, continuamos com a série a apresentar fillers atrás de fillers. Mesmo a parte da história (canon) tem alturas em que temos metade do episódio a ser filler. Uma desilusão para os fãs desta série.

 

Anime Naruto

Gaara

 

Naruto em Portugal

Ao contrário do que acontece no Japão, em Portugal, Naruto é provavelmente o anime que ganhou mais fãs nos últimos tempos. O fenómeno Dragon Ball já lá vai e o próprio Pokémon mesmo garantindo qualidade é sempre mais do mesmo. Naruto apareceu na Sic Radical em japonês, onde inclusive já foi transmitido um grande número de episódios da nova série (Naruto Shippuden). A qualidade da série não passou indiferente aos portugueses e rapidamente qualquer pessoa já tinha ouvido falar deste anime.

Meses depois foi feita uma dobragem na língua de Camões que começou a ser transmitida na Sic. Esta versão portuguesa além de ser censurada tem dobragens muito fraquinhas. Percebo que certos termos não fiquem bem em português como ficam em japonês ou inglês mas isso não é justificação. As vozes na maioria dos casos não correspondem às caraterísticas da personagem e nota-se que os dobradores não estão dentro da personagem, não estão a “viver” aquilo que estão a fazer.

 

Juízo Final

Para terminar este artigo que já vai longo, eu pessoalmente aconselho a série pela variedade de aspetos que aborda, mas estejam preparados para grandes quantidades de fillers caso pretendam ver tudo. Mais uma vez destaco os combates que estão a um nível muito alto, o enredo criado pelo autor e ainda os valores transmitidos pelas personagens como a amizade, a solidariedade e a inter-ajuda.

Concluído o post, ficam apenas a faltar as vossas opiniões. Falem connosco e digam o que pensam desta série que tem tido muito sucesso no nosso país. A secção de comentários espera por vós.

 

 

 

Comentários via Facebook
0 comentário

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.