A temporada de animes de inverno de 2013 foi rica em grandes produções. Entre as quais esteve “Super Seisyun Brothers“, uma pequena comédia do género “slice of life“, composta por 14 episódios de pouco mais de 5 minutos, produzida pela AIC Plus+.
Super Seisyun Brothers – Análise
O anime desenrola-se em torno de quatro irmãos. As duas irmãs mais velhas e melhores amigas e os seus respectivos irmãos mais novos, também da mesma idade e igualmente melhores amigos.
Ao longo da produção, os protagonistas apresentam os seus sonhos e ambições bem como a diferente forma de pensar e reagir para com os mesmos. Apesar das idades tão próximas, cada par de irmãos tem a sua personalidade, ora mais recatada e realista, ora mais extrovertida e sonhadora, sendo que a base da história é a interação entre estes.
As Personagens
Uma caraterística desta produção é a sua divisão no que diz respeito às personagens. Em vez de se falar em quatro personagens, opta-se na maioria das vezes por uma visão geral baseada nas características das mesmas. Assim temos: os irmãos Shinmoto e os irmãos Saitou.
Os irmãos Shinmoto são enérgicos, despreocupados e extremamente convencidos. A sua ambição é serem os “reis do mundo”, e defendem a sua conquista através da sua extrema beleza. Apesar de aparentemente viverem sem preocupações, Chiko, a irmã mais velha, está no segundo ano da faculdade e ambiciona ser uma mangaka. Já Chika, o mais novo da família Shinmoto, frequenta o 11º ano, é popular, absurdamente narcisista e considera-se um especialista em problemas amorosos.
Por seu lado, os irmãos Saitou são calmos, discretos e misteriosos. Aparentemente mais maduros e inteligentes que os amigos. Sempre que estão aborrecidos vão para a casa da família Shinmoto. Mako, a mais velha dos irmãos, trabalha num restaurante, e não admite que é dependente da sua única e melhor amiga, Chiko.
Com uma postura madura e observadora, Mao, o novato da família, vive colado ao seu colega de turma e melhor amigo, Chika. Independentemente da vontade de bater no seu amigo pelas suas parvoíces e ideias estapafúrdias, o jovem de cabelos violetas tem uma forte admiração pelo amigo.
Ambiente e Enredo
A vida quotidiana dos protagonistas é descrita em pequenos episódios. Na sua maioria independentes uns dos outros. Cada episódio inicia-se com um título alusivo ao tema que vai abordar.
A caraterística mais patente desta obra, como já referi, é a sua curta duração. Em vez dos habituais 20 minutos, a série desenrola-se em episódios de 5 minutos. O que à partida seria um ponto negativo, tenho que admitir que não o considero como tal. A história de Super Seisyun Brothers não é muito desenvolvida e muito menos extensa, pelo que episódios longos provavelmente seriam cansativos e quiçá repetitivos.
Relativamente aos parâmetros técnicos, a arte, qualidade do desenho e a cor não são chamativas nem originais, podendo-se considerar pouco apelativas ao espetador. As cores não são vivas, e o ambiente transpira luminosidades de excessivos tons claros. Quanto à banda sonora e Opening estes são inexistentes, resumindo-se a uma pequena música de entrada com a imagem principal e o título alusivo ao episódio.
Uma outra caraterística desta peculiar série é a ausência de um final concreto ou minimamente explícito. O décimo quarto episódio em nada difere dos restantes, é como se tratasse de um qualquer outro episódio. O espetador fica, claro está, um pouco perdido na sua apreciação.
Com um enredo reduzido e extremamente condensado, trata-se sem dúvida, de uma obra que aguça a nossa curiosidade, mas que no entanto nos faz desejar um pouco mais do que mini-produções sem princípio nem fim.
Juízo Final
Considero Super Seisyun Brothers uma série bastante agradável e relaxante. O seu enredo simples e personagens tipo torna-o em algo simples e extremamente fácil de ver. Tal simplicidade é simultaneamente um ponto negativo, uma vez que não se pode esperar muito desta produção.
Em suma, aconselho esta obra para quem procura encontrar algum divertimento e passar um bom bocado, sem enredos rebuscados ou episódios longos. Esta é uma série de anime leve, sem drama, e com a típica comédia genérica e divertida.
Deixo-vos agora com o primeiro episódio desta mini-série.
Trailer
Análises
Super Seisyun Brothers
A temporada de animes de inverno de 2013 foi rica em grandes produções. Entre as quais esteve "Super Seisyun Brothers", uma pequena comédia do género "slice of life", composta por 14 episódios de pouco mais de 5 minutos.
Os Pros
- Personagens carismáticas;
- História leve e adequada ao tempo por episódio;
- Ideal para rir e relaxar.
Os Contras
- Sentimos que "falta algo";
- Não desenvolve mais do que os episódios quotidianos.
Comentários sobre post