Análise Usagi Drop

por Renato Sousa
Rin Kaga & Daikichi Kawachi

Porque abordar os diferentes tipos de Anime é um dos nossos objetivos principais, hoje o ptAnime analisa Usagi Drop, uma série focada nas relações familiares e no sentimentalismo.

 

A História de Usagi Drop

Daikichi Kawachi é um jovem solteiro de 30 anos que se vê um dia obrigado a regressar à sua “casa natal” para estar presente no funeral do seu avô. Mas uma questão mais importante que o próprio falecimento do seu familiar é a miúda de 6 anos que este deixou, fruto da relação com uma jovem empregada lá da casa, que após o nascimento da criança (Rin Kaga) desertou.

Com pai falecido e mãe em fuga, alguém da familia terá de se disponibilizar para cuidar de Rin ou esta seguirá caminho para um orfanato. Depois de a observar durante todo o dia do funeral e percebendo o desprezo que todos os elementos da família dão a Rin por esta ser filha ilegítima, Daikichi decide-se a levar a miúda para viver consigo e ficar aos seus cuidados.

Surpreendida, mas no fundo aliviada, a família acaba por concordar e até mesmo a própria Rin vai de livre vontade. A partir daqui tudo vai mudar na vida de Daikichi, que no inicio irá ter grande dificuldade para conciliar o seu próprio trabalho com todos os cuidados que Rin precisa. Apesar de ser uma vida exaustiva, o carinho e o afeto que Daikichi sente pela criança são mais fortes que tudo e este tem consciência que a volta de 180º que a sua vida deu foi para melhor.

Daqui para a frente, o anime irá mostrar-nos as várias aventuras e peripécias que irão surgir na vida de Rin e de Daikichi.

 

Ambiente e Enredo

Usagi Drop, adaptado da manga criada por Yumi Unita de nome Bunny Drop, é como referi na introdução, uma história que aborda os valores da família, da amizade e do amor em todos os momentos.

A relação de Rin com Daikichi vai se intensificar com o passar dos episódios, e o espectador sem dar conta irá sentir-se envolvido na história e dará por si a interrogar-se sobre como agiria nas várias situações com que estes dois se deparam.

Usagi Drop destaca-se ainda pelo ambiente e música criados em volta das personagens. Seja em momentos de tristeza ou de alegria, o enredo da cena é sempre o ideal.

 

[Análise] Usagi Drop

 

As Personagens de Usagi Drop

Num anime tão curto como Usagi Drop é normal não haver uma grande lista de personagens. Já falamos de Rin e de Daikichi e a esses podemos acrescentar Yukari Nitani, uma mulher divorciada que irá criar uma forte relação de amizade (e algo mais???) com Daikichi através do seu filho, Kouki, que é o melhor amigo de Rin na escola. Temos ainda Haruko Maeda, Kenji Kawachi e Kazumi Kawachi que pouco aparecem, a par de mais uma ou duas personagens.

 

Juízo Final

E pronto, termino assim a análise a Usagi Drop que apesar de ter apenas 12 episódios, estes são episódios que valem por muitos por tudo o que conseguem transmitir. Recomendo vivamente e deixo aqui mais uma prova que o anime tem muito valor, ao contrário do que muita gente pensa.

Aguardo ansiosamente por uma segunda temporada de Usagi Drop, uma vez que a adaptação à manga ainda não terminou e que, se tal se vier a confirmar, será uma aposta ganha para todos. Visto que é uma série recente, deduzo que ainda pouca gente tenha visto, mas convido os nossos leitores com esse estatuto a deixarem a sua opinião na secção de comentários de forma a ajudar os indecisos.

 

 

 

0 comentário

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.