Animadores iniciantes recebem 8200 euros por ano no Japão

por Pedro Costa

Animadores iniciantes recebem 8200 euros por ano no Japão, segundo revela um novo estudo levado a cabo pela Agência para Assuntos Culturais, do governo japonês, em conjunto com a Associação de Criadores de Animação do Japão (JAniCA).

O estudo teve em consideração: as condições de trabalho, salário médio e as horas de trabalho para os novos animadores na indústria de animação japonesa. O estudo inquiriu 759 animadores.

Este reporta ainda que jovens animadores trabalham uma média de 11 horas todos os dias, e animadores dōga  – muitos dos quais têm entre 20 e 30 anos – recebem um salário anual que ronda os 1.1 milhões de yen (cerca de 8200€). O animador dōga é a posição base na indústria de animação, e este salário médio não inclui animadores em posições mais elevadas ou com mais experiência.

 

Animadores iniciantes recebem 8200 euros por ano no Japão

 
O relatório revela que os principais fatores para o reduzido salário anual para novos animadores são: os reduzidos custos de trabalho de países asiáticos vizinhos bem como o fato de animadores dōga assinarem contratos nos quais eles recebem apenas umas centenas de yen por desenho de animação.

Sachiko Kamimura (City Hunter, Doraemon – Filmes), ainda este ano, criticou a situação dos salários dos novos animadores em notícia que foi abordada aqui no ptAnime.

A JAniCA irá tornar público o novo estudo na próxima quarta-feira. A agência planeia ainda conceber simpósios no futuro para chamar a atenção para as condições de trabalho de jovens animadores.

 

Fonte: Anime News Network

 

0 comentário


Loading...

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.