Anime – Porque não Existem mais Segundas Temporadas?

por João Simões
Anime - Porque não Existem mais Segundas Temporadas

Fãs de anime, sejam eles novatos ou experientes, estão com a constante preocupação se a sua série favorita terá, ou não, uma segunda temporada. No Game No Life, Spice and Wolf, e A Certain Magical Index são alguns dos títulos mais mencionados quando o assunto é:

Que anime precisa de uma segunda temporada?

 

Contudo, o produtor de anime, Marina Sasaki (Barakamon, Parasyte -the maxim-, World Is Still Beautiful), deixou uma explicação no Twitter sobre este assunto. Esta informação foi publicada em 2015, mas continua a ser relevante e, talvez, cada vez mais.

Então, afinal de quem será a culpa de não existirem mais segundas temporadas?

 

O manga é adaptado a anime → O anime torna-se popular  → As vendas do manga sobem  → As vendas dos Blu-ray não correm bem;

Esta é um das realidades dolorosas vividas pelas companhias que fazem investimentos gigantes em anime, e depois o manga aumenta as vendas.

 

Se o manga aumentar as vendas, então o sucesso está feito! Claro que a este ponto as pessoas começam a ficar à espera da segunda temporada. Mas mesmo que o manga venda muito, os estúdios não vão receber nada por essas vendas. As vendas dos Blu-ray não correm bem → não existe forma de produzir uma segunda temporada.

 

E se venderem muito merchandise oficial? Royalties provenientes de merchandise são apenas uma pequena percentagem do lucro total. Se vendermos 10 milhões de yen em merchandise, o estúdio só recebe uns 100 mil yen. No fim, se as vendas dos Blu-ray não correrem bem, então fica tudo muito complicado.

 

Casos da produção de uma segunda temporada através de comité são extremamente raros. A maior parte dos comités nem sequer aborda a questão de segunda temporada. Olham para o 3º e para 4º volumes dos Blu-ray e começam a pensar em como podem minimizar as perdas. Até através dos serviços de streaming, que supostamente seriam o nosso raio de esperança, não temos retorno suficiente para avançar para uma segunda temporada.

 

É muito complicado todos estes processos. Mas de forma rápida:

– Do lado do Cliente:

  1. Os discos Blu-ray são muito caros;
  2. Existe demasiado anime a ser feito:
  3. Existe muitos títulos que o público nem considera comprar.

– Do lado da Indústria:

  1. Os discos Blu-ray não podem ser substituídos como fonte principal de rendimento;
  2. Não existe lugar para anime num mundo de modas descartáveis.

 

A conclusão é simples: querem uma segunda temporada? Comprem os DVD’s e os Blu-rays. Não importa o quão popular um anime é, o quão amado foi pelos críticos, o quão poderosa é a história… se os DVD’s e os Blu-rays não venderem, o vosso anime favorito, na maior parte dos casos, não vai passar da primeira temporada.

 


Top 8 Razões porque Anime Não Presta | ptAnime

Manglobe – Afinal o que aconteceu?


 

Fonte: Goboiano

 

0 comentário


Loading...

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.