Na passada sexta-feira, O Ministério do Interior e Comunicações do Japão lançou o seu relatório para 2016 de “Análise do Estado da Expansão Estrangeira de Conteúdo de Transmissão”. De acordo com o estudo, o valor das exportações de conteúdo transmissível, no ano fiscal de 2016, foi de 39.35 biliões de yen (cerca de 307 milhões de euros).
Anime representa 77% das Exportações TV do Japão – Relatório:
Anime compreendeu 77.1% do total e 84.2% das receitas derivadas especificamente de direitos de transmissão.
Do total: 32.7% vieram de direitos de merchandising, 31.4% de direitos de transmissão, 26.9% de direitos de streaming online, 5.3% de remakes, 2.3% de direitos home video e 1.4% de outros.
Além dos 77.1% atribuídos a anime, 10.2% derivam de drama, 9.7% de programas de variedades, 0.6% de documentários e 1.7% de outros.
Por região, a decomposição dos número é a seguinte: 58.7% para a Ásia, 27.2% para a América do Norte, 8.0% para a Europa, 1.6% para a América Latina e 4.6% para outras regiões.
58% do lucro derivado de exportações anime veio da Ásia, 29.1% da América do Norte, 7.7% da Europa, 1.7% da América Latina e 3.4% de outras regiões.
Anime compreende a maioria do total na Ásia, América do Norte e Europa. Na América do Norte, anime compreendeu quase a totalidade do total na categoria de transmissão, com 95.3%.
O total de 39.35 biliões de yen representam um aumento em 36% relativamente aos valores reportados no ano transacto, apesar dos conteúdos avaliados terem mudado para este ano – notavelmente, a categoria de direitos de merchandising agora inclui os direitos de produçao de jogos – o que torna difícil que seja possível um comparação direta. Com esta mudança direitos de merchandising dobraram relativamente ao ano anterior, mas o mesmo aconteceu com todas as outras categorias, com excepção das categorias de direitos home video e outros.
As Transmissoras e a Associação de Animações Japonesas (AJA) participaram nesta avaliação anual. Data foi recolhida através de inquéritos via email enviados a 147 respondentes, apesar do Ministério do Interior e Comunicações estar a expandir o tipo de empresas para as quais envia o inquérito. Embora não tenha implementado as alterações este ano, estima que o total real possa andar na ordem dos 51.59 biliões de yen.
Artigos Relacionados com a Indústria Anime
Fonte: Anime News Network