Este artigo tem como objetivo explicar o que está a acontecer com o grupo ANS, também conhecido por Angel N Soul. Muitas informações têm surgido nas redes sociais e hoje vamos analisar, cronologicamente, todo o ocorrido.
ANS – O que está a acontecer com o grupo?
O pré-debut
ANS ou Angel N Soul é um grupo feminino que estreou em Setembro de 2019 pela empresa ANS Entertainment.
Antes do debut oficial, foi lançado um pre-single intitulado Wonderland. Aqui conhecemos apenas cinco das integrantes: Lina, Royeon, Dalyn, Bian e Dam I. Pouco tempo depois foi anunciado que Raon se juntaria ao grupo, tendo o papel de Lead Vocalist e Visual.
Agora com seis integrantes na formação, as ANS estrearam com a faixa Boom Boom. Contudo, no fim do vídeo aparecia uma sétima figura feminina desconhecida, dando a entender que a line-up seria novamente ampliada.
A constante adição de novas integrantes
Para surpresa dos fãs, foram acrescentadas duas novas meninas: a J e a Haena – que será protagonista deste artigo mais à frente. Com adição dos novos nomes, o grupo fez o seu primeiro comeback com Say My Name em Janeiro de 2020. E novamente, no fim do vídeo, apareceu uma figura misteriosa que seria a nona integrante. Contudo, até hoje não foram divulgadas mais informações sobre este tema.
Para quem tiver ficado perdido nesta introdução, ANS tem – ou tinha – oito integrantes oficialmente.
Apesar de não terem feito muito sucesso, o grupo ganhou alguma atenção internacional com Say My Name. O público ocidental costuma interessar-se pelo conceito girl crush e não foi diferente com ANS. A produção dos vídeos, a variedade de looks e o talento das integrantes eram os pontos mais comentados.
Provavelmente existiam planos para que o grupo tivesse um segundo comeback pouco tempo depois de Say My Name, contudo a conjuntura atual do mundo foi um fator que pesou para muitas empresas. Principalmente as pequenas.
As meninas continuaram ativas nas redes sociais. Vale salientar, pelo que conseguir perceber, só a Bian e a Haena tinham as suas contas pessoais de Instagram. Não sei se tal tem alguma ligação com a empresa.
Mesmo sem um comeback, o grupo não desapareceu – o que já é muito positivo tendo em conta outros casos que já falamos aqui. No dia 27 de Julho, inclusivamente, foi relevado o nome oficial do fandom: ANSER.
Haena muda o nome no Instagram
Tudo parecia relativamente normal até o começo de Agosto de 2020, quando a integrante mais nova Haena apagou a conta de Instagram. A conta voltou pouco tempo depois, mas o nome de utilizador passou de “ans_haena” para “happy_haena”. Os fãs ficaram preocupados com a maknae, mas já no dia 5 de Agosto a própria fez uma publicação onde dava a entender que estava tudo bem.
No mesmo dia a ANS Entertainment emitiu o seguinte comunicado
Primeiramente, obrigada pela vossa preocupação com Haena. A nossa empresa vai continuar a falar com os seus artistas e priorizar a saúde da Haena. Faremos um comunicado oficial em breve, por isso aguardem pacientemente. Pedimos desculpas por não responder às perguntas dos fãs.
Haena faz publicações preocupantes
Alguns dias depois, a Haena fez mais publicações e desta vez, bem alarmantes. Gostava de salientar nesta parte que algumas foram apagadas pouco tempo depois e tal gerou muita desinformação na Internet. A Haena deu a entender aos fãs que estava a ser vítima de bullying. Não é possível perceber de quem ao certo, por isso peço que tenham cuidado com falsos rumores.
Não consigo aguentar mais isto. A minha vida foi arruinada (…). Fiquei com pena de todas as pessoas que me apoiavam, mesmo eu não sendo nada de especial. Por isso tentei ser compreensiva, mesmo estando sozinha e cansada. Foi difícil pedir desculpas? Até agora nunca recebi um pedido de desculpas, mas não achas que foram longe demais?
No post ela fala sobre a morte várias vezes. Achei desnecessário traduzir na integra, uma vez que pode haver pessoas sensíveis ao tema. Segundo alguns fãs, a Haena estaria no hospital a receber tratamento.
Obviamente, ela está magoada com alguém ou com um grupo de pessoas. Mas tendo em conta o quão vagos são os textos, penso que é melhor não tirarmos conclusões precipitadas. A maknae também deixou de seguir a conta de Instagram do grupo.
Integrantes fazem comunicado no Fancafe
Dia 19 de Agosto, sete integrantes – com excepção da Haena – apagaram o seu perfil do Fancafe do grupo. No dia 20 surgiu uma publicação escrita pelas mesmas, que foi apagada poucos minutos depois. Num texto longo, as meninas expuseram vários problemas que tiveram com a empresa nos últimos meses.
Olá. Aqui são a Lina, J, Royeon, Dalyn, Raon, Bian e Dami. Todas as integrantes, menos a Haena. Primeiro de tudo, pedimos desculpas pelos recentes acontecimentos (…).
Todas nós – menos Haena – notificamos os nossos representantes legais sobre a rescisão dos nossos contratos de exclusividade com a empresa no dia 11 de Agosto. Acreditamos que os problemas da empresa estão relacionados com os de Haena e é o nosso dever explicar o que se passa aos fãs.
A empresa ANS Entertainment demitiu praticamente todos os funcionários durante Março e Abril, deixando-nos sem staffs e manager. No dia 14 de Julho foi fechado o escritório e o nosso dormitório passou se Sinsa-dong para Gimpo. Não temos praticado mais desde então.
Como não temos ajuda da empresa ou funcionários para trabalhar com o gestão da nossa agenda, tivemos que fazer isso nós mesmas. As integrantes têm de andar de Táxi, pois não há funcionários para nos fornecer o transporte. (…)
Sete das oito integrantes terminaram o contrato com a ANS Entertainment
No comunicado, as integrantes também revelam que, face às precárias condições dadas pela empresa, rescindiram os seus contratos.
Tivemos um Fanmeeting no dia 20 de Julho. E este só não foi uma verdadeira confusão porque um funcionário já demitido nos ajudou nesse dia. Não temos aulas de canto nem de dança. Tudo o que tínhamos era dez mil won por dia para as refeições e esse valor não era pago ao fim-de-semana. (…)
Enviamos uma carta para a empresa no dia 22 de Julho através dos nossos representantes legais, para que eles aumentassem a quantidade de funcionários, montassem um escritório e uma sala de dança. Tinham 14 dias para fazer isto. Contudo, em vez de arcar com as responsabilidades, a empresa ligou para a mãe de uma das integrantes e disse que eles (a ANS) não tinham culpa. Foram agressivos e disseram que estavam a planear remover integrantes do grupo e deixar apenas as “melhores” (…). Como não queríamos mais lidar com isto, rescindimos o nosso contrato no dia 11 de Agosto.
(…) Logo depois de o comunicarmos à empresa começaram a falar sobre os problemas da Haena e pediram-nos para a visitarmos no hospital. (…)
Não tínhamos uma má relação com ela. Ela era a mais nova e estava no secundário. E como a empresa passou por muitas dificuldades, tivemos menos oportunidades de trabalhar, por isso não ficávamos muito tempo juntas.
Haena fez teste de COVID-19
Na carta, as integrantes dizem que a Haena teve de fazer o teste da COVID-19, uma vez que teve contacto com um infetado. O teste deu negativo, mas toda a situação contribuiu para que as meninas tivessem menos tempo para falar. Elas chegaram até a contactar os professores da Haena para saber se ela ia às aulas. Ela também não esteve presente no fanmeeting do grupo.
Dissemos para ela vir a um café e nos explicar o que se passava. Ela disse que eram problemas pessoais. (…) No dia seguinte, a Haena enviou mensagem a uma das integrantes a dizer que queria decidir o que fazer em atividades futuras com os pais, devido aos problemas mentais que estava a enfrentar. Respeitamos a decisão dela e pedimos que nos informasse quando falasse com a empresa. Ela não nos respondeu mais.
As integrantes disseram que esperam resolver qualquer mal entendido que exista com a Haena. Elas finalizaram a carta agradecendo aos fãs e dizendo o seguinte:
Mesmo se continuarmos com as nossas carreiras, não sabemos se vamos continuar como um grupo. Sabíamos que isto podia acontecer, mas não tivemos outra escolha a não ser terminar os nossos contratos. Esperamos que os nossos fãs entendam.
O que podes fazer para ajudar
Tendo em conta esta longa carta, é possível entender que o grupo não voltará a estar sob a ANS Entertainment. Os fãs estão preocupados com a Haena e começaram a subir alguns hashtags no Twitter, exigindo que a empresa se posicione.
O que podem fazer neste momento se quiserem ajudar o grupo é enviar mensagens positivas para a Haena no seu Instagram. Além disso surgiu uma petição online.
Situações destas têm surgido cada vez mais nos últimos tempos. É normal que empresas mais pequenas e com menos estrutura estejam a passar por dificuldades. Mas nada justifica a maneira amarga e desumana com que tratam os idols.
Curiosidade: Durante as minhas pesquisas descobri que a ANS Entertainment tem uma artista solo no seu catálogo, chamada Orly. As redes sociais oficias dela não são atualizadas há alguns meses. Não tem uma relação direta com as ANS, mas confirma mais uma vez a situação da empresa.
Obrigada à ANS Brasil por ter esclarecido algumas das minhas dúvidas. Podem seguir a página se quiserem acompanhar as atualizações das meninas.
A tradução dos comunicados pode não ser 100% precisa, uma vez que traduzi o texto do inglês, que por sua vez foi uma tradução do coreano. Várias pessoas fizeram traduções e é difícil saber qual é mais exata.
Artigos relacionados