Ansatsu Kyoushitsu | Primeiras Impressões

por Pedro Costa
Anime Ansatsu Kyoushitsu
Título: Ansatsu Kyoushitsu (Assassination Classroom) Adaptação: Manga Produtora: Lerche Género: Sobrenatural, Comédia, Shonen Ficha Técnica: Disponível   Opening Ansatsu Kyoushitsu Seishun Satsubatsuron de 3-nen E-Gumi Utatan https://youtu.be/bKtn_ldhSSw   Ansatsu Kyoushitsu | Enredo Qual seria a vossa reação se, de repente, 70% da Lua simplesmente fosse vaporizada? Pois bem, foi isso…

Ansatsu Kyoushitsu

Enredo - 7.5
Personagens - 7.5
Produção Visual - 8.5
Banda Sonora - 7.8

7.8

Potencial

Pontos fracos: Não tem.

Pontos fortes: Excelente produção visual e introdução de ambiente. Enredo intrigante e personagens curiosas.

Avaliação dos Leitores do ptAnime: Sê o primeiro!
8

Título: Ansatsu Kyoushitsu (Assassination Classroom)
Adaptação: Manga
Produtora: Lerche
Género: Sobrenatural, Comédia, Shonen
Ficha Técnica: Disponível

 

Opening Ansatsu Kyoushitsu

Seishun Satsubatsuron de 3-nen E-Gumi Utatan

 

Ansatsu Kyoushitsu | Enredo

Qual seria a vossa reação se, de repente, 70% da Lua simplesmente fosse vaporizada? Pois bem, foi isso que aconteceu no planeta. O responsável é um estranho Ser amarelo com tentáculos, muito inteligente, poderoso e capaz de se deslocar à velocidade máxima de Mach 20 (mais de 24 000 Km/h).

O governo japonês tudo fez para parar o Ser que, depois de revelar ser o responsável pela formação de uma permanente lua em quarto crescente, afirma que no prazo de 1 ano irá fazer o mesmo com o planeta Terra.

 

Assassination Classroom Anime

Vaporização da Lua

 

É então que a bizarra criatura concede à humanidade uma hipótese de salvação. Ele pede para se tornar o professor da turma 3-E da Kunugigaoka Junior High School, ao que o governo japonês acede por dois motivos: podem seguir os movimentos da criatura e dá a oportunidade para, todos os dias, 30 pessoas puderem tentar assassinar o estranho Ser.

A “End Class”, como é conhecida a turma 3-E, é constituída pelos alunos “rejeitados” da prestigiada escola e, como consequência, é segredada para um velho edifício no topo da montanha. Sem rumo e sem futuro, este bizarro novo professor e o pedido de assassinato por parte do governo japonês, caiem que nem uma bomba na sala de aula. O incentivo maior é que o prémio pelo assassinato, além de salvarem a Terra, são uns incríveis 10 biliões de yen….Let the games begin!

 

Assassination Classroom Anime

Todas as armas apontam para o mesmo alvo!

 

Ansatsu Kyoushitsu | Ambiente

Começando pelos aspetos técnicos da animação quero referir que se nota claramente as influências de Persona 4 e Danganronpa (ver ficha técnica!) na animação de Ansatsu Kyoushitsu.

De Persona 4, o anime herdou o design de ambiente e a coloração das personagens. Neste departamento é evidente de onde surge a inspiração, pelas linhas grossas e a coloração que se assemelham ao estilo de um livro para colorir. Ao nível do ambiente, retira de Persona um pouco da luminosidade e detalhe mas sobe ligeiramente o volume. Quando Ansatsu Kyoushitsu quer promover o ambiente tenebroso e sério, consegue-o muito através do “sombreamento” do cenário e da expressão e coloração mais negra das personagens. Por outro lado, promove o shift para o lado cómico muitas vezes com um “simples e eficaz ligar de luzes”.

 

Assassination Classroom Anime

Koro-sensei zangado!

 

Do outro lado da barricada, “os genes” recebidos de Danganronpa refletem-se na estruturação das personagens, e na forma como são espelhadas cenas de grande densidade emocional ou introspeção de personagens.

Koro-sensei é uma autêntica revelação e só para conhecer e ver mais minutos deste Ser no ecrã vale a pena olhar para Ansatsu Kyoushitsu. Acho que, apesar de todo o destaque que os seus alunos vão ter, ele é sem dúvida o diamante desta obra. A escuridão que o envolve, revestida de uma comédia deliciosa que começa em coisas simples, como o fato de representar emoções com diferentes colorações da sua face, aos comportamentos de OCD que apresenta quando se move a Mach 20 escapando a caças e polindo-os em pleno ar ou tratando das sobrancelhas do atacante.

 

Assassination Classroom Anime

Deixa-me só tratar das tuas sobrancelhas enquanto me tentas matar!

 

De referir que a sua dobragem é brilhante. Para quem não conhece, o ator vocal de Koro-sensei é Jun Fukuyama que, entre outras vozes, celebrizou a voz de Lelouch em Code Geass e aqui volta a fazer um trabalho notável.

O som da animação está imersivo e bem conseguido pelo que me pude aperceber pelo primeiro episódio, mas é algo que estarei mais atento com o passar de cada semana.

 

Ansatsu Kyoushitsu | Juízo Final

Embora pareça evidente que Ansatsu Kyoushitsu é uma dark comedy, que pega no mais sério e trata-o de forma ridícula, inesperada e hilariante, parece-me a mim que há pequenos indícios (olhando apenas para o primeiro episódio) de algo mais profundo, mais pesado e de fato mais intenso no enredo e construção das personagens.

Dois exemplos gritantes disto é a introspeção de Nagisa sobre si e o seu lugar no mundo e o “pequeno” flash que temos de Koro-sensei com uma mulher nos braços e o pedido que ela lhe faz.

Tratam-se de especulações que certamente os restantes episódios vão esmiuçar.

Em boa verdade, dado o sucesso do manga e o hype incrível que se gerou com o anúncio da adaptação para anime, Ansatsu Kyoushitsu tem um peso enorme nos ombros que, sinceramente, devia ser aliviado e cabe a cada um de nós fazer isso.

Embarquem nesta aventura de cabeça limpa e coração aberto e deixem que cada emoção desconexa de seriedade e comédia vos preencha.

 

Assassination Classroom Anime

Nada como uma tentativa de homicídio enquanto se explica matemática!

 

Ainda é cedo para descortinar os segredos do anime mas os tudo indica que Ansatsu Kyoushitsu tem todo o potencial de ser uma das séries de 2015. Merece sem qualquer hesitação o benefício da dúvida nesta Temporada de Inverno de 2015.

 

 

0 comentário

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.