Bem-vindos a mais uma aventura dos irmãos Okumura.
Esta narrativa poderá ser considerava um filler, visto que é uma história completamente original relativamente às obras já existentes. Deve, portanto, apenas ser visualizada por aqueles que já têm algum conhecimento da história. Relativamente ao aspecto temporal no qual esta se desenrola não consigo dizer precisamente, mas penso que se situa a meio da história do anime, pouco depois dos amigos de Rin tomarem conhecimento que ele é filho de Satan.
A História
A narrativa inicia com Rin, Yukio e Shiemi numa missão para exterminar um comboio fantasma. Este possui uma espécie de poder maligno que atrai pessoas de “coração fraco”, para entrarem lá dentro. Uma vez no seu interior, ficam presos para a eternidade como almas fantasma.
Sendo Shiemi uma personagem sensível, ganha logo vontade de salvar, ou pelo menos tentar libertar as almas do comboio, antes que Yukio o extermine. Como Rin é um altruísta incurável, o rapaz nem pensa duas vezes e entra no comboio para que Shiemi possa realizar o ritual de libertação das almas. Claro que com Rin por perto a missão não poderia correr como Yukio a tinha preparado. O Demónio que possuiu o comboio revela-se mais cedo que o previsto e começa a atacá-los.
Depois de alguma acção, Rin cai sozinho à margem de um rio onde avista um corpo de uma criança inanimado. Corre para ele e leva-o para as instalações onde se encontram os Exorcistas do local. Pouco mais tarde, é-nos revelado que a criança é um demónio que uma vez tinha sido ali selado, mas que por alguma razão conseguiu libertar-se.
Entretanto, como punição pelos estragos e desvio do objectivo da missão, Rin é julgado com uma punição de 5 dias, altura em que lhe é incumbida a tarefa de guardião do demónio que salvou. Com novo desenvolvimento da história, é-nos revelado que a cada 11 anos acontece uma grande Cerimónia para festejar o aprisionamento de um demónio, havendo exorcistas por todos os locais a criar barreiras para impedir que demónios desestabilizem a realização do festival. Por esta descrição, já podem imaginar como tudo se vai desenrolar.
Ambiente e Enredo
Começando pelo enredo, este é de longe original! Ok, temos comédia, temos brincadeiras, temos umas lutas, mas para um filme shounen, ao qual os grandes estúdios e escritores nos habituaram, possui um desenvolvimento e evolução lentos. A quantidade de ação existente é praticamente nula e as personagens não são devidamente exploradas. É-nos apresentado um exorcista de grande nível, o qual vemos a lutar uma vez sem ter que utilizar grandes capacidades e a realizar uma barreira de protecção contra demónios.
A composição do filme a nível de conteúdo foi conduzida para caminhos de teor dramático e infantil, o que sinceramente não funciona nada bem com o estilo shounen, nem com o estilo ao qual os seguidores da obra “Ao no Exorcist” foram habituados.
Prosseguindo para o ponto forte do filme: o Ambiente!! Extremamente bem criado, nítido, preenchido por cores fortes e imenso detalhe nas construções. Mesmo em cenas em que não é necessário aplicar algo com grande desenvolvimento, é sempre possível observar algo magnificamente bem desenhado e estruturado.
As Personagens
Aparece uma grande quantidade de caras conhecidas para quem já está familiarizado com a história. Infelizmente 90% delas mostram-se irrelevantes para o desenrolar dos acontecimentos. Vou então apenas apresentar as duas “verdadeiras” novas personagens:
Cheng-Long Liu, é nos apresentado como exorcista de alto nível, pertencente à divisão Tailandesa. Viajou até ao Japão para ajudar a “True Cross Academy” na criação e manutenção de barreiras para impedir a passagem de demónios para o festival. Pouco de sabe da personagem visto que o tempo de ecrã da mesma foi escasso. Com o mínimo que nos é disponibilizado, dá para perceber que Cheng-Long Liu é um exorcista de elite com um grande complexo de superioridade. É também referido que é descendente do exorcista que no passado selara o demónio.
Usamaro, é o pequeno demónio encontrado no inicio do filme por Rin. Possui uma aparência diferente, pequeno, tem umas marcas azuis nas bochechas e tem uma cauda. É uma personagem caricata, querida por todos e muito sensível. Tem o poder de distorcer o espaço e o tempo, bem como a continuidade dos mesmos. No entanto, a habilidade que frequentemente usa é a de apagar as memórias daqueles que ficam próximos dele. Não o faz por mal, mas sim para que essas pessoas não possuam memórias tristes e negativas.
Juízo Final
A moral da história, como já referi anteriormente, não é nada de novo nem nos foi apresentado de uma forma diferente. Quem já viu e leu uma boa quantia de histórias vai facilmente prever o seu desenvolvimento e conclusão. A arte das personagens, bem como a animação falha em certos aspectos.
Contudo, vale a pena visualizar este filme, principalmente para os seguidores da história, pois é uma boa oportunidade para matarem saudades das vossas personagens e músicas favoritas. É sempre bom poder ver mais uns minutinhos de “Ao no Exorcist”, principalmente para o público que não ficou nada satisfeito com o final que deram ao anime.
Para terminar, é de longe um bom filme. Não é um “must see“, nem faz jus à história original, mas, mesmo assim, tem os seus bons momentos. Se és um verdadeiro fã de “Ao no Exorcist”, da-lhe uma oportunidade!
Análises
Ao no Exorcist: Movie
Não é um "must see", nem faz jus à história original, mas, mesmo assim, tem os seus bons momentos. Se és um verdadeiro fã de "Ao no Exorcist", dá-lhe uma oportunidade!
Os Pros
- Animação
- Cenários
- Cores
Os Contras
- História
- Mau aproveitamento das novas personagens
Comentários sobre post