AOA – O que está a acontecer com o grupo?

por Nayuki
aoa - o que esta a acontecer com o grupo imagem de destaque v2

Afinal, o que está a acontecer com o grupo AOA?

Decidi fazer este artigo para as pessoas que estejam perdidas. Fomos bombardeados com informações sobre este assunto e imagino que possa existir muita gente confusa. Este texto não é isento de opinião e como fã de AOA, tudo isto me deixou abalada.

 

AOA - O que está a acontecer com o grupo?

 

Uma breve história das AOA

Vamos voltar para o ano de 2012. Neste ano a FNC Entertainment lançou no mercado o grupo Ace of Angels composto por sete integrantes: A líder Jimin, Yuna, Choa, Hyejeong, Seolhyun, Mina e a maknae Chanmi. No entanto, existia uma oitava pessoa: a Youkyoung que atuava como baterista na sub-unit AOA Black.

O grupo não recebeu de imediato o amor do público. Apenas em 2014 quando lançaram Mini Skirt e consolidaram o conceito sexy como a sua marca registada, é que se tornaram um grupo relevante. Lançamento após lançamento, AOA trilhou o seu caminho conquistando inúmeros recordes.

Em 2016, depois de um longo hiatus da unit AOA Black, Youkyoung decidiu deixar a FNC. Em 2017, foi a vez da main vocalist ChoA abandonar o barco. Numa carta triste, Choa contou que tentou ao máximo continuar no grupo, que tomou medicação para dormir durante muito tempo, mas que as coisas não melhoraram. Foi a primeira vez que os temas “depressão” e “ansiedade” rondaram o grupo.

AOA seguiu o seu caminho com seis integrantes até que em 2019, os contratos das integrantes acabaram e Mina decidiu não o renovar. Nesta época, muitos fãs já estavam desacreditados no futuro do grupo. Ainda assim, as meninas participaram no Queendom e tiveram um comeback em Novembro, provando a todos que AOA ainda estava vivo.

 

AOA - O que está a acontecer com o grupo?

 

Mina acusa Jimin de bullying

No dia 3 de Junho de 2020, a Mina fez uma série de publicações no seu instagram pessoal acompanhadas de longas descrições. Inicialmente, fez apenas dois posts. No primeiro ela mencionou que teve de trabalhar desde muito cedo devido aos problemas financeiros da sua família.

Quando o meu pai morreu, estava a chorar na sala de espera e uma das integrantes mais velhas disse-me que eu estava a estragar o clima. (…) Sendo sincera, não queria ter deixado as AOA, mas por causa de uma pessoa que me odiava, sofri bullying durante dez anos.

 

No mesmo texto, a Mina conta que o pai dessa integrante morreu recentemente. Isto levou os fãs a achar que a pessoa que fez bullying com a Mina era a Jimin, uma vez que o seu pai morreu no começo de 2020.

Na segunda publicação, a Mina continuou a escrever sobre como se sentia abalada mencionando que cortou o seu pulso esquerdo e que tomava medicação.

(…) Quando olho para minha mãe, sinto vontade de viver, preciso de continuar e ganhar dinheiro. (…) O mais engraçado é que, antes de eu sair, nós – integrantes das AOA – bebíamos juntas sem ti e conversávamos e não podemos descobrir o porquê de me odiares.

 

Jimin publica story com a palavra “ficção”

Após estes dois textos, a líder do grupo Jimin publicou um story com a palavra “ficção” em coreano. Este post foi apagado segundos depois, mas já era tarde demais.

 

AOA - Mina acusa Jimin de ter praticado bullying

 

Depois disto, a Mina fez o terceiro post respondendo diretamente a Jimin:

Eu apenas contei uma coisa das milhares que existem. Podes dizer que é ficção, mas serás punida pelos céus. Não sejas assim. Existem testemunhas e evidências. Lamento, mas não há necessidade de ouvir os dois lados, porque eu não fiz nada de errado. (…) E naquele dia tentei cometer suicídio novamente. Eu disse tudo o que fiz de errado, então devo agora partilhar as histórias sobre ti? Há tanta coisa que seria incomodo listar tudo. Mas tu dizeres que é ficção se tinhas consciência de tudo. Porque apagaste? (…) Dizem que as pessoas que dizem coisas ofensivas normalmente esquecem-se disso. Por favor, podes apagar a minha memória também? Por favor, por favor. Podes ver o meu pulso e não sentir culpa nenhuma, certo? Provavelmente dirias insultos bem na minha cara.

 

Mina publica fotografia do seu pulso com cortes

Pouco tempo depois, a Mina publicou uma fotografia do seu pulso com cortes profundos, alarmando os fãs e mencionado o nome da Jimin pela primeira vez:

Ficção? Isto é demasiado assustador para ser ficção. Fiz várias seções de tratamento para as cicatrizes e elas ficaram mais suaves. Mas estou a ficar doida por dentro todos os dias porque não me esqueço de ti Jimin. Leis? Ações judiciais? Eu não tenho dinheiro para isso. Danos psicológicos? Eu não preciso disso. Não tenho planos de fazer isso, estou tão triste por tua causa e cansada. O que eu quero é que venhas até mim, reconheças os teus erros e peças desculpas sinceramente. Acho que é tudo o que eu preciso. A pessoa que me atormentou parece estar totalmente bem. Acordar todas as manhãs é muito doloroso para mim. Mas preciso sustentar a minha família. Então admite as tuas falhas e pede desculpas, para que eu possa tirar isto do meu coração, ok?

 

AOA - Mina acusa Jimin de ter praticado bullying

 

No total, a Mina fez oito publicações onde mostrou o quão triste estava. Vale frisar que ela conta que tentou cometer suicídio mais do que uma vez e que contou o que se passava à FNC Entertainment – guardem esta informação.

Desde que tenho 21 anos (na idade coreana) que tomo medicação escondida. Vivo assim por tua culpa Shin Jimin, por causa de ti. Por causa de uma pessoa que está a dormir bem neste momento.

 

Mina diz que Jimin pediu desculpas

Mais tarde, no mesmo dia, a Mina publicou outro texto onde disse que a Jimin e as outras integrantes tinham ido até sua casa para resolver a situação. Ela disse o seguinte:

Há umas horas, as integrantes e o manager vieram a minha casa. No começo a Jimin estava com muita raiva, o que me deixou perplexa. Perguntei-lhe se aquela era a expressão de uma pessoa que veio pedir desculpas. Ela perguntou-me onde estava a faca e se se deveria matar também. Mas decidimos sentar-nos e conversar.

Mas não sei o que dizer. Sinceramente, não sinto que ela estivesse pronta para se desculpar sinceramente. Ela pode ter sido sincera, então não posso tirar conclusões. (…) Agora vou acalmar-me e esforçar-me para melhorar recebendo tratamento. Vou certificar-me que não haverá mais comoção. Peço imensa desculpa. (…) Ainda não consegui escrever sobre a Jimin positivamente neste post. Sinceramente não me lembro das desculpas que ela deu no final. Só me recordo da estar com tanta raiva que fiquei a olhar para o teto.

 

Carta de desculpas da Jimin

Ou seja, a Mina aceitou o pedido de desculpas da Jimin, mas referiu que não o achou sincero.

Posteriormente, no dia seguinte a Jimin publicou um pedido de desculpas na sua conta pessoal do Instagram dizendo o seguinte:

Não posso colocar tudo numa publicação curta, mas perdoem-me e peço desculpas. Não sou boa o suficiente para liderar o grupo e peço desculpa. Acho que não entendi muito bem a Mina e acho que não prestei muita atenção. Ontem, chorei, implorei e chorei novamente, mas acho que não consegui resolver a dor da Mina. Quando eu era jovem, quando tinha vinte e poucos anos achava que o grupo só devia exteriorizar coisas boas para os fãs e acho que me faltou tato para lidar com o grupo de forma humana. Causei uma polémica. Sinto muito por escrever isto tão de repente. E acima de tudo, sinto muito pelas integrantes e pela Mina que trabalharam duro.

 

AOA Mina Good Luck AOA - O que está a acontecer com o grupo?

 

Mina diz que Jimin teve relações sexuais no dormitório do grupo

Os comentários desta publicação estavam bloqueados. No entanto Mina respondeu a Jimin largando mais uma “bomba”.

Implorar? O que queres dizer com implorar? Vou dizer o que tenho a dizer antes de deixar isto. Ontem, disseste que pediste desculpa porque desejavas que eu seguisse um caminho correto. Uma pessoa assim trouxe um homem para o dormitório (do grupo) e fez sexo com ele. Tu é que deverias seguir um caminho correto. Pelo menos não devias mentir. Sei que não querias pedir desculpa e que me odeias. Mas sabes? Não vou esquecer aquele olhar quando entraste. (…) Quando eu morrer, dar-te-ei de volta exatamente o que tu me deste. Todos os olhos e ouvidos estavam em minha casa. Vocês são todos iguais. Shin Jimin é tão abençoada. Tens sorte. Todos estão do teu lado. Tu venceste. Eu perdi. Perdi no final.

 

Pouco tempo depois, a empresa nova da Mina, a Woori Actores fez um comunicado dizendo que estavam a ajudá-la como podiam e que esperavam que ela pudesse continuar a seguir os seus sonhos.

Depois das acusações de bullying, do pedido de desculpas forçado e da história sobre ter relações sexuais no dormitório, era óbvio que a FNC tinha de se pronunciar. Até então a empresa permaneceu calada, mas no fim do dia 4 de Julho soubemos que a Jimin seria afastada das AOA e da indústria do entretenimento. As atividades do grupo também foram canceladas.

 


Mina diz que Jimin teve Relações Sexuais no dormitório do grupo


 

Mina pronuncia-se pela primeira vez depois do ocorrido

No dia 10 de Junho, Mina pronunciou-se pela primeira vez depois da polémica que envolveu o grupo.

Esta partilhou uma fotografia do seu cão deitado no sofá com a seguinte legenda:

Recebi tantas palavras de pessoas preocupadas comigo e mensagens de encorajamento, não apenas de conhecidos, mas de várias pessoas através de mensagens, textos, etc… e lamento não conseguir responder a todos. Estou a fazer o possível para ler tudo e estou muito agradecida. Não precisam preocupar-se mais comigo. Para que não se preocupem mais, vou-me esforçar-me para voltar ao trabalho com uma imagem saudável e feliz, recebendo tratamento. Por favor, tomem conta de vocês. Lembrem-se de usar máscara e tenha cuidado com constipações, pois quando chove, pode ficar frio muito rápido. Mais uma vez obrigada e lamento imenso… Vamos todos esforçar-nos!

AOA - Mina partilha mensagem positiva no instagram

Mina deixa de seguir Seolhyun e Chanmi

No dia 15 de Julho, os fãs coreanos e internacionais começaram a comentar nas redes sociais que a Mina tinha deixado de seguir as integrantes Seolhyun e Chanmi no Instagram. Vale frisar que ela continua a seguir a main vocalist Yuna e visual Hyejeong. Esta última que tem uma amizade muito forte com Mina e que continuou a publicar fotos com ela mesmo depois de ter abandonado o grupo.

 

AOA - Mina and Hyejeong

 

A reação dos fãs

Logo quando as primeiras publicações da Mina viram a luz do dia, muitos fãs começaram a resgatar vídeos e declarações passadas de integrantes. Em vários vídeos é possível ver que Jimin ou se sentia incomodada com a Mina, ou não lhe ligava nenhuma… Também foi mencionado o facto da ChoA seguir todas as meninas do grupo, menos a Jimin.

Acreditem, nos últimos dias eu li e vi muita coisa. Como mencionei no começo do artigo, sou apaixonada por AOA e tudo me deixou muito abalada. Muitos dos vídeos que os fãs puseram na Internet faziam o seu sentido, e agora olhando com a prespetiva de alguém que sabe o que estava a acontecer, parece evidente o desdém que Jimin tinha pela Mina.

 

 

No entanto, sinto que também se começou uma caça às bruxas. Vi sites a falarem sobre o facto da Jimin ter publicado uma fotografia no dia em que a Mina saiu do grupo, como se isso realmente fosse problemático.

Eu não vou defender de nenhuma maneira a Jimin. Fiquei horrorizada com tudo o que aconteceu, mas também não a vou insultar. Sinto que essa não é a minha função e sugiro que vocês façam o mesmo. Canalizem as vossas energias para mandar boas mensagens à Mina, no fim o que importa é ela.

 


AOA- Fãs relembram afirmação polémica de ChoA sobre Jimin


 

Como fica o grupo AOA?

Este é o ponto mais complexo para mim: onde tento não acusar ninguém sem saber os outros lados da história, ao mesmo tempo que me custa engolir o que se passou.

Já tivemos vários casos de integrantes que fizeram porcaria e foram afastados dos seus grupos, seja por decisão da empresa ou por escolha própria. Normalmente, os grupos continuam o seu trabalho. Tivemos recentemente o caso dos AB6IX por exemplo. No entanto, nestas situações os idols fizeram algo fora do grupo e não envolvendo o mesmo.

No caso da Mina e da Jimin, nós estamos perante uma situação que ocorreu durante mais de dez anos enquanto as AOA promoviam, debaixo da alçada da FNC Entertainment. Não dá para desvincular o caso de bullying do nome AOA e é por isso que é tão difícil acreditar num retorno do grupo.

 

AOA lançam Primeiros Teasers para Comeback em Novembro de 2019

 

A FNC Entertainment e as outras integrantes

A Mina deixou muito claro que o seu problema era com uma integrante do grupo e não com as outras. Ao mesmo tempo, o facto da ChoA não seguir a Jimin mostra que existe sim um problema apenas com ela. Sendo assim, é óbvio que culpar as outras integrantes não faz muito sentido. Eu sei, a Seolhyun tem uma tatuagem com a Jimin, elas são muito amigas. É muito complicado dizer que a Seolhyun não tinha noção da índole duvidosa da líder, mas eu não consigo apontar dedos.

Por mais que sempre tenha adorado AOA, neste momento nem sei se quero que o grupo continue. É horrível pensar que durante anos o grupo escondeu tantos problemas e eu já não sei se iremos conseguir olhar para o nome AOA de maneira positiva.

Por fim, a FNC Entertainment tem culpa. A empresa sempre teve uma gestão problemática, inclusive numa entrevista as meninas disseram que o manager delas não sabia o nome de cada uma até elas começarem a fazer sucesso com Mini Skirt. Recentemente, também tivemos a saída de várias integrantes das Cherry Bullet, sem nenhuma justificação.

Hoje, parte-me o coração ouvir as músicas das AOA e ver a Mina. Lamento imenso o que aconteceu e espero que isto dê coragem a outras pessoas de falarem. Vale sempre a pena pararmos e refletirmos sobre toda a indústria do K-pop.

 


Todas as notícias relativas a este assunto:

  1. AOA – Mina acusa Jimin de ter praticado bullying
  2. AOA – Mina diz que Jimin se desculpou
  3. Mina diz que Jimin teve Relações Sexuais no dormitório do grupo
  4. FNC Entertainment anuncia saída da Jimin das AOA

 

0 comentário


Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.