Fundado em 2012, o AONime consiste num evento de anime, manga e cultura japonesa, da zona norte do país, mais precisamente na cidade de Braga. Já conta com cinco espetaculares edições, e o local escolhido foi no (renovado) Parque de Exposições de Braga (PEB), atual Altice Fórum Braga!
O AONime 2019 decorreu no passado dia 13 de abril!
AONime 2019 – Reportagem
Com apoio da Câmara Municipal de Braga o evento teve como convidado o Presidente Ricardo Rio, e a Vereadora da Cultura Lídia Dias.
As portas abriram-se mais cedo que a hora prevista e a afluência de participantes foi notória. Um evento renovado que se previa ser um sucesso. Com um cardápio recheado de atividades, nada faltou neste AONime 2019.
Workshops de Qualidade
Com nomes sonantes como Luís Figueiredo, Fábio Pimenta e Angélica Elfic, os workshops realizaram-se para rejubilo dos apaixonados por cosplay e desenho. Luís Figueiredo, autor de renome nacional e internacional, deu o seu contributo com um workshop de desenho. Fábio Pimenta, cosplayer e participante em competições nacionais, partilhou algumas dicas de como melhorar os skits. A sua experiência em teatro e a sua capacidade de criar skits maravilharam dos os que tiveram o prazer de assistir.
Por último Angélica Elfic, cosplayer convidada do evento, deu uma palestra onde explorou a utilização das redes sociais enquanto cosplayer. De auditório cheio, a cosplayer profissional cativou tudo e todos com as suas dicas de fotografia e interação com entidades contratantes. Um workshop rico de conteúdo e um tanto ou quanto emotivo com a colaboração de Nelson de Sousa enquanto mediador de um Q&A final.
De lamentar temos a anulação, do workshop do Omega Props que, devido a problemas técnicos decorrentes na manhã do evento, viu o seu workshop cancelado.
Os pontos altos
Pelo segundo ano consecutivo AONime in Concert voltou a ser um dos pontos altos do evento com uma orquestra a interpretar os grandes êxitos da cultura pop. Desde Zelda passando pelas melodias intemporais do Studio Ghibli, foi mais um momento para recordar e destacar o AONime de todos os outros eventos de cultura pop.
Outro ponto alto do evento, e neste sou suspeita por falar na primeira pessoa, foi a apresentação do livro “Supernova – A Explosão de Kingu”. O livro trata-se de um romance com inspirações na cultura pop japonesa, mais em específico anime e manga, e com arte da própria autora, Sofia Neto.
De apenas 19 anos, ganhou o concurso de melhor romance original pela Editora Bubok, uma editora com sede em Madrid e parceira do ptAnime. Com a presença da representante da filial portuguesa da Bubok, foi criado um momento divertido e esclarecedor onde pudemos discutir desde a criação de personagens até ao processo de publicação de livros originais em Portugal.
O concurso de Cosplay
E, como não podia faltar, o ex libris do evento: o concurso de cosplay! Neste podemos contar uma vez mais com Álvaro Veiros como apresentador do evento. Que numa corrida contra o tempo, conseguiu proporcionar a todos os espetadores um espetáculo de entretenimento único repleto de animação e muito cosplay como só ele consegue fazer.
Pelo segundo ano consecutivo, o AONime contou com a participação de cosplayers espanhóis, prova de que o evento está a chegar ao país vizinho. A qualidade dos participantes foi notória e apesar do atraso tudo correu bem.
AONime 2019 – A mudança
As iniciativas diferentes continuaram a ser um marco e, este ano, contamos ainda com “Entrevista Boku no Hero Academia“, por parte do ptAnime, com Nelson de Sousa como entrevistador. Esta visou a divulgação e apoio da dobragem de fãs criada recentemente, com cabeças de cartaz como Quimbé e Alexandre “Archarom” Maia.
Em suma, não faltou entretenimento nesta edição do AONime. Se dúvidas haviam quanto ao espaço dissiparam-se com a sensação de aconchego. Até o auditório acabou por ser à medida dos participantes. Com uma área gaming renovada e uma zona de artistas preenchida, podemos afirmar que foram muitas as mudanças nesta edição.
Continuamos a ter um pedacinho de tudo um pouco da cultura pop no evento, desde Kpop, Star Wars, lojas de merchandise especializado e comida temática. Contudo, defendo que as músicas colocadas ao longo do Karaoke devessem ser mais temáticas e não tanto comerciais (com temas de musica pop ocidental), acabando por criar uma sensação de estranheza por parte do público. No meio de tantos eventos é importante mantermo-nos fiéis à base, fiéis à cultura pop asiática que nos uniu e levou à criação deste evento.
Até ao próximo AONime!
Podem ver abaixo a nossa foto-reportagem do Evento: