AONime 2019 – Reportagem

por Raquel Cupertino
AONime 2019 - Reportagem

Fundado em 2012, o AONime consiste num evento de anime, manga e cultura japonesa, da zona norte do país, mais precisamente na cidade de Braga. Já conta com cinco espetaculares edições, e o local escolhido foi no (renovado) Parque de Exposições de Braga (PEB), atual Altice Fórum Braga! 

O AONime 2019 decorreu no passado dia 13 de abril!

 

AONime 2019 – Reportagem

Com apoio da Câmara Municipal de Braga o evento teve como convidado o Presidente Ricardo Rio, e a Vereadora da Cultura Lídia Dias.

As portas abriram-se mais cedo que a hora prevista e a afluência de participantes foi notória. Um evento renovado que se previa ser um sucesso. Com um cardápio recheado de atividades, nada faltou neste AONime 2019.

 

AONime 2019 - Reportagem - Câmara Municipal de Braga

 

Workshops de Qualidade

Com nomes sonantes como Luís Figueiredo, Fábio Pimenta e Angélica Elfic, os workshops realizaram-se para rejubilo dos apaixonados por cosplay e desenho. Luís Figueiredo, autor de renome nacional e internacional, deu o seu contributo com um workshop de desenho. Fábio Pimenta, cosplayer e participante em competições nacionais, partilhou algumas dicas de como melhorar os skits. A sua experiência em teatro e a sua capacidade de criar skits maravilharam dos os que tiveram o prazer de assistir.

 

AONime 2019 - Reportagem - Fábio Pimenta

 

Por último Angélica Elfic, cosplayer convidada do evento, deu uma palestra onde explorou a utilização das redes sociais enquanto cosplayer. De auditório cheio, a cosplayer profissional cativou tudo e todos com as suas dicas de fotografia e interação com entidades contratantes. Um workshop rico de conteúdo e um tanto ou quanto emotivo com a colaboração de Nelson de Sousa enquanto mediador de um Q&A final.

De lamentar temos a anulação, do workshop do Omega Props que, devido a problemas técnicos decorrentes na manhã do evento, viu o seu workshop cancelado.

 

AONime 2019 - Reportagem - Angélica Elfic

 

Os pontos altos

Pelo segundo ano consecutivo AONime in Concert voltou a ser um dos pontos altos do evento com uma orquestra a interpretar os grandes êxitos da cultura pop. Desde Zelda passando pelas melodias intemporais do Studio Ghibli, foi mais um momento para recordar e destacar o AONime de todos os outros eventos de cultura pop.

 

AONime 2019 - Reportagem - Aonime in Concert

 

Outro ponto alto do evento, e neste sou suspeita por falar na primeira pessoa, foi a apresentação do livro “Supernova – A Explosão de Kingu”. O livro trata-se de um romance com inspirações na cultura pop japonesa, mais em específico anime e manga, e com arte da própria autora, Sofia Neto.

De apenas 19 anos, ganhou o concurso de melhor romance original pela Editora Bubok, uma editora com sede em Madrid e parceira do ptAnime. Com a presença da representante da filial portuguesa da Bubok, foi criado um momento divertido e esclarecedor onde pudemos discutir desde a criação de personagens até ao processo de publicação de livros originais em Portugal.

 

AONime 2019 - Reportagem - Apresentação Livro Olga, Sofia Neto e Raquel Cupertino

 

O concurso de Cosplay

E, como não podia faltar, o ex libris do evento: o concurso de cosplay! Neste podemos contar uma vez mais com Álvaro Veiros como apresentador do evento. Que numa corrida contra o tempo, conseguiu proporcionar a todos os espetadores um espetáculo de entretenimento único repleto de animação e muito cosplay como só ele consegue fazer.

Pelo segundo ano consecutivo, o AONime contou com a participação de cosplayers espanhóis, prova de que o evento está a chegar ao país vizinho. A qualidade dos participantes foi notória e apesar do atraso tudo correu bem.

 

AONime 2019 - Reportagem - Concurso de Cosplay

 

AONime 2019 – A mudança

As iniciativas diferentes continuaram a ser um marco e, este ano, contamos ainda com “Entrevista Boku no Hero Academia“, por parte do ptAnime, com Nelson de Sousa como entrevistador. Esta visou a divulgação e apoio da dobragem de fãs criada recentemente, com cabeças de cartaz como Quimbé e  Alexandre “Archarom” Maia.

Em suma, não faltou entretenimento nesta edição do AONime. Se dúvidas haviam quanto ao espaço dissiparam-se com a sensação de aconchego. Até o auditório acabou por ser à medida dos participantes. Com uma área gaming renovada e uma zona de artistas preenchida, podemos afirmar que foram muitas as mudanças nesta edição.

Continuamos a ter um pedacinho de tudo um pouco da cultura pop no evento, desde Kpop, Star Wars, lojas de merchandise especializado e comida temática. Contudo, defendo que as músicas colocadas ao longo do Karaoke devessem ser mais temáticas e não tanto comerciais (com temas de musica pop ocidental), acabando por criar uma sensação de estranheza por parte do público. No meio de tantos eventos é importante mantermo-nos fiéis à base, fiéis à cultura pop asiática que nos uniu e levou à criação deste evento.

Até ao próximo AONime!

 


Podem ver abaixo a nossa foto-reportagem do Evento:


 

0 comentário


Loading...

Também deverás gostar de

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.