A organização da Comic Con Portugal reuniu-se no dia 2 de dezembro, no Cineteatro Constantino Nery, com os repórteres responsáveis pela cobertura do evento que se irá realizar nos próximos dias 5, 6 e 7, na Exponor, Matosinhos. O ptAnime, como New Media Partner do maior evento de cultura pop do país, esteve presente numa conferência de imprensa repleta de surpresas e estonteantes revelações.
A organização e profissionalismo envolvidos pela vasta equipa administrativa foram patentes em toda a conferência de imprensa. Cheios de novidades e ávidos para satisfazer as dúvidas dos repórteres, Paulo R. Cardoso, Melo, Pedro Cardoso, Paulo Silva, Miguel Bello e Joe Reitman receberam-nos com muita simpatia e quiçá algum divertimento, digno de quem vê o seu trabalho árduo obter os frutos merecidos.
Esta entrevista trata-se de um leve resumo do que foi falado na conferência de imprensa, sendo que em breve serão disponibilizado os vídeos referentes à mesma no nosso canal oficial.
Repórter: Qual o orçamento estipulado para um projeto desta magnitude?
Paulo Cardoso: Já vão 3 anos desde que nos surgiu a ideia de expandir a franquia por terras portuguesas. Desde o orçamento, convidados, entidades presentes, instituições e parceiros económicos, todos sofreram alterações ao longo dos anos, com especial destaque nos últimos 6 meses de preparação. É nos impossível afirmar com certezas, neste momento, o orçamento real.
R: Como conseguiu a quantidade e qualidade de celebridades que estarão presentes nesta edição?
PC: Como devem imaginar os problemas relacionados com os agentes dos atores e outras celebridades foi realmente muito complicado. Felizmente, tivemos a participação fulcral do Joe e do Melo nas suas respetivas áreas, Cinema e Banda Desenhada, e graças a estes excelentes contatos, não só conseguimos a presença de imensas personalidades de renome internacional, como ainda várias celebridades nos afirmaram a sua vontade de participar nas próximas edições Comic Con.
R: Qual a estimativa de visitantes nesta primeira edição?
PC: O nosso objetivo, desde início, foram os 20 000 visitantes numa primeira edição. Sei que os meus colegas estão bem mais optimistas em relação a este número, contudo sem grandes expetativas, apostava nesse valor inicial. Mas sim, espero estar redondamente enganado e que o número suba para o dobro!
R: Os eventos de grandes magnitude costumam ser centralizados na região de Lisboa, porquê o Porto como escolha?
PC: Apesar da localização de Lisboa e todos os meios de transporte que a mesma oferece, sendo sem dúvida, mais apetecível em termos de comunicação, o Porto oferece uma localização que nos é favorável: a sua aproximação com o norte de Espanha. O mercado espanhol de BD é muito forte, sendo um objetivo claro captar os fãs da área, para além disso, o norte de Espanha é pobre em eventos deste tipo, sendo todos condensados no sul Espanhol.
Por outro lado, tal como disseste, foi para fugir um pouco da centralização da arte e cultura na capital e ainda o fato do aeroporto Sá Carneiro ser um aeroporto Low Cost.
R: Em relação à pré-venda de bilhetes, poderia-nos adiantar algum número?
PC: Podemos dizer que estamos muito próximos de alcançar o nosso objetivo de 20 000 visitantes.
R: Em relação aos setores do evento, quais serão os pontos de destaque?
PC: A ideia é englobar todas as áreas que fazem parte do conceito Comic Con e não só Cinema e Televisão, mais ligadas às massas. Existirão 6 áreas, claro que cinema e televisão terão um especial destaque, mas BD e área gamer serão igualmente exploradas, inclusive com personalidades das áreas.
Nesta edição fizemos questão de fazer presente o mercado nacional, nos mais diversos departamentos, pelo que poderão encontrar, por exemplo filmes como, o controverso, Balas e Bolinhos e Capitão Falcão, no cartaz.
R: Haverá mais edições Comic Con?
PC: Tanto haverá como já estão marcadas! A próxima será já no ano de 2015, a seguinte 2016 e por aí a diante. Quando iniciamos o projeto tínhamos em mente 5 edições, pelo menos. (Ou seja, temos confirmada a Comic Con Portugal até 2018!)
[Continua…]