GUNDAM! IKIMASU!
Olá malta! O meu nome é Ricardo Silva, tenho 30 anos e sou um dos redatores do ptAnime.
Tenho duas grandes paixões na minha vida, uma sendo a Antropologia – Antropologia? O que é isso? -, ciência social no qual sou licenciado pelo ISCTE, e a outra tudo o que esteja relacionado com modelismo à escala, sendo eu um ávido praticante e entusiasta de Gunpla.
Gundam foi algo que apareceu na minha vida numa conversa de café há quase 9 anos, e após ter ficado vidrado em Gundam Seed e G Gundam durante semanas, vim a descobrir que podia montar e ter na minha prateleira um daqueles mechas. Desde então que são parte importante da minha vida. O meu primeiro Gunpla foi um First Grade Justice Gundam comprado por não saber o que estava a fazer, kit esse que ainda hoje guardo, e quem não se lembra da extinta Jikai?
Ao longo destes anos, e através de uma enorme vontade de fazer chegar Gunpla e Gundam a quem os desconhece, tenho um grande orgulho na comunidade que ajudei a formar em torno destes modelos de plástico. Caso queiram pertencer a esta família, basta acederem ao facebook e pesquisarem por “Tugas do Gunpla”, ficarei deveras contente de te ver por lá.
Vamos então falar do Japão… Nippon é um sonho muito antigo que tenho, e espero um dia vir a realizá-lo.
Sempre tive um grande fascínio pela cultura Japonesa, com todas as suas excentricidades muito peculiares, uma minuciosa, confusa e organizada estética urbana, o background histórico e tradicional, e pela eficiente e sufocante sociedade que hoje exporta para todo o mundo aquilo a que chamamos de subcultura Pop e Otaku.
Cresci nos anos 90, e tenho de dizer que Dragon Ball (que continua tão relevante como o era há 20 anos!) e todas aquelas animes que deixam uma geração super nostálgica, foram grandes impulsionadores nesta minha visão e descoberta que vou fazendo do país do sol nascente. A Antropologia só veio tornar isso um caso de estudo mais sério e, sem dúvida, muito mais interessante.
Apesar de ter na obra-prima de Toriyama e em Gundam, do mestre Tomino, as minhas grandes referências, não posso deixar de mencionar Samurai Champloo e a sua música como um dos meus grandes fetiches em animação.
Sou um curioso sobre fotografia e design, bem como um apaixonado por tudo relacionado a videojogos. Já disse que Chrono Trigger, Persona e Final Fantasy são das minhas coisas favoritas em forma videojogável?
O convite para este projeto foi irrecusável e tenho assim a oportunidade de dar a conhecer, a ti leitor, um hobby onde o design intemporal de Gundam e a arte do modelismo se fundem em modelos de plástico.
Até lá! SIEG ZEON!!