Apresentação Rita Santos | Colaboradora ptAnime

por Rita Santos
Redator

Hey, hey!

O meu nome é Rita, mais conhecida nas interwebz por Ritsu – embora não tão conhecida quanto isso -, tenho 29 anos, estudo L.L.C. na FCSH e fui convidada para fazer parte da equipa do ptAnime para vos falar de colecionismo, convite que aceitei com imenso prazer. Espero que vos consiga dar informações úteis, de forma clara e concisa, e qualquer dúvida que tenham não hesitem em contactar-me.

O que leva uma pessoa com quase trinta anos a colecionar figuras, perguntam vocês? É verdade que, até mesmo recentemente, já tive discussões interessantes com pessoas que não percebiam o apelo de ter algo estático numa estante. E eu percebo esse lado da moeda. Mas, para mim, figuras – principalmente as estáticas – são uma forma de arte. São mais do que representações físicas de personagens bidimensionais. O trabalho de projeto, escultura, pintura e acabamentos é, por vezes, tão minucioso que é mesmo isso: expressão artística. E, como tal, dá-me gosto colecionar peças que sinta um certo orgulho em mostrar. Comecei a colecionar há sensivelmente sete anos embora a minha primeira figura, uma Princess Serenity horrível da Bandai, me tenha sido oferecida aos seis anos. Tive o set completo nessa altura mas a) sabia lá o que era anime e b) muito menos que colecionismo era um hobby. Hoje em dia tenho cerca de 70/80 figuras na minha coleção, o que nem é muito. Há uns anos comprava por impulso tudo o que fosse bonito. Agora imponho-me regras: tenho que conhecer e gostar da personagem e tem que ser uma representação que preste. Só assim se consegue uma coleção com algum valor. Não há nada que me deixe mais danada do que tirar uma figura da caixa e reparar em inúmeros erros que nas imagens promocionais estavam disfarçados (estou a olhar para vocês, Bandai e Kotobukiya).

Pretendo informar-vos sobre três ou quatro tópicos essenciais: os vários tipos de figuras e os nomes sonantes que as fabricam, como distinguir originais de falsificações e como evitar ser burlado, recomendar lojas nacionais e estrangeiras onde serão bem atendidos e explicar como funciona o sistema de alfândega português, que tem vindo a mudar muito desde que comecei a colecionar a sério.

Mais info sobre mim que vos possa interessar… bem, sou super fã de Rurouni KenshinDefendo o manga com unhas e dentes, recomendo as primeiras OVA a toda a gente e começo logo a reclamar quando me dizem que a Seisohen é uma coisa muito bonita (entendidos entenderão)Fora isso, adoro NANA e Mars. As minhas grandes paixões, fora o colecionismo, são a literatura, particularmente a inglesa, história do Reino Unido e cinema. Sim, sei que são coisas que parece não terem nada a ver umas com as outras. Mas até têm.

E é tudo! Deixo-vos com um link para o meu collection video e até já!

Vídeo Ritsu & Co

1 comentário


Também deverás gostar de

1 comentário

Leandro Santos 14 Novembro, 2015 - 18:07

bem-vinda Rita.

Isso do coleccionismo é tramado, é um vicio dos diabos 😀
sei do que falo já que colecciono outro tipo de produtos, estátuas quase não tenho, primeiro porque as boas são caras, depois porque tenho pouco espaço em casa e também porque direcciono o tempo e dinheiro para outros hobbies

Responder

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.